35 anos de SAZÓN: o amor que ficou marcado em cada refeição
No ano em que celebra três décadas e meia de trajetória, SAZÓN®, a marca líder de temperos e caldos em pó da Ajinomoto do Brasil, oferece um olhar fascinante sobre sua jornada marcada por sabor, amor e inovação. Desde o seu lançamento em 1988, com as icônicas versões Vermelho e Verde, SAZÓN® evoluiu lado a lado com a sociedade brasileira, mantendo intocado seu compromisso com sabor, praticidade e, acima de tudo, amor.
Ao longo dos anos, a marca vendeu uma impressionante quantidade de produtos, equivalente a quase 500 mil toneladas, combinando o popular Tempero SAZÓN®, o versátil Caldo em Pó SAZÓN® e o facilitador SAZÓN® Tempera e Prepara. Em uma analogia, essa quantidade de volume vendido seria capaz de encher mais de 800 campos de futebol, trazendo um toque de sabor e paixão a esse esporte tão querido pelos brasileiros.
O gerente de marketing da Ajinomoto do Brasil, Thiago Campos, conta que a marca consolidou sua presença em 64% dos lares brasileiros, impactando positivamente mais de 39 milhões de domicílios. “A cada segundo, seis unidades de Tempero SAZÓN® encontram um novo lar, destacando o carinho com que os brasileiros escolhem e utilizam o tempero em suas cozinhas”.
Inspirando-se na cultura brasileira e nas mudanças comportamentais que moldaram nossa sociedade, SAZÓN® mudou o tom de suas comunicações. De uma abordagem centrada na ‘dona de casa’ nas propagandas do passado, a marca evoluiu para dialogar com os jovens de hoje, oferecendo dicas valiosas sobre o aproveitamento integral de alimentos, praticidade e sustentabilidade.
Essa evolução também é marcada por colaborações memoráveis com celebridades, desde Hebe Camargo e Agnaldo Rayol, até Ana Maria Braga e a icônica dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano, estes últimos desempenhando um papel crucial ao associar a marca à emblemática canção “É o Amor”.
Em 2018, SAZÓN® expandiu seu conceito de amor para abraçar uma causa social e ambiental, combatendo o desperdício de alimentos e promovendo o aproveitamento integral e reaproveitamento de alimentos. O compromisso da marca com a comunidade foi reforçado em 2020, com a campanha “Esquadrão do Amor”, apoiando ONGs que compartilham amor por meio da comida e, em 2021, com a campanha “Somos todos Esquadrão do Amor”, promovendo doações mensais para reduzir o desperdício de alimentos.
“É gratificante perceber como SAZÓN® evoluiu e se adaptou ao longo dos anos, acompanhando as mudanças de comportamento da sociedade brasileira. Desde o início, buscamos não apenas oferecer um tempero, mas também transmitir o amor e o cuidado que as pessoas colocam em suas refeições. Esses 35 anos representam não só nossa história, mas a história de cada consumidor que confiou em SAZÓN® para dar sabor aos seus pratos”, ressalta o gerente de marketing, Thiago Campos.
SAZÓN® é mais do que um tempero, é um símbolo de sabor e cuidado, uma parte essencial da culinária brasileira, e uma testemunha da evolução social. Além disso, é um compromisso com a sustentabilidade e a sintonia com os valores e os comportamentos dos consumidores. “Enquanto celebramos nossa jornada, refletimos e olhamos com entusiasmo para o futuro. Nosso compromisso perdura: espalhar o amor por meio da comida, transformar vidas e oferecer aquele toque especial em cada refeição. Essa é a essência de SAZÓN® e continuará sendo nossa inspiração nos anos que estão por vir”, finaliza Thiago Campos
________
FOTO: Divulgação