Chef Dalton Rangel é o curador do 6° Concurso Jovens Talentos da Gastronomia
Foi dada a largada no 6° Concurso Jovens Talentos da Gastronomia, organizado pelo Grupo Go Where, responsável pela publicação da revista Go Where Gastronomia. São oito faculdades participando, 40 duplas de estudantes do curso de Gastronomia. “Após dois anos anos sem realizar o concurso Jovens Talentos da Gastronomia, por conta da pandemia, retomamos este ano em grande estilo, com um novo chef curador, o talentoso Dalton Rangel, e grandes marcas patrocinando este projeto grandioso, que visa revelar uma dupla promissora na gastronomia brasileira. Estamos muito animados com essa sexta edição”, comenta Norberto Busto, CEO do Grupo Go Where.
Quem também está animado é o chef Dalton Rangel, que assume o papel de curador este ano. À frente do restaurante Miró, em São Paulo, e do Cristofori, em Santa Catarina. “Minha vida sempre foi a gastronomia. Cresci dentro de uma cozinha profissional, vendo a minha mãe cozinhar e passei pela faculdade, estágios, trabalhos em diferentes restaurantes até traçar meu próprio caminho. A importância da minha participação neste projeto é a mesma que tive em todos os estágios da minha carreira profissional: instruir e motivar. Me sinto muito honrado em ter a oportunidade de ser o condutor de informação e motivação para a turma que está começando a trilhar a gastronomia”, comenta o chef.
O futuro da gastronomia
Nesta edição do Concurso Jovens Talentos da Gastronomia foram selecionadas oito importantes faculdades de São Paulo: Anhanguera, Anhembi Morumbi, FAM, FMU, Hotec, Mackenzie, Unip e Senac, cada uma com cinco duplas de alunos, que disputarão uma vaga para representar suas respectivas faculdades na prova final.
“O Concurso Jovem Talentos é um dos maiores concursos do Brasil para alunos de Gastronomia. Organizado, com objetivos claros, construído junto com os coordenadores dos cursos de gastronomia e que se torna uma oportunidade de desenvolvimento profissional e contato com o mercado de gastronomia. Concursos contribuem para o protagonismo estudantil e a constante busca por novos conhecimentos, com a possibilidade do desenvolvimento de novas habilidades, aprendizados extraclasse e de network profissional”, comenta Camila Landi, coordenadora do curso de Gastronomia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
“Um curso de gastronomia é, antes de mais nada, um eficiente instrumento de complementação pedagógica. Ao instigar nossos estudantes a criarem e desenvolverem um prato a partir de alguns parâmetros pré-estabelecidos estamos dialogando com a chamada ‘pedagogia de projetos’. Em linhas gerais, trata-se de uma metodologia de ensino que propõe uma conexão entre os estudantes e um projeto com o objetivo de incentivar uma visão interdisciplinar do conhecimento e o aprendizado por meio da experiência”, complementa Marcelo Malta, coordenador do curso de Gastronomia da FAM.
Como funciona
O Concurso é composto por oito provas seletivas – uma em cada faculdade – e uma grande final, composta por uma dupla de alunos de cada instituição. Durante essas provas, o júri formado pelo chef curador Dalton Rangel e outros chefs convidados irá avaliar as receitas criadas pelos alunos como um todo, desde a apresentação até o sabor. “Os alunos estão empolgados, com muitas ideias na cabeça. Eles se sentem importantes e valorizados por poderem mostrar seu talento”, fala a professora Márcia Ikemoto, do curso de Gastronomia da FMU. O coordenador geral do curso superior tecnólogo em Gastronomia da Unip, Rodrigo Stolf, completa: “Os alunos encaram como um grande estímulo, um desafio e também uma oportunidade de demonstrarem sua criatividade.”
O tema das provas seletivas em cada uma das oito faculdades participantes será livre, o que permitirá que as duplas participantes usem e abusem da criatividade para criar uma receita de prato principal usando os ingredientes disponibilizados pelas empresas Ajinomoto Food Service, Delly’s Food Service e Nestlé Professional. “Sempre tratamos dos predicados de um bom cozinheiro e entre eles, sem dúvida, está o repertório. Essa é uma excelente oportunidade para eles estudarem e ampliarem a gama de domínio de insumos”, relata o professor Marcus Vinícius Fernandes, coordenador dos cursos de Gastronomia da Hotec.
“Eu, particularmente, gosto muito quando temos de criar algo quando temos uma limitação nos ingredientes. Acho que quando temos uma abrangência maior, essa amplitude de possibilidades, muitas vezes, é até castradora da criatividade. Quando você delimita, você tem de se esforçar mais para trabalhar em cima dessa limitação e isso gera um aspecto criativo mais positivo”, pontua Daniel Frenda, coordenador do curso de gastronomia da Faculdade Anhembi Morumbi.
Criatividade em prova
Até chegar à receita que será apresentada na prova, muitos alunos pesquisam, conversam entre si e pedem a opinião de seus coordenadores, que podem orientá-los nesse processo de criação. “Os alunos enxergam de forma maravilhosa esse instigante desafio. Já criaram grupos e fóruns de debate para aprimorarem suas ideias em conjunto, aproveitando sugestões e crescendo mutuamente”, diz Lucas Benute, coordenador do curso de Gastronomia da Faculdade Anhanguera, que também fala sobre o direcionamento que dá aos alunos que estão participando do Concurso: “a opinião daqueles que têm mais anos de experiência é fundamental no desenvolvimento e no direcionamento do processo criativo deles.”
Essa é a mesma postura adotada por Zenir Dalla Costa, coordenadora do curso de Gastronomia do Senac. “Nos colocamos à disposição, se os alunos quiserem conversar sobre suas ideias de receitas, mas deixamos claro que as ideias devem partir deles e que execução vai fazer toda a diferença.”
De olho no mercado
Se o 6° Concurso Jovens Talentos da Gastronomia é uma excelente chance para os alunos mostrarem seus predicados para o mercado, ele também é uma porta para conectar o mercado com com esses futuros profissionais da área. “O concurso promove uma oportunidade única de nos aproximarmos dos futuros profissionais do mercado, de conhecer suas necessidades e interesses com o objetivo de desenvolvermos os melhores produtos, cursos e ações para eles. Além de poder contribuir com conhecimentos que venham a somar na evolução e desenvolvimento de suas carreiras. Queremos construir com os futuros profissionais do mercado um processo de contínuo aprendizado, compartilhando experiências e dando apoio nos maiores desafios. Dessa maneira, não iremos apenas crescer, vamos evoluir juntos!”, comenta Matheus Faria Aguiar, Gerente de Marketing-Nutrição e chef de cozinha da Ajinomoto.
A Gerente Executiva de Marketing da Delly’s Food Service, Janaína Garro, conta que essa é uma boa ocasião para apresentar a empresa. “Enxergamos os futuros chefs e donos de restaurantes como futuros parceiros de negócios. Estamos sempre buscando oportunidades de apoiar a formação de novos profissionais, inclusive contamos com uma estrutura própria de treinamento e desenvolvimento voltadas para a Gastronomia, na qual abordamos não somente aspectos técnicos, mas também de gestão.”
“Participar de um concurso como este é uma forma de convívio com essa geração, participando do desenvolvimento destes jovens. E, quem sabe, no futuro esses talentos poderão estar aqui com a gente, fomentando suas carreiras”, diz Stella Pinheiro, superintendente do Santo Mercado, que também está patrocinando esta edição do Concurso Jovens Talentos da Gastronomia. O CEO da Thermomix no Brasil, Luis Fernando Palomares, também enxerga no concurso a oportunidade de crescimento conjunto: “penso que tudo na vida é cíclico, temos de cuidar, com nossa experiência, das futuras gerações.”
E pensando justamente nessas futuras gerações, a Nestlé Professional conta com um projeto de formação e desenvolvimento em gastronomia. “Temos um projeto chamado YOCUTA Jovem Aprendiz que, anualmente, impacta mais de 500 jovens no Brasil, que estão entrando na profissão e precisam de apoio inicial”, explica Lucianne Fraga, gerente chef da Nestlé Professional.
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FOTO DESTAQUE: Adobe Stock
FOTOS: Daniel Cancini (Dalton Rangel) e Divulgação (coordenadores)