Confira a participação do Mackenzie no Concurso Jovens Talentos da Gastronomia

Com o objetivo de exaltar a gastronomia nacional e encorajar o desenvolvimento de novos chefs, o Concurso Jovens Talentos está na sua 7° edição. Ao todo, 8 faculdades de gastronomia de São Paulo participam do concurso, entre elas Senac, Anhembi Morumbi, FMU, Belas Artes, Mackenzie, Estácio, FAM e Unip.
Os participantes do Mackenzie preparam um prato principal e uma sobremesa para serem avaliados pela dupla de curadores formada pelo chef Dalton Rangel e a chef confeiteira Nathallie Casagrande, além do chef Gabriel Torres, da Ajinomoto Food Service, e a da chef Lucianne Fraga, da Nestlé Professional.
As quatro duplas participantes tiveram uma hora para fazer o mise en place e o pré-preparo das receitas e mais uma hora e meia para cozinhar e empratar os dois pratos, utilizando os ingredientes dos patrocinadores Ajinomoto Food Service, Castelo Alimentos, Da Terrinha Alimentos, Doratta Mix e Polenghi Professional. “Os alunos têm que pensar principalmente no sabor, menos em estética e no que vão pensar de você. Eles devem focar em como entregar o prato com a maior qualidade possível e, acho que está justamente nisso o segredo”, orienta a chef Lucianne Fraga.

FOTO: Daniel Cancini
“Uma das duplas irá preparar uma sobremesa com azeite, que entra como um fonte de gordura, mas ele precisa ser de uma categoria muito superior para conseguir alcançar o ponto certo. Felizmente, o azeite Terremoto da Ajinomoto entrega os critérios necessários para que elas possam conseguir fazer a receita com sucesso”, comenta o chef Gabriel Torres.
“Senti que as receitas estão bem parecidas com as outras faculdades, não sei se é uma questão de moda gastronômica, mas eles estão utilizando ingredientes muito parecidos. Sentimos que todos estão tendendo para o conceito brasileiro ”, afirma a chef confeiteira Nathallie Casagrande.
Bruna dos Santos de Jesus e Susie I Tsyr Wu prepararam uma barriga de porco braseada no tucupi e mel com mousseline de mandioca e cuscuz de uarani como prato principal e, de sobremesa, um sagu com anglaise de cream cheese e gel de goiabada.

FOTO: Daniel Cancini
Já a dupla Gustavo Melo Elias e Guilherme Batista criou um steak tartare com batatas rústicas fritas e molho de salsa e de sobremesa um semifredo de café com doce de leite e laranja.

FOTO: Daniel Cancini
Leticia G. Almeida e Silva e Roberta dos Santos prepararam um suã com polenta cremosa, vinagrete de coentro e castanhas de caju, e para sobremesa a escolha da dupla foi um creme de queijo com goiabada e crumble.

FOTO: Daniel Cancini
A dupla vencedora Alber Sinclair Nascimento e Arthur Ribeiro Moitas trouxe como prato principal um lombo de pirarucu, mole de pimentões, purê de batata doce laranja com pequi e farofa de licuri enquanto na sobremesa produziram um crumble de grumixama com sorbet de grumixama e calda de balsâmico.

FOTO: Daniel Cancini
“Nós comemos bem demais, aqui foi uma das universidades em que vimos a gastronomia mais equalizada. Ano passado, o Mackenzie tirou um 10 e esse ano também recebeu a nota 10 com a dupla vencedora, que fez um pirarucu delicioso, a combinação dos ingredientes estava fantástica e por isso receberam a nota máxima”, acrescenta o chef Dalton Rangel.
Confira a seguir o quinto episódio completo!

_________
POR Beatriz Freitas
FOTOS: Daniel Cancini