Aposte nas frutas congeladas para manter vinhos frescos sem deixá-los aguados
Tomar um vinho fresquinho é uma delícia, mas dificilmente conseguimos manter a bebida geladinha na taça durante o seu consumo. E a ideia de colocar gelo é praticamente inadmissível, pois o vinho acaba ficando aguado… O que fazer, então? Apostar nas frutas congeladas! A dica é do sommelier Gustavo Giacchero, consultor do e-commerce WineTrader, que adotou a ideia de gelar vinhos com frutas congeladas, prática que conheceu em Nova York, nos locais onde ele trabalhou, como o Hotel Fasano em BH.
O uso de frutas congeladas, como uvas, morangos, cranberries e outras tantas, que não interfere no gosto do vinho e ainda confere uma experiência de consumo saborosa, além de um lindo visual. Ao beber todo o conteúdo do copo, as frutas estão lá no fundo, deliciosamente imbuídas do líquido mágico de Baco.
Segundo o sommelier Gustavo Giacchero, não há regras rígidas de consumo e combinação das frutas com o vinhos, podendo-se fazer o uso democrático das frutas que mais apreciamos. Mas, geralmente, as uvas congeladas e os frutos silvestres são os mais utilizados na missão de gelar o vinho. Por exemplo, um espumante pode ser mantido fresco com morangos congelados. Amora vai bem com vinhos da uva Riesling, pêssegos com a Chardonnay, cerejas com White Zinfandel, mirtilos com sauvignon blanc, e até mesmo abacaxis em pedaços com Pinot Grigio.