7 chefs renomados revelam seus restaurantes preferidos e os pratos indispensáveis em SP
Profissionais da gastronomia revelam quais são os seus restaurantes favoritos da cidade e quais são os pratos que eles costumam pedir.
Ton Hoi
Inaugurado em 1982, o Ton Hoi, restaurante localizado no Butantã, é conhecido pelo menu repleto de referências à culinária chinesa, que são servidos em porções generosas. E um dos frequentadores assíduos é o chef André Mifano. Pedida certeira, segundo ele, é a costelinha doce azeda. “É um prato que me lembra todos os momentos da minha vida”, comenta o chef do restaurante italiano Donna, nos Jardins. Crocante por fora e macio por dentro, o copa lombo em tiras é envolvido por uma redução de gengibre caramelizado. “Não importa quantos pratos tenho na mesa, sempre vai ter essa costelinha agridoce”, diz o chef. Ton Hoi
Av. Professor Francisco Morato, 1484 – Butantã

FOTO: Divulgação Ton Hoi/ Mário Rodrigues e Divulgação Donna/ Mário Rodrigues
Barú Marisqueria
Quando quer comer bem, a chef e apresentadora Renata Vanzetto costuma ir ao Barú Marisqueria, restaurante latino-americano comandado pelo chef colombiano Dagoberto Torres nos Jardins. Líder do grupo Eme, que reúne casas como Mi.ado e Me Gusta, além de jurada do reality show Chef de Alto Nível (TV Globo), Renata costuma pedir o picadito playero. Os patacones, discos de banana-da-terra frita, servem de base para um tartare de atum fresco com sweet chili. “Tudo que eu gosto de comer se resume nesse prato. É picante, é docinho, é para compartilhar, tem peixe e ainda vem com aquela friturinha deliciosa”, diz a chef, que adora passar horas no restaurante na companhia de amigos.
Rua Augusta, 2542 (Villa San Pietro) – Cerqueira César

FOTO: Divulgação Barú Marisqueria/ Gui Galembeck e Divulgação Muquifo
New Shin-la kwan
Se perguntar ao chef Adriano Kanashiro, que comanda o japonês Kureiji, qual é o seu prato preferido, a resposta será o bulgogui servido no restaurante coreano New Shin La Kwan, no Bom Retiro. Tratam-se de fatias fininhas de bife ancho, que são marinadas em molho secreto, à base de shoyu, pera asiática e óleo de gergelim, e grelhadas na churrasqueira a carvão instalada no centro da mesa. “Além da qualidade da carne ser muito boa, o tempero é delicioso. Também gosto muito do sabor da brasa, que traz algo a mais para o churrasco coreano”, comenta ele.
Rua Prates, 343 – Bom Retiro

FOTO: Divulgação New Shin La Kwan e Divulgação Kureiji/ Neuton Araújo
Martin Fierro
Quando quer comer carne, a chef Manuelle Ferraz, do restaurante A Baianeira, tem destino certo – o Martin Fierro. No restaurante argentino comandado por Ana Massochi há 45 anos, Manuelle costuma pedir o bife de chorizo. E, como acompanhamentos, não podem faltar as batatas rústicas ao alho e alecrim e a farofa com ovos e azeitona. “O serviço é como antigamente. Quando chego lá, eles já sabem do que eu gosto. Me sinto acolhida”, diz Manuelle.
Rua Aspicuelta, 683 – Vila Madalena

FOTO: Divulgação Martin Fierro/ Giuliana Nogueira e Divulgação A Baianeira/ Nani Rodrigues
Komah
Campeã da primeira temporada do MasterChef Profissionais (Band) e à frente do Paparoto Cucina, a chef Dayse Paparoto é uma entusiasta da cozinha asiática. Por isso, sempre que encontra uma brecha na sua agenda, ela gosta de ir ao Komah, restaurante coreano comandado pela dupla Alessandro Papi e o chef Daniel Park. O seu prato preferido do cardápio é o arroz de costela, em que a carne é temperada com shoyu, saquê e gengibre, e cozida até ficar super macia. Depois, a costela é incorporada ao arroz coreano, que é salteado com o caldo da própria carne. É servido com ovos fritos ou omelete bem cremosa por dentro. “A carne é super macia e a omelete por cima é, simplesmente, perfeita. Tudo combina maravilhosamente bem. E é uma comida que me deixa muito feliz”, comenta Dayse.
Rua Cônego Vicente Miguel Marino, 378 – Barra Funda

FOTO: Divulgação Komah/ Rubens Kato e Divulgação Paparoto Cucina
Shihoma
Comandado pela dupla Marcio Shihomatsu e Joseph Lim, o Shihoma tem como especialidade as massas frescas e artesanais, com um toque autoral. E uma das entusiastas da casa, localizada na Vila Madalena, é a chef Carla Pernambuco, que comanda o restaurante Carlota. Para ela, o clima descontraído é o ponto alto da experiência. E, sempre que ela vai lá, costuma pedir o tortelli di gamberi, massa fresca com recheio de camarão rosa e molho bisque, que é envolvida por manteiga e finalizada com ciboulette e raspas de limão-siciliano. “A massa feita à mão é irresistível. As saladas e os crudos também são maravilhosos”, complementa Carla.
Rua Medeiros de Albuquerque, 431 – Vila Madalena
Tel.: (11) 3819-2333

FOTO: Divulgação Shihoma e Divulgação Carlota/ Nani Rodrigues
Aldeia da Pedra
Desde criança, o chef Paul Cho, da pizzaria Paul’s Boutique, frequenta o clássico restaurante coreano Aldeia da Pedra, no Bom Retiro. “É aquele tipo de comida que tem sabor de memória”, diz ele, que bate cartão lá uma vez por semana. Um dos pratos preferidos dele é a costela de porco grelhada com molho de pimenta gochujang. “A carne desmancha e o tempero é inconfundível”, define ele.
Rua Guarani, 374 – Bom Retiro
Tel.: (11) 3337-5066

FOTO: Divulgação Aldeia da Pedra e Divulgação Paul’s Boutique/ Felipe Lion
___________
POR Cintia Oliveira
FOTO DESTAQUE: Divulgação Ton Hoi/ Mário Rodrigues
FOTOS: Divulgação Ton Hoi/ Mário Rodrigues, Divulgação Donna/ Mário Rodrigues, Divulgação Barú Marisqueria/ Gui Galembeck, Divulgação Muquifo, Divulgação New Shin La Kwan, Divulgação Kureiji/ Neuton Araújo, Divulgação Martin Fierro/ Giuliana Nogueira, Divulgação A Baianeira/ Nani Rodrigues, Divulgação Komah/ Rubens Kato, Divulgação Paparoto, Divulgação Shihoma, Divulgação Carlota/ Nani Rodrigues, Divulgação Aldeia da Pedra e Divulgação Paul’s Boutique/ Felipe Lion

