Confira a participação do Mackenzie no Concurso Jovens Talentos da Gastronomia
Com o objetivo de exaltar a gastronomia nacional e encorajar o desenvolvimento de novos chefs, o Concurso Jovens Talentos está na sua 7° edição. Ao todo, 8 faculdades de gastronomia de São Paulo participam do concurso, entre elas Senac, Anhembi Morumbi, FMU, Belas Artes, Mackenzie, Estácio, FAM e Unip.
Os participantes do Mackenzie preparam um prato principal e uma sobremesa para serem avaliados pela dupla de curadores formada pelo chef Dalton Rangel e a chef confeiteira Nathallie Casagrande, além do chef Gabriel Torres, da Ajinomoto Food Service, e a da chef Lucianne Fraga, da Nestlé Professional.
As quatro duplas participantes tiveram uma hora para fazer o mise en place e o pré-preparo das receitas e mais uma hora e meia para cozinhar e empratar os dois pratos, utilizando os ingredientes dos patrocinadores Ajinomoto Food Service, Castelo Alimentos, Da Terrinha Alimentos, Doratta Mix e Polenghi Professional. “Os alunos têm que pensar principalmente no sabor, menos em estética e no que vão pensar de você. Eles devem focar em como entregar o prato com a maior qualidade possível e, acho que está justamente nisso o segredo”, orienta a chef Lucianne Fraga.
“Uma das duplas irá preparar uma sobremesa com azeite, que entra como um fonte de gordura, mas ele precisa ser de uma categoria muito superior para conseguir alcançar o ponto certo. Felizmente, o azeite Terremoto da Ajinomoto entrega os critérios necessários para que elas possam conseguir fazer a receita com sucesso”, comenta o chef Gabriel Torres.
“Senti que as receitas estão bem parecidas com as outras faculdades, não sei se é uma questão de moda gastronômica, mas eles estão utilizando ingredientes muito parecidos. Sentimos que todos estão tendendo para o conceito brasileiro ”, afirma a chef confeiteira Nathallie Casagrande.
Bruna dos Santos de Jesus e Susie I Tsyr Wu prepararam uma barriga de porco braseada no tucupi e mel com mousseline de mandioca e cuscuz de uarani como prato principal e, de sobremesa, um sagu com anglaise de cream cheese e gel de goiabada.
Já a dupla Gustavo Melo Elias e Guilherme Batista criou um steak tartare com batatas rústicas fritas e molho de salsa e de sobremesa um semifredo de café com doce de leite e laranja.
Leticia G. Almeida e Silva e Roberta dos Santos prepararam um suã com polenta cremosa, vinagrete de coentro e castanhas de caju, e para sobremesa a escolha da dupla foi um creme de queijo com goiabada e crumble.
A dupla vencedora Alber Sinclair Nascimento e Arthur Ribeiro Moitas trouxe como prato principal um lombo de pirarucu, mole de pimentões, purê de batata doce laranja com pequi e farofa de licuri enquanto na sobremesa produziram um crumble de grumixama com sorbet de grumixama e calda de balsâmico.
“Nós comemos bem demais, aqui foi uma das universidades em que vimos a gastronomia mais equalizada. Ano passado, o Mackenzie tirou um 10 e esse ano também recebeu a nota 10 com a dupla vencedora, que fez um pirarucu delicioso, a combinação dos ingredientes estava fantástica e por isso receberam a nota máxima”, acrescenta o chef Dalton Rangel.
Confira a seguir o quinto episódio completo!
_________
POR Beatriz Freitas
FOTOS: Daniel Cancini