5 novos restaurantes para degustar a boa comida brasileira
São Paulo é um verdadeiro paraíso para quem ama gastronomia. Entre uma refeição e outra, a cidade se revela com uma variedade de sabores que reflete a rica cultura brasileira. Se você está em busca de lugares que tragam um pedacinho do Brasil em cada prato, aqui estão cinco novos restaurantes que prometem uma experiência deliciosa e autêntica.
Casa do Saulo: cozinha amazônica
Diretamente de Santarém, no Pará, a Casa do Saulo traz a tradição tapajônica para quem não teve a oportunidade de conhecer a região banhada pelo rio Tapajós, ou ainda, para quem deseja relembrar os ricos sabores e ingredientes amazônicos. Liderado pelo chef Saulo Jennings, a casa se destaca em preparos de peixe de água doce, como pirarucu, tambaqui, filhote e outras pescas de manejo sustentável. A valorização dos ingredientes regionais contempla ainda o uso das castanhas, ervas, temperos e frutas típicas do estado do Pará.
Entre os principais pratos destaque para o Casa do Saulo, feito de filé de Pirarucu grelhado, molho de castanha do Pará, banana da terra e camarão rosa, finalizado com castanha torrada e cebolinha, acompanhado de arroz de chicória da Amazônia. Há ainda opções para compartilhar, como a Piracaia, peixe assado na brasa, que pode ser tambaqui, surubim, filhote, mapará ou ventrecha de Pirarucu, com acompanhamentos servidos à vontade, sendo banana-da-terra, arroz de chicória, vinagrete de feijão de Santarém, farofa e farinha de piracuí.
Sobremesas clássicas ganham toque original paraense na Casa do Saulo, como o Tiramisù de Bacuri, em que o creme de queijo recebe a saborosa acidez da fruta. Na coquetelaria, o destaque vai para os autorais Tacacá Drink, que leva cachaça de jambu, tucupi, xarope de chicória e mix cítrico alcoólico, e o Taperebá Mule, feito de vodca, suco de limão taiti, gengibre com mel e espuma de taperebá. Além disso, a casa conta com uma lojinha, em que é possível encontrar louças, perfumes, temperos e decorações, todas trazidas diretamente do Pará, e o famoso chocolate da Dona Nena, diretamente da Ilha do Combu.
Rua Gomes de Carvalho, 1666- Vila Olímpia
Tel.: (11) 97641-0159
Galeto Rainha: cozinha carioca
Inspirado nas tradicionais galeterias cariocas, o menu do Galeto Rainha é um verdadeiro convite à gastronomia da Cidade Maravilhosa, com entradas como Torresmo de Barriga, Pastelzinho De Catupiry, Caldinho de Feijão, de Frutos do Mar e Croquete de Costela. Os clássicos como Linguiça de Espeto, Pão de Alho e Espeto de Coração complementam a experiência.
Já os sanduíches do menu incluem opções como Costela com Provolone, Linguiça com Maionese de Alho e Molho à Campanha e Barriga de Porco com Maionese de Alho. Entre as opções “Na Brasa”, os destaques são o Galeto, Lombinho , Contra-filé, Filé Mignon, Carré de Cordeiro, Polvo, Bacalhau e Salmão. Todas as proteínas podem ser servidas com acompanhamentos variados, como Arroz Maluco, Batata Frita, Salada de Tomate e Palmito, Arroz de Brócolis, Farofa de Ovo com Banana, entre outros.
Oripi: comida de boteco paulista
Localizado no bairro do Ipiranga, o Oripi (ORIgem IPIranga), criado pelo chef, ator e apresentador Joaquim Lopes, escolheu o bairro pelas suas raízes familiares. O cardápio traz releituras e criações de comidas clássicas de boteco, mas com preparos e apresentação de alta gastronomia.
Nos destaques do menu de entradas está o Crudo de Carne, pastel de vento servido com tartare de carne, maionese oriental e azeite de páprica, onde o cliente pode se divertir ao montar o recheio do pastel com o crudo, além do Tartare de Camarão com arroz crispy, que traz uma base de arroz japonês crocante, coroada com tartar de camarão, azeite de camarão e endro. Os Bolovinhos são bolinhos de carne recheados com ovo de codorna com gema mole, servidos em uma caixa de ovo, acompanhados de maionese de sriracha. Já entre os Sanduíches está o Sanduba de Mortadela, servido na baguete com crosta de parmesão com manteiga de pistache, mortadela italiana e zest de limão-siciliano.
No menu de pratos principais, as criações vão desde o Ravioli Dr Antônio Lopes (raviolis recheados com ricota e abóbora, servido com fonduta de parmesão e pangrattato de linguiça); e o Prime rib de porco Duroc com demi glace, purê de cenoura, cebola pérola e endívias grelhadas com azeite de carvão; até a fraldinha à milanesa, servida com batatonese e vinagrete de folha de vinagreira.
Rua Cipriano Barata, 2640 – Ipiranga
Belô CafÉ: cozinha mineira
O Belô Café traz a culinária mineira com um toque de contemporaneidade pelas mãos da chef Andreza Luisa. Aberto todos os dias, o dia todo, é possível começar o dia com um pão de queijo, feito com queijo da Serra da Canastra e servido na versão simples ou recheada, em que você pode escolher duas opções entre carne de panela, bacon e requeijão de raspa. Ou então com um combo, a exemplo do Mix Belô, que reúne ovos caipira mexidos, salmão defumado na casa, cogumelos, coalhada seca e baguete artesanal. O misto, de presunto Parma e queijo Canastra, ganha uma crosta de parmesão no pão de fermentação natural. E o cafezinho – mineiro, claro – sai na forma de espresso ou coado, em dose de 200 mililitros.
Quem chega para o almoço encontra sugestões executivas, inclusive aos sábados e domingos, e que são renovadas a cada quinze dias. Pode aparecer, por exemplo, uma massa fresca com curau, molho cremoso de milho e crocante de broa de fubá. A partir das 19 h, entra em cena o menu de jantar. Como entrada, a opção é o tartare de angus servido sobre a broa de milho com picles de pimenta cambuci e castanha do Brasil ou mesmo um bao de polvo grelhado com glacê de porco, maionese de limão cravo e gremolata. Por fim, tem rocambole de doce de abóbora, calda fria de coco queimado e crumble de semente de abóbora com coco.
Com alguma ousadia, a chef apresenta criações como a Costela, Requeijão de Raspa e Café, uma costela defumada com mousseline de raízes e requeijão de raspa, glacê de café e couve. No Arroz de Galinha lá da Roa, o arroz melado de galinha ganha o acréscimo de taioba, picles de pimenta de cheiro e aioli e o Camarão e Curau combina camarões grelhados, tortelini de curau de milho verde, vinagrete de milho verde e emulsão de capuccino. A opção vegana é o Cenouras e Castanhas, com cenouras caramelizadas, espuma de castanha de caju, glacê de abacaxi e farofa de macadâmia.
Rua Padre João Manoel, 881 – Jardim Paulista
COMO: cozinha goiana
Inspirada na culinária local do centro-oeste, a ideia do COMO é proporcionar ao cliente boa gastronomia desde o quitute que acompanha o cafezinho durante todo o dia até as sugestões à la carte, passando pelo menu executivo da hora do almoço. Entre os destaques estão o Chica Doida de Carne, pamonha de forno gratinada com linguiça 3 carnes feita na casa; o Empadão Goiano uma torta de frango cremosa com linguiça de frango, batata, queijo meia cura, ervilha, milho e palmito fresco, acompanhado por salada.
Pão de queijo, misto quente, pão na chapa, entre outros salgados também dividem espaço com sugestões como o Pastelim de Goyaz, uma tortinha recheada de doce de leite, e o Bolo de Fubá vermelho crioulo, recheado com goiabada e creme de catupiry com limão cravo. Na ala dos sanduíches, uma boa pedida é o Hot Dog de Porco Confit, com salsicha de porco confit, acompanhado de vinagrete de quiabo. Outra é o Sanduíche de Churrasco, montado com carne de sol, requeijão de corte na chapa e vinagrete.
Quem prefere uma refeição reforçada pode começar com entradas como o Mix de pastéis milho com pequi, carne e requeijão de corte , ou o Bolinho de milho frito. Entre os pratos principais, a Carne de Sol é preparada com requeijão gratinado, purê de mandioquinha, vinagrete de feijão manteiguinha e farofa de carne de sol. Há também a Vaca Atolada, costela de boi desmanchando com mandioca cozida e farofinha de manteiga.
Rua Coropé, 67 – Pinheiros
Tel.: (11) 3037-7740
________
POR Beatriz Freitas
FOTO DESTAQUE: Divulgação Belô Café/ Neuton Araújo
FOTOS: Divulgação Casa do Saulo/ Victor Alvarenga, Divulgação Galeto Rainha/ Alexander Landau, Divulgação Oripi/ Guilherme Bertoldo, Divulgação Belô Café/ Neuton Araújo e Divulgação COMO/ Keiny Andrade