Confira a participação da Anhembi Morumbi no Concurso Jovens Talentos da Gastronomia
Com o intuito de exaltar a gastronomia nacional e encorajar o desenvolvimento de novos chefs, o Concurso Jovens Talentos está na sua 7°edição. Ao todo, 8 faculdades de gastronomia de São Paulo participam do concurso, entre elas Senac, Anhembi Morumbi, FMU, Belas Artes, Mackenzie, Estácio, FAM e Unip.
Os participantes da Anhembi Morumbi preparam um prato principal e uma sobremesa para serem avaliados pela dupla de curadores formada pelo chef Dalton Rangel e a chef confeiteira Nathallie Casagrande, o chef Gabriel Torres, da Ajinomoto Food Service, e a chef Helena Mil Homens, da Padaria Artesanal St. Chico
As cinco duplas participantes tiveram uma hora para fazer o mise en place e o pré preparo das receitas e mais uma hora e meia para cozinhar e empratar os dois pratos, utilizando os ingredientes dos patrocinadores Ajinomoto Food Service, Castelo Alimentos, Da Terrinha Alimentos, Doratta Mix e Polenghi Professional. “Vamos avaliar técnica, disposição dos ingredientes no prato, o sabor, além de analisar a diferença entre o que foi proposto e o que foi entregue”, explica o chef Gabriel Torres.
“Um dos critérios que eu considero primordial é a parte de organização das praças e do mise en place, das ideias que eles tiveram e como eles pretendem executá-las para conseguir fazer os pratos e, obviamente, vou avaliar as técnicas de cocção sejam elas simples ou elaboradas”, comenta a chef Helena Mil Homens.
“Parabenizo todos os alunos porque nunca tive um contentamento tão grande nas outras competições quanto o que eu tive na Anhembi Morumbi nesta edição. Todos apresentaram pratos excelentes e de altíssima qualidade e complexidade”, afirma o chef Dalton Rangel.
Millena T. dos Santos e Luiza Q. C. Barciella prepararam um raviolli com dois recheios, sendo um de galinha caipira e outro de queijo canastra, acompanhado de cebola caramelizada, gel de limão cravo e um caldo aromatizado da galinha utilizada no recheio como prato principal e, de sobremesa um bolo de fubá com anglaise de queijo, merengue de erva doce, picles de goiaba e goiabada.
Já a dupla Victor R. da Silva e Vitor Carelli criou um mosaico de peixe com aspargos e mil folhas de batata e de sobremesa uma cheesecake desconstruída com redução de goiabada, picles de goiaba e farofa com a base da torta.
Everton Shizido e Renan Gurjão de Silveira apresentaram um bobó feito com um caldo das cascas e das cabeças de camarão, com bolinho de arroz com cream cheese e camarão e um filé de tilápia a rolê com cenoura e vagem e, de sobremesa uma tartelete de biscoito de chocolate com creme de cupuaçu, ganache de chocolate meio amargo e avelãs caramelizadas.
Vinicios de Jesus e Magali Samblas Queiroz prepararam uma polenta de milho com medalhão de porco, molho de goiaba com vinho, picles de cebola e milho tostado e para sobremesa a escolha da dupla foi um flan parisien recheado de doce de leite, chocolate gold e sorvete de cream cheese com especiarias e castanha do Pará.
A dupla vencedora Laura de Espindola Cardoso e Gabriel A. dos Santos Silva trouxe como prato principal um tempurá de enoki com purê de cenouras, molho agridoce com shoyu, brotos de mostarda, tuile de pimenta gochujang e picles de cebola roxa, enquanto na sobremesa produziram uma releitura de uma paris brest com goiabada caseira com pimenta dedo de moça, com creme de confeiteiro com cream cheese, tuile de gochujang e folhas de hortelã.
“Minhas expectativas em relação a Anhembi Morumbi estavam muito altas já que a faculdade tem parceria com a Escola Le Cordon Bleu e sei, por experiência própria, como é o padrão da escola e como os alunos são ensinados e cobrados. Fiquei arrepiada ao comer a sobremesa da dupla vencedora e a vejo como uma sobremesa Michelin”, acrescenta a chef confeiteira Nathallie Casagrande.
Confira a seguir o segundo episódio completo!
_________
POR Beatriz Freitas
FOTOS: Daniel Cancini