Confira a participação da Belas Artes no 8º Concurso Jovens Talentos da Gastronomia

Com o intuito de enaltecer a gastronomia nacional e incentivar o desenvolvimento de novos chefs, o Concurso Jovens Talentos está em sua 8ª edição. Ao todo, 8 faculdades de gastronomia de São Paulo participam do concurso, entre elas Belas Artes, Mackenzie, Anhembi Morumbi, FMU, Senac, Estácio. Unip e FAM.
Neste ano, os participantes devem preparar um prato principal e uma sobremesa nas provas seletivas, para que a dupla de curadores formada pelo chef Fellipe Zanuto, dos restaurantes Hospedaria e A Pizza da Mooca e a chef confeiteira Veronica Kim, da By Kim Confeitaria possam avaliar não apenas a técnica do preparo de cada receita, mas também como os alunos harmonizam prato e sobremesa. Os competidores também devem utilizar ingredientes dos patrocinadores Catupiry Profissional, Castelo Alimentos, Daucy e Doratta Mix.
“Hoje é o último dia de competição e espero que a gente termine com chave de ouro”, afirma a chef Veronica Kim.

FOTO: Daniel Cancini
Além de Fellipe e Veronica, a oitava prova, realizada na Belas Artes, contou com o chef Thiago Maeda, do restaurante Koya 88, e com o chef Gustavo Rozzino, do restaurante TonToni, na banca de jurados. “A participação dos alunos no concurso é super importante. Às vezes eles tem medo de participar porque não confiam tanto neles, mas quando se vive no dia-a-dia na cozinha, você está vivendo um concurso todos os dias”, diz o chef Thiago Maeda.
As quatro duplas de alunos que participaram da prova seletiva tiveram uma hora para preparar o mise en place e o pré-preparo do prato principal e da sobremesa e mais uma hora e meia para cozinhar e empratar as duas receitas. Além de analisar o resultado final dos pratos, os jurados também verificaram todo o processo de criação e organização do preparo. “A gente [da gastronomia] vive na pressão todos os dias, 24 horas por dia, sete dias por semana, até no dia de folga eu não paro”, comenta o chef Gustavo Rozzino.
Os alunos Marco Antonio e Yuno Cavalcante prepararam um espetinho de barriga de porco com purê de cenoura defumada, vinagrete de carambola, farofa de cebola queimada e brócolis como prato principal e, de sobremesa uma cheesecake de queijo de cabra e Catupiry, calda de laranja Bahia, farofa de cumaru e castanha do Pará e sorbet de melão de São Caetano.

FOTOS: Daniel Cancini
Arthur Rueda e Sara Malaquias criaram um peixe marinado no shoyu com purê de ervilhas e picles de shitake. De sobremesa, uma pavlova com farofa de amêndoas, caviar de frutas vermelhas e creme pâtisserie de pistache.

FOTOS: Daniel Cancini
Já a dupla Thiago Beck e Guilherme Maciel apresentaram um xadrez de panceta e mandioca com ketchup de goiaba e brócolis e, de sobremesa, um mousse de gorgonzola com patê sucrée e geleia de figo.

FOTOS: Daniel Cancini
Guilherme Frabetti e Bruna Maggioli criaram um filé mignon suíno com crosta de pistache com molho de pistache, purê de cenoura cítrico e ar de ervilha. De sobremesa, um tiramisu de abóbora com zabaione de Catupiry com mel, crumble de castanha de caju e semente de abóbora e sorvete de gengibre.

FOTOS: Daniel Cancini
A dupla vencedora Bruna Martins e Cynthya Carvalho trouxe como prato principal uma choux recheada de brandade de pirarucu e molho Beurre Blanc de maracujá, enquanto na sobremesa produziram uma dacquoise recheada com ganache montée de cacau, compota de cupuaçu e calda de cachaça.

FOTOS: Daniel Cancini
“Eu espero que na final todos os alunos tenham orgulho de representar suas faculdades e tenham carinho com os detalhes dos pratos que eles vão apresentar. Tudo isso deve trazer um tempero a mais para essa última etapa”, comenta a chef Veronica Kim.
Confira a seguir o oitavo episódio completo!

_________
POR Beatriz Freitas
FOTOS: Daniel Cancini