Confira a participação da FMU no Concurso Jovens Talentos da Gastronomia

Com o intuito de exaltar a gastronomia nacional e encorajar o desenvolvimento de novos chefs, o Concurso Jovens Talentos está na sua 7° edição. Ao todo, 8 faculdades de gastronomia de São Paulo participam do concurso, entre elas Senac, Anhembi Morumbi, FMU, Belas Artes, Mackenzie, Estácio, FAM e Unip.
Os participantes da FMU preparam um prato principal e uma sobremesa para serem avaliados pela dupla de curadores formada pelo chef Dalton Rangel e a chef confeiteira Nathallie Casagrande, o chef Gabriel Torres, da Ajinomoto Food Service, e o chef Douglas Benatti, do Restaurante Enosteria Vino e Cucina.
As quatro duplas participantes tiveram uma hora para fazer o mise en place e o pré-preparo das receitas e mais uma hora e meia para cozinhar e empratar os dois pratos, utilizando os ingredientes dos patrocinadores Ajinomoto Food Service, Castelo Alimentos, Da Terrinha Alimentos, Doratta Mix e Polenghi Professional. “Os alunos optaram por receitas mais simples e clássicas, que parecem fáceis mas não são. Eles precisam levar em consideração o preparo e o tempo de serviço, por exemplo, uma polenta que estava cremosa pode endurecer se não for servida na hora correta e, por isso, os alunos devem ter um cuidado extra”, explica o chef Gabriel Torres.

FOTO: Daniel Cancini
“Meu primeiro contato com a cozinha profissional foi na FMU e hoje, sei que a faculdade te oferece a base para você ter a técnica, mas o que faz o aluno se especializar é a prática, trabalhando, estando no fogão, fazendo em casa e se dispondo no dia-a-dia nesta profissão”, comenta o chef Douglas Benatti.
“Gostei que os alunos não se arriscaram muito por estarem no primeiro e no terceiro semestre. O nervosismo deve estar a mil, mas as receitas são básicas, sem nada mirabolante, mas que devem ser feitos da maneira certa ”, afirma a chef confeiteira Nathallie Casagrande.
Paulo Santos Junior e Emanuelle C.R. Ruiz prepararam um risoto de brie com presunto de parma crocante como prato principal e, de sobremesa, uma torta de limões com morango.

FOTO: Daniel Cancini
Já a dupla Laura R. Barbone e Média M, de Souza Rodrigues criou um ragu de pernil com polenta e de sobremesa um pudim de tapioca com calda de frutas vermelhas.

FOTO: Daniel Cancini
Fernanda F. da Mata e Lucas Y. Araguchi apresentaram uma costela de porco gratinada com nhoque de polenta e molho de mexerica e, de sobremesa, um tiramisù desconstruído com tuile crocante de açúcar. sorvete de caramelo salgado com café e calda de chocolate com cachaça.

FOTO: Daniel Cancini
A dupla vencedora Catarina B. Brandani e Ana Caroline N. Taqueuti trouxe como prato principal um surf n’ turf de filet mignon e camarão com abobrinha, queijo brie e purê de cenouras, enquanto na sobremesa produziram um bolo de laranja ao rum com crumble de castanha de caju.

FOTO: Daniel Cancini
“A dupla vencedora estava atrasada, conseguiu se organizar, saiu completamente da zona de conforto e conseguiu finalizar com uma vitória. O surf n’ turf era o prato mais complexo, com a melhor apresentação, que teve o melhor cuidado e por isso saiu vencedor”, acrescenta o chef Dalton Rangel.
Confira a seguir o terceiro episódio completo!

_________
POR Beatriz Freitas
FOTOS: Daniel Cancini