Chef Ligia Karazawa ingressa no Bar Astor e inclui novidades no menu

Inaugurado em 2001 na Vila Madalena, o bar Astor está com uma novidade especial: a chegada da chef Ligia Karazawa, que assume o posto de chef executiva. Ligia possui mais de 25 anos de experiência em restaurantes pelo Brasil e pelo mundo, já passou por casas estreladas pelo Guia Michelin e esteve no comando do Brace Bar e Griglia, no Eataly. A profissional também é chef assadora – especialista em Wagyu – e uma das juradas do reality show gastronômico Cozinheiros em Ação, no GNT.
A chegada da chef, é claro, é marcada pela estreia de novidads no menu. Na seção “Cozinha de Bar”, que engloba entradas, canapés e acepipes, o destaque fica por conta dos Pastéis Katz Deli, recheados de pastrami, queijo e cebola caramelizada; Batatas Madrilenhas, batatas rústicas servidas com Jamón Serrano, ovo frito e queijo Manchego; Bolinho de Bacalhau; e Polvo à Faróia, servido à moda da tasca, com batatas ao murro e molho verde. Outro ponto alto são os Canapés Anos Dourados, no qual o cliente pode escolher entre Steak Tartare, Tartare de Atum ou Salada de Ovo Deli.

FOTO: Divulgação Astor/ Laís Acsa
A seção “Cozinha Boêmia” foi idealizada para ser a grande companheira da boa bebida e das longas noitadas no bar. Os chef idealizadores explicam que, acima de tudo, ela é uma seleção de pratos icônicos, servidos ao longo de décadas por lugares de alma festiva. Alguns pratos consagrados na casa, como o Picadinho Astor, servido com arroz caldinho de feijão, banana à milanesa, farofa, ovo frito e pastéis de queijo, e o Strogonoff à Nossa Moda, com arroz e batata palha, ainda podem ser encontrados neste setor do novo menu.
Entre as novidades, de sexta a domingo, é possível saborear o Bacalhau Porto de Vigo, confitado com tomate assado, batata, mini cebolas, azeitonas pretas, alho e ovo mollet. Para todos os dias da semana, destaca-se o Peixe Amalfitana, servido com molho de tomate rústico, alcaparras, azeitonas pretas, manjericão e vinho branco, acompanhado de purê de batata. Além disso, após fazer sucesso no menu executivo, o Steak Hache, tartare selado com molho mostarda, ovo frito e batata rústica, passa a integrar o cardápio regular.

FOTO: Divulgação Astor/ Laís Acsa
Além do novo menu, chega ao bar a nova carta de drinques Nouveau Cocktail Propaganda, idealizada pelo head bartender Alex Sepulchro. As novas criações são um retorno às origens do Astor e celebram a Era de Ouro da coquetelaria. Com 15 drinks inéditos, a nova carta propõe um brinde aos balcões imortais de hotéis, aos grandes bartenders da história e aos inúmeros boêmios profissionais que fizeram parte da jornada do bar.
A seção Astor Martinis apresenta uma verdadeira coletânea de um dos maiores clássicos da mixologia, porém, cada receita recebeu um toque extra de criatividade e autenticidade. Entre as cinco criações exclusivas, os clientes podem optar, por exemplo, pelo Dry Dirty Sweet, com Gin Tanqueray, jerez fino, vermute dry, vermute bianco, azeitona recheada com gorgonzola e bitter de laranja; e pelo Mango Martini, com Tequila Don Julio Blanco, manga, páprica e alcaparrone, vermute dry e vinho do porto branco Graham’s.

FOTO: Divulgação Astor/ Laís Acsa
A seção Clássicos Esquecidos, como o próprio nome sugere, também propõe uma viagem ao passado. Nela, drinks tirados do baú do tesouro da coquetelaria foram reinterpretados ao estilo Astor, como o Singapore Sling com gin, abacaxi, limão-taiti, Cherry Heering, bitter Angostura e club soda. A seção Spritz, Cítricos e Refrescantes presenteia os clientes com quatro drinks leves, com destaque para as frutas. Entre eles, destaque para o Latino-Americano com Campari, Lillet, mel de cacau e borbulhante de cambuci Companhia dos Fermentados.

FOTO: Divulgação Astor/ Laís Acsa
Rua Delfina, 163 – Vila Madalena
Tel.: (11) 5555-2351
_________
FOTOS: Divulgação Astor/ Laís Acsa