Chef Alex Atala lança série de jantares feitos por chefs imigrantes em São Paulo
A partir de agosto, o premiado chef Alex Atala vai receber no restaurante Dalva e Dito, nos Jardins, cozinheiros convidados para apresentar ao público o mosaico de nacionalidades que foram compondo a cena gastronômica, social e cultural de São Paulo. A programação faz parte das celebrações de 15 anos do restaurante dedicado à gastronomia brasileira afetiva.
O primeiro jantar acontece no dia 3 de agosto e será preparado pela chef Yeran Garabedian Habib, com um menu fechado de especialidades armênias que trará entradas variadas à vontade, um prato principal à escolha e sobremesa. Essas receitas fizeram a fama do restaurante Yeran, mantido por anos pela chef no bairro de Santana, na zona norte da cidade, até fechar as portas na pandemia.
Entre as sugestões que fazem parte do banquete estão o tradicional trio de coalhada seca, hommus e babaganuch, a basturma (carne seca armênia) e o khorovats – churrasco típico feito com generosos pedaços de filé-mignon. A chef Yeran também servirá pratos antigos da quaresma na Armênia, como kibe de ervilha e berinjela com tahine, que as mulheres costumavam preparar juntas para o período sem carne, além de criações próprias como o pudim de pistache, que uniu a clássica sobremesa brasileira à oleaginosa nativa de sua região natal.
Menu – Jantar Armênio no Dalva e Dito
Entradas: Coalhada, Hommus, Babaganuch, Muhammara (pasta de pimentão com nozes e molho de romã), Kibe cru, Basturma (carne seca armênia), Falafel (vegetariano) e Pão sírio
Principais: Fatuch com romã, Charuto de folha de uva, Khorovats (churrasco armênio), Kibe de ervilha (vegetariano) e Berinjela sem carne (vegetariano)
Acompanhamentos: Arroz com Lentilha e Arroz Armênio
Sobremesa: Pudim de pistache
Para quem pedir café ou chá no final, a bebida virá acompanhada de um mamul – biscoito de semolina recheado com tâmara de origem grega que foi difundido entre armênios e árabes
Rua Padre João Manuel, 1115 – Cerqueira César
Tel.: (11) 3068-4444
_________
POR Beatriz Freitas
FOTOS : Divulgação Dalva e Divo/ Ricardo D’Angelo