Alex Atala recebe chefs portugueses estrelados no Dalva e Dito

O restaurante Dalva e Dito vai receber dois grandes talentos da nova geração da cozinha portuguesa no dia 15 de abril para um jantar exclusivo. A convite do anfitrião Alex Atala, os chefs Pedro Pena Bastos e Vasco Coelho dos Santos, ambos naturais da cidade do Porto, criarão com Alex um menu de 5 etapas, apresentando ao público algumas das receitas que lhes renderam uma estrela Michelin cada.
À frente de seis estabelecimentos – Semea, Ogi, Peixaria by Euskalduna, Seixo by Vasco Coelho dos Santos, Kaigi e Euskalduna Studio, onde conquistou sua estrela -, Vasco já trabalhou com grandes nomes da gastronomia mundial como José Avillez, Andoni Aduriz e Ferran Adrià. Já Pedro, atualmente jurado do MasterChef Portugal, foi o primeiro em mais de 60 anos de história do Ritz Lisboa a ganhar uma estrela para o icônico hotel no comando do restaurante Cura, que chefiou desde a abertura, em 2020, e de onde saiu recentemente para trabalhar em um projeto próprio.

Vasco Coelho dos Santos FOTO: Divulgação/ Diogo Rocha
Vasco Coelho dos Santos
Após trabalhar em alguns restaurantes premiados como Tavares Rico, de José Avillez, Mugaritz, Arzak e El Bulli, com passagens também por Londres e Singapura, o chef se fixou na sua terra natal para dar início a empreendimentos próprios. Criou o projeto de private cooking Euskalduna e depois ingressou na restauração como sócio do BaixóPito, primeira “chicken house” do Porto. Na sequência vieram o Euskalduna Studio, Semea by Euskalduna, Peixaria by Euskalduna, padaria Ogi, Seixo by Vasco Coelho Santos e Kaigi, que faz a fusão de comida portuguesa com a japonesa. O Euskalduna Studio recebe sua uma estrela Michelin em 2022 e no ano seguinte Vasco é premiado pelo The Best Chef Awards com duas facas.
Pedro Pena Bastos
Pedro Pena Bastos passou por vários restaurantes estrelados no início da carreira, como o Feitoria e o Belcanto, em Lisboa, o Geranium, em Copenhague, e o Ledbury, em Londres. Antes de assumir o Esporão (de 2014 a 2017), chefiou ainda a cozinha do Grémio Literário, na capital portuguesa. Pedro liderava o Cura desde a abertura do restaurante em setembro de 2020, depois de ter levado o CEIA, também em Lisboa, à lista 50 Best Discovery. Pouco mais de um ano depois da abertura do Cura, conquistou uma estrela Michelin. Recentemente, ele também foi distinguido com duas facas no prêmio The Best Chef Awards.

Pedro Pena Bastos FOTO: Divulgação/ Hayley Kelsing
Rua Padre João Manuel, 1115 – Cerqueira César
Reservas: (11) 99383-7351
_________
FOTO DESTAQUE: Divulgação Dalva e Dito/ Jairo Goldflus
FOTOS: Divulgação/ Diogo Rocha e Divulgação/ Hayley Kelsing