Confira a participação da Belas Artes no Concurso Jovens Talentos da Gastronomia
Com o objetivo de exaltar a gastronomia nacional e encorajar o desenvolvimento de novos chefs, o Concurso Jovens Talentos está na sua 7° edição. Ao todo, 8 faculdades de gastronomia de São Paulo participam do concurso, entre elas Senac, Anhembi Morumbi, FMU, Belas Artes, Mackenzie, Estácio, FAM e Unip.
Os participantes da Belas Artes preparam um prato principal e uma sobremesa para serem avaliados pela dupla de curadores formada pelo chef Dalton Rangel e a chef confeiteira Nathallie Casagrande, além do chef Gabriel Torres, da Ajinomoto Food Service, e do chef Fabio Lazzarini, do Restaurante Varanda Dinner.
As cinco duplas participantes tiveram uma hora para fazer o mise en place e o pré-preparo das receitas e mais uma hora e meia para cozinhar e empratar os dois pratos, utilizando os ingredientes dos patrocinadores Ajinomoto Food Service, Castelo Alimentos, Da Terrinha Alimentos, Doratta Mix e Polenghi Professional. “Para se tornar um bom chef, precisa ter experiência, prática, errar muito, não ter medo da decepção, levar o erro como aprendizado e saber que na próxima vamos acertar. É necessário ser persistente e ter muita dedicação que a experiência virá ao longo do tempo”, orienta o chef Fabio Lazzarini.
“Acho que os pratos principais estão bem interessantes, mas as sobremesas estão um pouco repetitivas e senti um pouco de falta de criatividade para bolar algo novo com os ingredientes”, comenta o chef Gabriel Torres.
“Senti que os alunos estão nervosos, mas estão bem seguros com os seus pratos. Estão megaconcentrados, nem estão olhando para os lados e a expectativa está alta para experimentarmos o que eles criarem”, afirma a chef confeiteira Nathallie Casagrande.
Sara M. de Lemos Diniz e Thiago Beck Marar prepararam um pirarucu com crosta de castanha do caju, molho de cupuaçu e taioba crocante como prato principal e, de sobremesa, cheesecake de jabuticaba desconstruído com creme de queijo brie e crosta crocante de biju.
Já a dupla Maria Eduarda A. Silva e Isabelle G. A. Lopes criou um picadinho com farofa de alho, gema de codorna frita e couve crispy e de sobremesa um cheesecake desconstruído de coco com abacaxi
Luana F. Costa e Lilian A. da Silva apresentaram um risoto de tucupi com filet mignon suíno e molho de pitaya e, de sobremesa, um souflé de queijo canastra com anglaise de jabuticaba e tuile de tapioca.
Agatha Narciso de Lima e Ana Clara D. de Araujo prepararam um creme de mandioca com vinagrete de feijão fradinho, óleo de coentro, carne de sol grelhada e crocante de queijo coalho e para sobremesa a escolha da dupla foi uma choux cream com creme legére de baunilha e caramelo de missô com banana.
A dupla vencedora Rebecca S. de Melo Alves e Andressa Daniele Hornung trouxe como prato principal uma barriga de porco com mil folhas de mandioca, queijo coalho, manteiga de garrafa, geleia de pimenta e espuma de requeijão enquanto na sobremesa produziram uma torta de queijo de cabra com doce de leite de cumaru, gel de limão e crumble cítrico de raspas de limão e coco.
“Nós vimos um show, com pratos principais dando uma surra de gostosura, já as sobremesas oscilaram muito em questão de qualidade e conceito, então algumas estavam confusas e outras estavam uma loucura. A Belas Artes demonstrou muita força e que vai chegar muito bem para as finais ”, acrescenta o chef Dalton Rangel.
Confira a seguir o quarto episódio completo!
_________
POR Beatriz Freitas
FOTOS: Daniel Cancini