Confira a participação da Estácio no Concurso Jovens Talentos da Gastronomia
Com o intuito de exaltar a gastronomia nacional e encorajar o desenvolvimento de novos chefs, o Concurso Jovens Talentos está na sua 7° edição. Ao todo, 8 faculdades de gastronomia de São Paulo participam do concurso, entre elas Senac, Anhembi Morumbi, FMU, Belas Artes, Mackenzie, Estácio, FAM e Unip.
Os participantes da Estácio preparam um prato principal e uma sobremesa para serem avaliados pela dupla de curadores formada pelo chef Dalton Rangel e a chef confeiteira Nathallie Casagrande, além do chef Gabriel Torres, da Ajinomoto Food Service, e a da chef Luiza Hoffmann.
As cinco duplas participantes tiveram uma hora para fazer o mise en place e o pré-preparo das receitas e mais uma hora e meia para cozinhar e empratar os dois pratos, utilizando os ingredientes dos patrocinadores Ajinomoto Food Service, Castelo Alimentos, Da Terrinha Alimentos, Doratta Mix e Polenghi Professional. “Na época da faculdade, eu fazia muitos concursos e ficava realmente bem nervoso. Por isso, minha dica é leia bem a receita, executem ela antes, não deixe de ler o passo a passo para finalizar tudo certo e de acordo com a receita.”, orienta a chef Luiza Hoffman.
“Todas as duplas escolheram receitas afetivas e, eu acho que você vai para uma zona acolhedora. Você consegue acertar mais quando se tem um sabor de infância, que te remeta algo afetivo e a gastronomia pede por esse carinho. Tentamos ao máximo trazer na comida o sentimento que tínhamos quando comíamos o prato quando crianças e por isso, a chance de errar é menor ”, comenta o chef Gabriel Torres.
“Senti, ao passar na cozinha, que os alunos aparentam ser mais experientes, pelo menos em idade. Ao conversarmos com eles, descobrimos que todos focaram na gastronomia pela paixão e cada uma está trazendo uma essência verdadeiramente gastronômica, com pratos afetivos”, afirma o chef Dalton Rangel.
Rafaela Rissoli e Maria Hilda B. dos Santos prepararam uma polenta com duas texturas com sobrecoxa de frango, crispy de couve e molho azulado de queijos como prato principal e, de sobremesa, uma entremet com ingredientes presentes no vatapá.
Já a dupla Gianluca Alves Rascassi e Fábio Pereira Fonseca criou um raviolone de banana da terra com pesto de manjericão e jambu e tambaqui e de sobremesa um crocante de tapioca com cremes de doce de leite com cupuaçu e de cream cheese.
Meire R, da Silva Freitas e Rosemary Pereira Oliveira prepararam um filet à suplicy com aligot de mandioca, e para sobremesa a escolha da dupla foi um arroz doce com goiabada, limão siciliano e telha de tapioca.
Bárbara Siqueira Fermino e Letícia Candida da Silva apresentaram um risoto pantanal com fraldinha e, de sobremesa, um mochi de tapioca com banana, cacau e pitaya.
A dupla vencedora Agatha Alves Martins e Cristiane Prado trouxe como prato principal uma barriga de porco em duas texturas com polenta, milho e barbecue de tomate enquanto na sobremesa produziram um “mil folhas” com crosta de tapioca e creme de cupuaçu.
“A dupla ganhadora arrasou, não estavam esperando ganhar e eu fui conquistada pela sobremesa, tanto que peguei a receita da folha de tapioca para o resto da vida. Estava espetacular”, acrescenta a chef confeiteira Nathallie Casagrande.
Confira a seguir o sexto episódio completo!
_________
POR Beatriz Freitas
FOTOS: Daniel Cancini