Ajinomoto do Brasil anuncia parceria com Manioca, foodtech da Amazônia
A Ajinomoto do Brasil, referência na produção de aminoácidos e detentora de marcas renomadas como SAZÓN®, MID®, VONO®, SaborAmi® e TERRANO®, acaba de anunciar uma parceria com a Manioca, foodtech especializada em alimentos naturais inspirados na culinária e cultura amazônica. A colaboração foi estabelecida no formato de corporate venture capital, criando o primeiro caso de investimento de uma multinacional de alimentos em uma startup da Amazônia, em busca de inovação para produtos mais saudáveis e sustentáveis.
O relacionamento entre as empresas teve início por meio do Ajinolab, o hub de inovação aberta da Ajinomoto, quando a companhia, com o intuito de diversificar seu portfólio para o futuro, começou uma busca por foodtechs que estivessem inovando a partir da biodiversidade e cultura de uma maneira sustentável e ética. O resultado foi uma parceria assertiva e complementar, uma vez que a Ajinomoto do Brasil irá contribuir para a alavancagem dos negócios da Manioca, que, por sua vez, permitirá que a multinacional se conecte ao grande potencial de inovação sustentável que a Amazônia oferece, criando valor na cadeia de produtos saudáveis e possibilitando que o brasileiro se aproxime da sua própria identidade gastronômica cultural.
O presidente da Ajinomoto do Brasil, Shigeo Nakamura, destaca que o anúncio é um marco de extrema importância para a companhia, já que representa o primeiro investimento do Grupo Ajinomoto em uma foodtech fora do Japão. “A decisão de estabelecer essa colaboração foi determinada pelo compromisso que temos de expandir nossa linha de produtos saudáveis, buscando atender às crescentes demandas do mercado. A missão da Manioca, alinhada à valorização da biodiversidade da Amazônia, pautada no comer bem e fazer o bem, ressoa com os valores e princípios da Ajinomoto”, afirma.
Para Joanna Martins e Paulo Reis, cofundadores da Manioca, a parceria representa a oportunidade de ampliar a distribuição de seus produtos, tornando-os acessíveis a um público mais amplo. “Queremos incluir os ingredientes e sabores da Amazônia na rotina dos consumidores brasileiros e que esses produtos não sejam mais vistos como ‘exóticos’, e sim como parte do dia a dia”, ressaltam.
As empresas desenvolverão um plano colaborativo de negócios abrangente, incluindo a implementação de estratégias conjuntas para aprimorar a distribuição e a inovação em alimentos saudáveis. Por meio da parceria, a expectativa é que as vendas dos produtos da Manioca alcancem um crescimento significativo, com resultados que representem mais do que o dobro do que for conquistado até o final de 2023.
A colaboração entre a Ajinomoto do Brasil e a Manioca representa um importante passo em direção a um futuro alimentar mais saudável e sustentável, refletindo o comprometimento de ambas as empresas em fomentar essa visão conjunta.
_______
FOTOS: Divulgação