Arroz vira estrela de receitas em restaurantes badalados de São Paulo
Originário do Sudeste Asiático, o arroz está presente na tradição culinária de diversas culturas do mundo. Por aqui não é diferente: o grão achou um solo tão próspero na região dos trópicos que transformou o país no maior produtor da América Latina, com uma média de 10 milhões de toneladas a cada safra. E, deste total produzido, cerca de 90% é destinado para o consumo interno. Isso ajuda a explicar sua presença marcante em pratos de norte a sul, onde é servido, sobretudo, como acompanhamento, fazendo dupla com o feijão. Mas não só! Nas mãos de chefs que se aproveitam da sua versatilidade, ele ganha status de ingrediente principal, à moda dos ricos arrozes caldosos da Península Ibérica.
Em São Paulo, alguns restaurantes fazem isso com primazia. Eis uma lista dos pratos focados em arroz que se destacam nos bons endereços da cidade:
Ventre
A casinha verde de Pinheiros tem cardápio assinado pelo chef Marco Aurélio Sena, que também comanda o vizinho bar-boteco Tantin. As receitas privilegiam o uso de frutos do mar, como no Arroz Caiçara, supercremoso e que leva ainda leite de coco, toque de gengibre, manjericão e limão.
Rua Capitão Prudente, 253 – Pinheiros – São Paulo
Tel.: (11) 3034-3082
Ama.zo – Cozinha Peruana
O restaurante está sob o comando do chef Enrique Paredes e traz uma cozinha peruana de pegada mais autoral, repleta de sabores amazônicos. No menu há toda uma seção dedicada a pratos com arroz, a exemplo do Tropical Rice, um arroz meloso ao curry e pimenta com camarão rosa laqueado e molho teriyaki, finalizado com abacaxi grelhado, coco e castanha de caju.
Rua dos Guaianazes, 1149 – Campos Elíseos – São Paulo | Tel.: (11) 99560-4321
Av. Higienópolis, 618 – Shopping Pátio Higienópolis – São Paulo
Bar Original
Em um dos bares mais tradicionais da cidade, o menu traz duas opções de arroz cremoso. O Arroz de Churrasco é feito com cupim braseado, arroz caldoso cozido no caldo do assado, paio e cebolas na brasa. Já o Arroz de Castanhas é uma opção vegana que leva castanhas de caju e do pará, couve e ovo caipira frito.
Rua Graúna, 137- Moema – São Paulo
Tel.: (11) 2299-5336
Hospedaria
O restaurante nasceu na Mooca e mais recentemente ganhou uma unidade no Itaim Bibi. Com uma cozinha inspirada pelos imigrantes italianos, tem no arroz um ingrediente tão versátil que se encaixa de diversas formas em seus pratos. São bons exemplos o Arroz Cremoso, feito com arroz agulhinha puxado com creme de abóbora, legumes, queijo cremoso, mix de ervas, ovo mole e queijo meia cura, e o Risoto Imigrante, molhado pelo creme de abóbora com porchetta, ervilha fresca e queijo mussarela, finalizado com vinagrete de camarão e ervas, mais fonduta de queijo meia cura e ovo mole. O grão também aparece em entradinhas tradicionais, como na porção de Bolinho de Arroz.
Rua Borges de Figueiredo, 82 – Mooca – São Paulo | Tel.: (11) 2291-5629
Rua Clodomiro Amazonas, 216 – Itaim Bibi – São Paulo | Tel.: (11) 3168-7291
ICI Brasserie
Inspirada nas pequenas cervejarias francesas do século XIX, a badalada brasserie tem uma pegada mais moderninha e configura a escolha perfeita para um encontro entre amigos, seja qual for o dia da semana. Entre os pratos clássicos está o Arroz de Pato, feito com pato confitado, vagem e ovo frito.
Rua Bela Cintra, 2203 – Jardim Paulista – São Paulo
Tantin Bar
O bar traz a diversidade da cozinha brasileira em um menu assinado pelo chef Marco Aurélio Sena, e configura a escolha perfeita para um almoço sem pressa com suas mesas na calçada. Clássico do endereço, o Arroz Maria Izabel é típico do Piauí e combina carne de sol, queijo coalho, manteiga de garrafa, pimenta de cheiro, tomate, cebola roxa, cheiro verde e ovo caipira.
Rua dos Pinheiros, 987 – Pinheiros – São Paulo
Tel.: (11) 3034-3082
Èze
A casa de culinária mediterrânea com inspiração francesa tem sugestões como o Riz aux Fruits de Mer, um arroz cozido no caldo do polvo e especiarias e que leva camarão rosa, mexilhão, lula e polvo na brasa. Outras duas variedades igualmente tentadoras são o Riz aux Cannard (arroz caldoso de pato, cenoura e ervilha torta finalizado com magret de pato na brasa) e o Riz de Terre (mix de cogumelos, cebola caramelizada e brócolis). No menu executivo também aparecem receitas com o grão: o Riz aux Côtes leva costela cozida em baixa temperatura em vinho tinto e ovo poché e o Riz Crémeux au Poulpe é feito com ragu de polvo e ervilhas tortas.
Alameda Tietê, 513 – Jardins – São Paulo
Tel.: (11) 95141-4136
Gaarden
Com um ambiente aberto, repleto de plantas, o bar é um refúgio em pleno concreto do Largo da Batata. Quem chega ali tem à disposição uma seleção caprichada de cervejas, que fazem bom par aos pratos da casa. Entre eles estão duas opções de arrozes: o Arroz com Porco (arroz caldoso com barriga e costela de porco, ovo curado com gema mole e vinagrete de banana da terra) e o Arroz Vegan (cremoso e acrescido de vegetais, berinjela misso e vinagrete de banana da terra).
Rua Fernão Dias, 672 – Pinheiros – São Paulo
Tel.: (11) 91744-2138
Trio Restaurante
A vista privilegiada do alto da Faria Lima é o enquadramento perfeito para experimentar os pratos da casa, entre eles, o Arroz de frutos do mato, um arroz arbóreo com cogumelos, legumes grelhados, molho gremolata e nozes caramelizadas.
Rua Funchal, 418 – 19º andar do e-Tower – Vila Olímpia – São Paulo
Tel.: (11) 91631-1138
_________
FOTO DESTAQUE: Divulgação Èze/Rodolfo Regini
FOTOS: Divulgação Amazo/Luiz Morales Tineo, Divulgação Èze/Rodolfo Regini, Divulgação Gaarden, Divulgação Hospedaria/Mário Rodrigues, Divulgação Ici Brasserie, Divulgação Original/Romulo Fialdini, Divulgação Tantin/Rodolfo Regini, Divulgação Trio e Divulgação Ventre