Começa em outubro o 5º Festival Gastronômico – Sabores de Socorro
Durante todo o mês de outubro, irá acontecer o 5º Festival Gastronômico – Sabores de Socorro. Referência em ecoturismo e turismo de aventura, a cidade vem se destacando com sua gastronomia peculiar e bons restaurantes, que surpreendem com sabores únicos e combinações inusitadas, aguçando o paladar e os sentidos.
Este ano, o evento conta com 21 estabelecimentos que desenvolveram um cardápio criativo com o tema “Carne de Porco e Mandioca”. A união destes dois ingredientes é secular e simboliza a sinergia culinária entre os povos originários, que cultivavam a mandioca há mais de 4 mil anos, e o europeu, já que a introdução da carne de porco no Brasil foi feita pelo português, Martim Afonso de Souza, em 1532. Este intercâmbio alimentar deu origem a um dos pratos mais tradicionais do interior de Minas Gerais e de São Paulo: o porco e a mandioca. Em Socorro, que faz divisa com Minas, a forte presença da imigração italiana no final do século 19, intensificou o consumo do porco com novas receitas trazidas na bagagem.
Anos se passaram, e os chefs de cozinha e confeiteiros reinventaram novas formas para servir o prato tradicional com receitas que combinam o doce com o salgado. No Festival Gastronômico de Socorro, o Doce de Leite com Paçoca de Bacon, do Churras Steak House, ou o Doce de Mani, um creme de Tapioca granulada com caramelo de Bacon com Raspas de Limão, do London Cafeteria & Bistrô, são exemplos de algumas iguarias ressignificadas.
Outras delícias do festival para abrir o apetite são: o Canapé de Mandioca Frita com Ragu de Costela Suína e couve crocante, do La Rivièri Bistrô; a Massa de Pão de Queijo macia e dourada recheada com carne de porco desfiada com mostarda, mel e limão marroquino sobre uma cama de Purê Rústico Agridoce de Mandioca, do restaurante Ancestral; a Coxinha de massa de Mandioca com recheio de Pernil Suíno e cremoso Queijo Provolone, da Nectaria Good Foods, e o Creme de Mandioca, Queijo Coalho, Ragu de Pernil Suíno e Crisp de Mandioquinha, da A Maná Gastrobar.
No cardápio há também pratos tradicionais como: o Suculento Leitão à Pururuca, do restaurante Nico – Grinberg’s Hotel; a Vaca Atolada com Mandioca cozida, do Hotel Fazenda Colina dos Sonhos; o Picadão de Pernil à Mineira com Mandioca Frita, do Hotel Fazenda Terra dos Sonhos; a Costelinha BBQ com Mandioca Frita, do Parque dos Sonhos; a Pernil Defumado Assado com Mandioca Frita, do Hotel Fazenda Campo dos Sonhos; o Gnocchi de Mandioca recheado com queijo parmesão, molho de tomate caseiro, ragu de pernil ao vinho tinto finalizado com crisp de couve, do Lion Restaurante; o Nhoque feito de mandioca fresca, servido com molho de tomate caseiro, acompanhado de um corte de costela bovina assada, do Nascentes Restaurante; o Fetuccini de Mandioca com Ragu de Lombo Porco, do Empório Nono Alpi, e a Costelinha de Porco com Mandioca Frita, do Centro de Lazer Pitauá.
Algumas receitas foram revisitadas para o Festival, como a Cotoletta à Milanesa com Risoto Cremoso de Mandioca, do Ristorante D’ Napolli, o Tartê Rock &Soul (massa quebrada recheada com pernil suíno desfiado guarnecida com salada), do Rock & Soul Music Bar; o Escondidinho à Castro (puré de mandioca cremoso e pernil suculento temperado com toque especial), do restaurante Sal e Pimenta, e o Lanche Metálica (pão recheado com pulled pork defumado e desfiado acompanhado por mandioca palito crocante), da HamburQueen.
E, para fechar a degustação durante o Festival, sobremesas como o Bolo de Mandioca com Coco e Calda de Leite Condensado e Coco, do Shop Café, e a receita tradicional brasileira do Bolo de Mandioca e Coco, do Parque Monjolinho, são perfeitas para deixar a vida ainda mais doce.
_____
FOTOS: Divulgação/Ag. Marketal – Ohohn Edu