Confira a participação do Senac no Concurso Jovens Talentos da Gastronomia
Com o objetivo de enaltecer a gastronomia nacional e incentivar o desenvolvimento de novos chefs, o Concurso Jovens Talentos chega à sua 7° edição. Ao todo, 8 faculdades de gastronomia de São Paulo participam do concurso, entre elas Senac, Anhembi Morumbi, FMU, Belas Artes, Mackenzie, Estácio, FAM e Unip.
Neste ano, os participantes devem preparar um prato principal e uma sobremesa nas provas seletivas, para que a dupla de curadores formada pelo chef Dalton Rangel e a chef confeiteira Nathallie Casagrande possam avaliar não apenas a técnica do preparo de cada receita, mas também como os alunos harmonizam prato e sobremesa. Os competidores também devem utilizar ingredientes dos patrocinadores Ajinomoto Food Service, Castelo Alimentos, Da Terrinha Alimentos, Doratta Mix e Polenghi Professional.
Além do chef Dalton e da chef Nathallie, a primeira prova, realizado no Senac, contou com o chef Gabriel Torres, da Ajinomoto Food Service, e o chef Cristiano Panizza, do restaurante Vicolo Nostro, na banca de jurados. “É importante que essa nova geração tenha em mente que na gastronomia, em muitos casos, menos é mais. Sabemos que eles querem mostrar o que conseguem fazer e misturar vários ingredientes para contar uma história, mas, muitas vezes, é melhor combinar dois ou três ingredientes que prevaleçam e não se percam”, orienta o chef Gabriel Torres.
As cinco duplas de alunos que participaram da prova seletiva tiveram uma hora para preparar o mise en place e o pré-preparo do prato principal e da sobremesa e mais uma hora e meia para cozinhar e empratar as duas receitas. Além de analisar o resultado final dos pratos, os jurados também verificaram todo o processo de criação. “Queremos ver como eles se organizam, como trabalham juntos, como planejam toda a execução do que estão preparando, como fazem o mise en place…”, comenta o chef Cristiano Panizza.
As alunas Gabriela Teixeira Lima e Giulia M. S. Kuhl prepararam um filé de pirarucu acompanhado de um mil folhas de mandioca com sour cream de castanha do Pará ao molho de jambu e sagu como prato principal e, de sobremesa, um sorvete de cream cheese com morango melba, farofa de castanha do Pará e tuile de baunilha.
Já a dupla Giovana Polvora Silva e Luiza L. Paschoal criaram um prato de ravióli de ossobuco com uma tuile de urucum. De sobremesa, cannoli com castanha de Baru e cachaça envelhecida na madeira de umburana.
As alunas Gabriela B.Manfrin e Fernanda A. F. de Souza apresentaram uma barriga de porco crocante com purê de feijão de corda e ervilha com cogumelos e, de sobremesa, um parfait de bacuri com gel de cachaça, crumble de castanha de baru e mel de jataí.
Já a dupla Guilherme de Lima Cunha e Kevin Huang preparou um bao recheado de cupim marinado com molho shoyu apimentado e para sobremesa, uma cheesecake de Nova York com crumble de caramelo salgado e coulis de pequi.
A dupla vencedora Thais da Cruz Sampaio e João Vasconcelos de Lima trouxe como prato principal um cassoulet de suan acompanhado de quiabo grelhado e crocante de fubá, enquanto na sobremesa produziram uma entremet de chocolate gold, com pralinê de pé de moleque.
“Todas as duplas se portaram bem, criaram pratos muito bons, mas a Thais e o João se sobressaíram com um prato principal com bastante sabor que todos nós adoramos”, afirma o chef Dalton Rangel. “A sobremesa foi simples, sem muitos ingredientes e estava deliciosa, que esquenta o nosso estômago. A apresentação do prato estava impecável, assim como a textura e o sabor daquilo que eles apresentaram” acrescenta a chef confeiteira Nathallie Casagrande.
Confira a seguir o primeiro episódio completo!
_________
POR Beatriz Freitas
FOTOS: Daniel Cancini