Confira a participação da Estácio no 8º Concurso Jovens Talentos da Gastronomia
Com o objetivo de enaltecer a gastronomia nacional e incentivar o desenvolvimento de novos chefs, o Concurso Jovens Talentos está em sua 8ª edição. Ao todo, 8 faculdades de gastronomia de São Paulo participam do concurso, entre elas Estácio, Unip, FAM, Belas Artes, Mackenzie, Anhembi Morumbi, FMU e Senac.
Neste ano, os participantes devem preparar um prato principal e uma sobremesa nas provas seletivas, para que a dupla de curadores formada pelo chef Fellipe Zanuto, dos restaurantes Hospedaria e A Pizza da Mooca e a chef confeiteira Veronica Kim, da By Kim Confeitaria possam avaliar não apenas a técnica do preparo de cada receita, mas também como os alunos harmonizam prato e sobremesa. Os competidores também devem utilizar ingredientes dos patrocinadores Catupiry Profissional, Castelo Alimentos, Daucy e Doratta Mix.
“Vou sentar lá [na mesa dos jurados]como um cliente e vou julgar como um cliente. Paguei por um menu degustação que eu não escolhi o que eu vou comer e eu espero que eles façam uma boa comida”, afirma o chef Fellipe Zanuto.

FOTO: Daniel Cancini
Além de Fellipe e Veronica, a quinta prova, realizada na Estácio, contou com o chef Carlos Pallas, do restaurante Bacalhau, Vinho & Cia, e com o chef Renato Fecchio, da DCK Burger, na banca de jurados. “Pelo que eu vi das receitas, tem bastante peixe, que é uma área que eu atuo bastante no meu restaurante. Vi receitas bem desafiadoras, mas acredito que vamos ter um bom concurso hoje”, diz o chef Carlos Pallas.
As cinco duplas de alunos que participaram da prova seletiva tiveram uma hora para preparar o mise en place e o pré-preparo do prato principal e da sobremesa e mais uma hora e meia para cozinhar e empratar as duas receitas. Além de analisar o resultado final dos pratos, os jurados também verificaram todo o processo de criação e organização do preparo. “Na cozinha, nós temos muitos imprevistos e precisamos lidar com eles diariamente, já que vivemos sob pressão o tempo todo e precisamos entregar algo que chegue mais perto do perfeito possível. O fato deles terem uma dupla também ajuda a chegar mais perto do trabalho no restaurante, onde temos que trabalhar em equipe todos os dias”, comenta o chef Renato Fecchio.
Os alunos Gabrielly Silva e Pedro Henrique prepararam um filé de filhote enrolado na folha de couve com purê de banana-da-terra, vinagrete de feijão fradinho, farofa de castanha do Pará e salada de hortaliças como prato principal e, de sobremesa uma mousse de coco com requeijão com calda de cupuaçu e manga.

FOTOS: Daniel Cancini
Os alunos Dhiogo Luiz e Jordan Ferreira criaram um filé mignon com crosta de café e cacau com queijo coalho, redução de rapadura e balsâmico, farofa de castanha com brócolis e banana-de-terra. De sobremesa, um sorvete de pequi com crocante de baru e calda de mel.

FOTOS: Daniel Cancini
Já a dupla Agatha Alves e Josué Gonçalves apresentaram uma lula com creme de vatapá com Catupiry e vinagrete de pera e, de sobremesa, uma mousse de cambuci e chocolate com calda de cachaça de cambuci.

FOTOS: Daniel Cancini
Maria Alice e Bárbara Siqueira prepararam um robalo com crosta de castanha-do-Pará, purê de mandioquinha e espuma de brócolis e para sobremesa, pêra com creme de queijo com pé de moleque de castanha de caju.

FOTOS: Daniel Cancini
A dupla vencedora Thiago Madela e Tânia Vieira trouxe como prato principal um posta de pirarucu com purê de mandioca com tucupi e jambu , enquanto na sobremesa produziram uma torta caprese com castanhas brasileiras e geleia de manga com cambuci

FOTOS: Daniel Cancini
“ Achei que aqui [na Estácio] nós vimos mais pessoas nervosas, mas não senti que isso atrapalhou ninguém. Achei que o desempate foi na sobremesa, ou seja, a sobremesa também é bem importante no concurso ”, comenta a chef Veronica Kim.
Confira a seguir o quinto episódio completo!

_________
POR Beatriz Freitas
FOTOS: Daniel Cancini

