Bolinha: delivery premiado de feijoada e muito mais
O restaurante Bolinha é um ícone da gastronomia paulistana quando o assunto é feijoada. Fundada há 74 anos pelo taxista Affonso Paullilo, cujo apelido era Bolinha, a casa começou como pizzaria, mas, com o passar dos anos, foi consolidando sua fama de servir a melhor feijoada do Brasil. O sucesso está no sabor inigualável da receita e de seu caldo – que é engrossado no fogão a lenha. Hoje, o Bolinha é administrado pelos dois filhos do fundador, José Orlando e Paulo Affonso Paulillo.
Delivery especial
Há cerca de 20 anos, na volta de uma de suas viagens ao exterior, José passou pelo free shop e ficou encantado com as belas caixas que utilizavam para embalar os produtos. E pensou: essas serão as embalagens da minha feijoada. Procurou uma empresa especializada e desenvolveram juntos um kit exclusivo com selagem dupla, o que garante que o prato chegue à casa do cliente quentinho, com a apresentação impecável e seguro. Como resultado desse trabalho, o Bolinha foi eleito pelo público como o Melhor Restaurante com Delivery de São Paulo em 2019, em uma promoção da revista Go Where Gastronomia e da rádio Jovem Pan.
Nesse período de quarentena, o número de pedidos via delivery – feitos pelo Ifood ou pelo telefone do restaurante – aumentou consideravelmente, tanto que os sócios tiveram que reforçar a equipe da cozinha para dar conta da demanda.
A feijoada é oferecida em duas versões: a Magra e a Tradição. A feijoada Tradição é composta de pé, rabo, orelha, bacon, carne seca, paio, costela salgada, linguiça portuguesa e lombo defumado. Para acompanhar: arroz branco ou integral, couve à mineira, banana à milanesa, linguiça calabresa frita, mandioca frita, bacon torradinho, torresmo, bisteca suína grelhada, farinha de mandioca, farofa, molho de feijão, laranja cortada e batida de limão. Já a feijoada Magra é preparada com menos gordura e não leva orelha, rabo e pé de porco.
Páscoa: muito além da feijoada
Para a Semana Santa, José sugere dois pratos que são muito pedidos e são ótimas opções para quem não quer saber de bacalhau. Servem bem duas pessoas:
• Bobó de Camarão à Bolinha: o prato leva camarões ao creme de mandioca, pimentões, tomates, temperos suaves, guarnecido com acaçá, farofa de dendê e arroz branco.
• Moqueca à Bolinha: preparada com camarões, pimentões, cebola, tomates e temperos suaves, guarnecida com arroz branco e pirão.
Entrega higienizada
O Bolinha dispõe de uma equipe própria (terceirizada) de motoqueiros, que são equipados com luvas, máscaras e álcool em gel para higienizar, principalmente, as maquininhas de cartões.
Dark kitchen na zona leste
Em breve, ainda no mês de abril, José revela que vai inaugurar uma unidade do Bolinha só para delivery no bairro do Belém. “Esse é um ponto estratégico que vai atender bem toda a região”, diz o proprietário.
Av. Cidade Jardim, 53 – Itaim Bibi – São Paulo
Tel.: (11) 3061 2010 e (11) 2532 3982
www.bolinhadelivery.com.br
Por Sidney Osiro