Veja quais são os grandes lançamentos mundiais de carros esportivos de luxo
Eletrificados ou a combustão, o fato é que os carros esportivos continuam com seu mercado aquecido no Brasil. Modelos acima da casa de R$ 2 milhões são vendidos para um seleto, mas perene grupo de consumidores ávidos por esportividade e desempenho extraordinários, qualquer que seja a alimentação. Variações do dólar à parte, as importadoras continuam trazendo os últimos lançamentos, com pouco ou quase nenhum delay em relação à sua apresentação no país de origem. E as unidades saem das lojas ao toque de caixa. Por isso, é bom os interessados já prepararem seus bolsos ao acabar de ler esta matéria, pois os carros aqui apresentados podem já não estar disponíveis…
Ferrari Roma Spider: premiada e única
Versão conversível do cupê 2+ (segmento criado pela própria Ferrari), a Ferrari Roma Spider chega ao país premiada: ganhou o principal prêmio de design da prestigiada associação alemã Red Dot Awards deste ano: Best of the Best na categoria Design de Produto. O modelo é equipado com propulsor V8 biturbo de 3,9 litros que entrega 620 cv de potência e 77.56 kgfm de torque e um câmbio automático de dupla embreagem de oito velocidades. Este conjunto mecânico leva o superesportivo a ir de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e atingir a velocidade máxima de 320 km/h. O interior também é impressionante. O cockpit apresenta um display digital curvo de 16 polegadas, pelo qual é possível controlar as diversas tecnologias incorporadas. O conforto na condução é proporcionado por várias delas, como as duas zonas de ar-condicionado (automático), ajuste do volante em altura e profundidade, ajuste elétrico dos retrovisores e banco do motorista com ajuste elétrico de altura. Outro item de conforto é a abertura rápida do teto, em apenas 13,5 segundos. A Via Itália, importadora da Ferrari, já anunciou a chegada ao Brasil do modelo ao preço de R$ 3,95 milhões.
McLaren Artura Spider: engajamento
O novo Artura Spider é o primeiro conversível híbrido de alto desempenho da McLaren e adiciona uma nova dimensão à linha de supercarros da marca. Em relação à versão fechada, é um superesportivo com mais potência, desempenho e proporciona ainda mais engajamento ao condutor. O conjunto de motores, um convencional 3.0 V6 e outro propulsor elétrico produzem uma potência combinada de 700 cv. Já o desempenho é semelhante ao do Artura original: 0 a 100 km/h em 3 segundos, 0 a 200 km/h em 8,4 segundos, 0 a 300 km/h em 21,6 segundos e velocidade máxima de 330 km/h. Sua capota rígida retrátil opera eletricamente em apenas 11 segundos, a velocidades de até 50 km/h. No interior, há sistema de infoentretenimento com tela sensível ao toque de alta definição, o que facilita a configuração de sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS). O modelo chega ao Brasil na revenda oficial no segundo semestre de 2024, por preço ainda a ser definido, mas a estimativa é que custe por volta de R$ 2,8 milhões.
Mustang GT Performance: montanha-russa
Como a Ferrari Roma Spider, a sétima geração do Mustang GT Performance resiste aos encantos da eletrificação e mantém o propulsor a gasolina. A melhor definição do “muscle car” norte-americano quem deu foi o piloto da Ford que levou a reportagem de GoWhere para uma volta no esportivo durante exclusiva apresentação para a imprensa, no campo de provas da Ford em Tatuí, São Paulo: “é uma montanha-russa sem trilhos”. Claro que a demonstração foi feita por piloto profissional, mas o desempenho do esportivo é de impressionar. O responsável está embaixo do capô, um motor Coyote V8 5.0 aspirado de 488 cv, que faz o novo Ford Mustang GT Performance ser o mais potente de todos os tempos em sua família. O modelo traz refinamentos de engenharia que são um deleite para amantes de “carros à moda antiga”: suspensão adaptativa ajustável, freios Brembo na dianteira e na traseira e barras estabilizadoras do Mach 1, freio eletrônico Drift Brake (novo recurso, que permite fazer manobras de derrapagem controlada das rodas traseiras), sistema de detecção automática de buracos e o Remote Rev, que permite acelerar o motor remotamente pela chave. O novo Mustang GT vem com seis modos de condução, desde a assistência elétrica da direção, a sensibilidade do acelerador, a rigidez da suspensão e o ronco do escapamento, até a aparência do painel de instrumentos para diferentes situações de rodagem. No interior, o cockpit é totalmente novo, inspirado em caças a jato, e transpira tecnologia. As telas de 12,4” e 13,2” do painel de instrumentos e do multimídia SYNC 4 formam um conjunto único, com várias opções de personalização. O pacote inclui também GPS embarcado, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregador por indução e som B&O de alta qualidade. O novo Ford Mustang GT Performance 2024 custa R$ 529 mil com previsão de entrega das primeiras unidades até o final de junho.
Lamborghini Huracán Sterrato: muita exclusividade
Novo showroom Lamborghini O Lamborghini Huracán Sterrato foi oficialmente apresentado no Brasil. Desenvolvido com a inusitada missão de conciliar atributos de um superesportivo com capacidades fora de estrada, o modelo foi o grande destaque da inauguração da nova loja da marca, em São Paulo. A cerimônia de abertura do showroom contou com a participação do CEO Stephan Winkelmann. A concessionária localiza-se na Avenida Pedroso de Morais, 2.274, Pinheiros, e foi construída com base no novo direcionamento do design da empresa (elementos tecnológicos, ampla área envidraçada, entre outros). Inaugurando um segmento dentro da Lamborghini, o Huracán Sterrato explora uma nova fronteira no prazer de condução. O superesportivo ganhou uma vocação off-road, sendo equipado com uma interação dedicada do sistema LDVI (Lamborghini Integrated Vehicle Dynamics), apresentando calibrações Strada e Sport específicas e introduzindo o modo Rally. Dessa forma, o bólido não poderia ser tão baixo como seus semelhantes, e ganhou 44 mm de altura em relação ao Huracán EVO. O interior do Huracán Sterrato reflete a filosofia “sentir-se como um piloto” adotada em todos os modelos desta linha. Os bancos esportivos em concha de fibra de carbono e os tapetes em alumínio convidam o motorista a um espaço feito para a aventura. Há displays dentro do veículo que oferecem acesso intuitivo às informações. O bólido é equipado com o lendário motor V10 de 5,2 litros que produz uma potência de 610 CV (449 kW) às 8.000 rpm e um torque máximo de 560 Nm às 6.500 rpm, proporcionando o desempenho de um supercarro esportivo em qualquer terreno, combinado com transmissão de dupla embreagem de 7 velocidades e tração integral controlada eletronicamente com diferencial traseiro autoblocante mecânico. Acelera de 0 a 100 km/h (60 mph) em 3,4 segundos e atinge uma velocidade máxima de 260 km/h. Aproximadamente 1.499 unidades serão produzidas para todo o mundo e somente 3 delas serão vendidas no Brasil. Cada uma custará R$ 4,4 milhões.
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POR Pedro Damian
FOTOS Divulgação