Tucupi: 3 receitas com o famoso ingrediente da Amazônia
De origem indígena, o Tucupi é uma das iguarias gastronômicas do Brasil. Muito utilizado na culinária amazônica, ele é feito por meio da fermentação do caldo extraído da raiz da mandioca brava amarela, e proporciona um sabor especial quando adicionado a carnes, saladas, arrozes e até drinks.
A Manioca, empresa de produtos alimentícios da Amazônia, tem como carro-chefe em seu portfólio, o caldo do Tucupi, vindo diretamente de Belém do Pará, já temperado, pronto para consumo e totalmente natural, sem corantes ou conservantes.
“A Amazônia nos oferece diversos sabores interessantíssimos, mas ainda pouco conhecidos pela maioria dos brasileiros e nosso propósito é torná-los mais acessíveis, conhecidos e inclui-los no dia a dia das pessoas, aproximando, assim, o Brasil da Amazônia, gerando renda ao povo da região e mantendo a floresta em pé”, explica Joanna Martins, cofundadora da Manioca.
Pensando em levar o sabor do Tucupi para a casa dos brasileiros, a Manioca preparou três receitas deliciosas que podem ser feitas utilizando o caldo.
Pato no Tucupi
Ingredientes (rendimento 6 porções):
2 patos médios
6 litros Tucupi
6 maços jambu
1 maço alfavaca
1 maço chicória
2 cabeças alho
20 unidades de pimentas de cheiro
Para o “vinha-d’alho”
5 limões
3 cabeças alho
Sal a gosto
1/2 litro vinho branco
1 pimenta de cheiro
Modo de preparo: lavar os patos em água corrente. Em um recipiente preparar o “vinha-d’alho” com o suco dos limões, 03 cabeças de alho socadas, o vinho branco, a pimenta de cheiro, sal e água a gosto. Temperar os patos no “vinha-d’alho” e deixar descansar de um dia para o outro na geladeira. Assar os patos em forno médio por aproximadamente 90 minutos. Em uma panela colocar para ferver o tucupi com 03 pimentas de cheiro, 02 cabeças de alho, alfavaca, chicória e sal a gosto. Após os patos esfriarem, cortá-los em 04 pedaços cada. Em uma panela colocar 02 litros do tucupi já temperado e ferver os patos em pedaços até ficarem bem macios. Desossar e tirar a pele dos patos já macios.
Modo de preparo do jambu: separar os talos mais tenros do jambu. Lavar em água corrente. Em panela com água fervente e sal a gosto escaldar levemente o jambu. Escorrer e reservar.
Como servir: em um prato de sopa colocar os pedaços de pato e cobri-los com o jambu e o restante do tucupi que não foi usado para amaciar os patos. O pato no tucupi é servido com arroz branco, farinha d’agua de mandioca e molho de pimenta.
Galinhada no Tucupi
Ingredientes:
600 g de coxinhas de frango
300 ml de Tucupi Manioca
1 xícara de arroz
1 cebola
3 tomates
2 pimentões
Páprica
Cúrcuma / Açafrão
Modo de preparo: pique a cebola, os pimentões e o tomate em cubinhos. Em uma panela, doure os frangos temperados com sal, pimenta e um pouco de açúcar. Retire e reserve. Refogue a cebola e os pimentões com páprica, sal, pimenta e açafrão. Adicione 1 xícara de arroz e 1 xícara do Tucupi Manioca. Volte com o frango para ele cozinhar no preparo. No final adicione o tomate picado e o cheiro verde.
Vinagrete de Tucupi
Ingredientes:
2 xícaras de tomate cereja partido ao meio
2 xícaras de pepino japonês em rodelas
½ xícara de pimentão laranja em cubos pequenos
½ xícara de cebola roxa em meia lua
1 xícara de Tucupi Manioca (250ml)
½ xícara de azeite de oliva extravirgem
Sumo de 2 limões tahiti
1 dente de alho picado finamente
1 pimenta dedo de moça, sem sementes, picada
¼ xícara de salsa picada
1 colher de sopa de gengibre ralado
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo: em uma cumbuca, junto todos os ingredientes e misture bem. Leve à geladeira por pelo menos 1 hora.
Risoto de Tucupi com Cogumelos
Ingredientes
100 g de arroz arbóreo, carnaroli ou bomba
250 ml de Tucupi Manioca
100 g de cogumelo fresco
3 colheres de sopa de manteiga, usadas separadamente
¼ de cebola cortada
1 colher cheia de parmesão ralado na hora
½ copo de vinho branco
2 colheres de azeite, usadas separadamente
Tomilho ou orégano fresco para finalizar
Modo de preparo: comece limpando os cogumelos, com uma toalha de papel molhada e corte em fatias. Aqueça o Tucupi Manioca em fogo baixo. Desligue o fogo antes do caldo ferver e reserve. Em uma frigideira grande, doure a cebola picada com o azeite. Em seguida, adicione os grãos de arroz e misture bem; adicione 1/3 dos cogumelos e deixe refogar. O próximo passo é adicionar o vinho. Quando a frigideira estiver seca, comece a adicionar, aos poucos, aproximadamente 2/3 do Tucupi Manioca aquecido. Em outra frigideira, frite o restante dos cogumelos, usando metade da manteiga e reserve. Quando o grão de arroz estiver pronto, coloque o restante do Tucupi Manioca, da manteiga e o parmesão, misturando intensamente por dois minutos. Por fim, junte os cogumelos, finalizando com tomilho ou orégano fresco.
___________________
FOTO DESTAQUE: Adobe Stock
FOTOS RECEITAS: Divulgação/Thiago Medeiros (Vinagrete de Tucupi), Divulgação/Manioca (Risoto de Tucupi) e Divulgação/Samir Duarte (Galinhada no Tucupi)