5 dicas de bares paulistanos para tomar drinks feitos com Jerez
Até o próximo domingo (13 de novembro) é comemorada a Semana Internacional do Jerez. Trata-se de um evento democrático em torno do tradicional vinho do sul da Espanha, no qual, desde 2014, apreciadores do mundo todo são incentivados a promover ações que celebrem seu consumo. E por aqui não é diferente.
“O jerez vem ganhando cada vez mais adeptos”, diz Vini Lopes, bartender do restaurante Donna, de André Mifano. “É uma bebida extremamente versátil, que oferece uma gama gigantesca de combinações.” Entre suas receitas, estão drinques como o Margaretti, acrescido ainda de Carpano Dry e Limoncello.
Para Michel Felício, sócio e responsável pelos drinques do Bottega 21, no Baixo Pinheiros, o jerez “é uma ótima opção para quem quer substituir o vermute seco, com mais notas salinas e de frutas”. “Ele vai bem em drinques para o inverno ou na companhia de ostras e outros frutos do mar.”
“Nossa carta aqui do Me Vá é baseada em jerez. Nós queríamos trazer os clássicos, e trazer autorais também que tivesse o destilado como ingrediente: primeiro por sermos um bar de tapas espanhol e segundo por ele ser versátil”, comenta Marcelo Muniz, sócio do Me Vá.
Produzida em uma região homônima, chamada Jerez de la Frontera, a partir das uvas Palomino, Pedro Ximenes e Moscatel, a bebida recebe a adição de aguardente vínica. O resultado final é um vinho fortificado que, a depender do processo de produção, pode variar do claro e seco ao mais doce e escuro. O que não muda é sua complexidade, daí a quantidade de apreciadores ao redor do mundo.
“Essa complexidade é devido à ‘flor’, uma levedura natural que se forma na superfície do vinho, impedindo a oxidação e aportando toques de fermento e frutos secos”, explica Cristiana Negreiros, do Carrasco. Segundo ela, drinques de baixo teor alcoólico são ótimos para se sentir a presença do jerez, como o Adonis (jerez fino, vermute tinto e orange bitters).
Veja, a seguir, onde provar diferentes possibilidades do jerez e não deixar a data passar em branco:
Bottega 21
Sócio e bartender, Michel Felício executa clássicos da coquetelaria que não necessariamente estão impressos no cardápio. É o caso do Tuxedo nº4, aromática combinação de gin, jerez fino e bitter de laranja. Espécie de variação deste, o Adonis é feito com vermute tinto no lugar do gin.
Rua dos Pinheiros, 1308 – Pinheiros – São Paulo
Tel.: (11) 99342-2332
Donna
O restaurante do chef André Mifano, de cozinha ítalo-paulistana, também capricha nos drinques, a cargo do bartender Vini Lopes. Ele sugere o Margaretti, feito com Carpano Dry, jerez fino, limoncello e siciliano.
Rua Peixoto Gomide, 1815 – Jardim Paulista – São Paulo
Tel.: (11) 97593-9047
Carrasco
O bar funciona escondido dentro do Guilhotina e também tem carta assinada por Spencer Amereno, mas no dia a dia é comandado pela competente Cristiana Negreiros. Lá encontra-se um clássico: o Coronation Cocktail (Jerez Fino, Vermute seco, Luxardo Maraschino e Orange Bitters.
Rua Costa Carvalho, 84 – Pinheiros – São Paulo
The View Bar
O bar que tem uma das mais belas vistas da cidade de São Paulo, tem bons representantes quando o assunto é drinks que levam Jerez. Sob o comando do bartender Wanderson Lima, a carta tem o Affiliate com Jerez fino, rum, licor cherry heering e mix de bitters e o Autoral, com Bourbon, Jerez fino, licor de amêndoas, vermute tinto e mix de bitters.
Alameda Santos, 981 – 30º andar – Jardins
WhatsApp: (11) 95458-0553
Me Vá
Como um bom bar de alma espanhola que é, o Me Vá tem em sua carta uma série de preparos com diferentes versões do vinho fortificado. O Jerez Highball é feito de Jerez Pedro Ximenes, Jerez Oloroso, bitter de laranja e refrigerante de gengibre. Outra sugestão é o Bramble , com gin, Jerez Pedro Ximenez, limão siciliano e xarope de amora.
Rua Ferreira de Araújo, 285 – Pinheiros – São Paulo
Tel.: (11) 3816-0588
___________
FOTOS: Divulgação Carrasco/Rodolfo Regini, Divulgação Donna/Bia Fortes, Divulgação Me Va/Rodolfo Regini, Divulgação The View Bar SP/Ricardo D’Angelo e Divulgação Bottega 21/Amanda Francelino