Confira a participação da Anhembi Morumbi no 8º Concurso Jovens Talentos da Gastronomia
Com o intuito de enaltecer a gastronomia nacional e incentivar o desenvolvimento de novos chefs, o Concurso Jovens Talentos chega à sua 8ª edição. Ao todo, 8 faculdades de gastronomia de São Paulo participam do concurso, entre elas Anhembi Morumbi, FMU, Senac, Estácio, Unip, FAM, Belas Artes e Mackenzie.
Neste ano, os participantes devem preparar um prato principal e uma sobremesa nas provas seletivas, para que a dupla de curadores formada pelo chef Fellipe Zanuto, dos restaurantes Hospedaria e A Pizza da Mooca e a chef confeiteira Veronica Kim, da By Kim Confeitaria possam avaliar não apenas a técnica do preparo de cada receita, mas também como os alunos harmonizam prato e sobremesa. Os competidores também devem utilizar ingredientes dos patrocinadores Catupiry Profissional, Castelo Alimentos, Daucy e Doratta Mix.
“Hoje promete e estamos ansiosos porque somos ex-alunos. Eu vi Anhembi e você [Kim] fez Le Cordon Bleu, então hoje acho que a gente vai poder cobrar um pouco mais porque sabemos o que eles podem entregar”, afirma o chef Fellipe Zanuto.
Além de Fellipe e Veronica, a segunda prova, realizada na Anhembi Morumbi , contou com o chef Martin Casilli, do restaurante Sky Hall Terrace Bar, e com a chef Diana Beatrice, do restaurante Far Niente, na banca de jurados. “Participar de uma competição culinária não é nada fácil, eu falo isso com bastante propriedade do assunto. É algo que deixa a gente bem tenso, é muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, mas acho que o mais importante é você administrar o seu tempo para cozinhar de forma profissional Ou seja, separar o seu mise en place de maneira coerente, dividir suas panelas para não fazer só uma função por vez para você poder deixar a maior parte do tempo possível para fazer finalização, correção de alguma eventual problema. Isso é o mais importante sempre”, orienta o chef Martin Casilli .

FOTO: Daniel Cancini
As cinco duplas de alunos que participaram da prova seletiva tiveram uma hora para preparar o mise en place e o pré-preparo do prato principal e da sobremesa e mais uma hora e meia para cozinhar e empratar as duas receitas. Além de analisar o resultado final dos pratos, os jurados também verificaram todo o processo de criação e organização do preparo. “Eu entendo que, como eles querem mostrar o melhor deles, eles estejam se arriscando mais e, esse é justamente o momento para se arriscar porque não tem uma perda. Não vão ganhar o primeiro lugar, mas está tudo bem porque no próximo ano eles podem concorrer novamente”, diz a chef Diana Beatrice
Os alunos Izabelli Goes e Gabriel Timóteo prepararam um filé mignon com crosta de castanha de caju, com purê de brócolis e fonduta de pimenta biquinho como prato principal e, de sobremesa um sonho com creme belga de morango, com sorvete de vinagre balsâmico e calda de morango.

FOTOS: Daniel Cancini
Já a dupla João Vitor VönGürgel e Gabriela Cauchick criaram um risoto de mix de cogumelos com tomates defumados, legumes grelhados e crispy de alho-poró com gorgonzola. De sobremesa, um pão de mel com esferificação de chá preto, infusão de framboesa e espuma de coco.

FOTOS: Daniel Cancini
As alunas Giovanna dos Santos e Nathalia Silva apresentaram um linguado ao molho Beurre Blanc com aspargos salteados e, de sobremesa, uma mini pavlova com creme patisserie e redução de morango.

FOTOS: Daniel Cancini
Já a dupla Lucas Alves e Everton Shizido preparou um guioza de moqueca, yakimeshi com camarão e vegetais grelhados com missô e para sobremesa, um sembei com cocada, geleia de abacaxi e chantilly de Catupiry.

FOTOS: Daniel Cancini
A dupla vencedora Carolina Ferrante e Marcela Motta trouxe como prato principal um lombo de bacalhau, com purê de ervilhas, feijão branco, aspargos e crispy de alho-poró , enquanto na sobremesa produziram um creme de café com crocante de especiarias e nozes.

FOTOS: Daniel Cancini
“Eu acho que essa dupla também se beneficiou porque elas já vieram de outra área, são mais maduras, sabem mais da vida, então acredito que elas podem ter mantido melhor a calma na hora de cozinhar ”, comenta a chef Veronica Kim.
Confira a seguir o segundo episódio completo!


_________
POR Beatriz Freitas
FOTOS: Daniel Cancini

