Tiago Abravanel faz sua estreia como diretor no musical Hairspray
Tiago Abravanel, conhecido pelo seu carisma e talento multifacetado, agora mergulha no universo da direção com um dos musicais mais adorados de todos os tempos: Hairspray. Além de dirigir, ele também vai subir ao palco e atuar na nova versão do espetáculo, prometendo uma performance cheia de energia e emoção. Após uma temporada no Rio de Janeiro, o espetáculo chega a São Paulo a partir do dia 05 de setembro no Teatro Renault, de quinta a domingo.
Para quem não conhece, Hairspray é uma história vibrante sobre a luta contra preconceitos e a celebração da diversidade, encenada em meio a danças animadas e canções cativantes. Em entrevista exclusiva para a GoWhere, Tiago conta que a ideia de trazer o musical de volta para o Brasil é a realização de um sonho de muitos anos.
“Meu envolvimento com Hairspray existe desde quando eu comecei a estudar teatro musical, já que o conheci quando fazia curso de teatro musical no TeenBroadway e vivi a Edna, de maneira amadora, quando era bem novo. Em 2009 tive a oportunidade de fazer parte do elenco da montagem do Miguel Falabella, como substituto do Edson Celulari, mas não cheguei a atuar como Edna, mas sentia que faltava algo. Em 2020, comprei os direitos do musical no Brasil e junto com meus amigos Tinno Zani, Antonia Prado e Rafael Villar, começamos a colocar o sonho no papel”, revela.
O espetáculo se passa na cidade norte-americana de Baltimore, nos anos 1960, onde a adolescente cheia de energia Tracy Turnblad sonha em dançar no programa de TV local, The Corny Collins Show. Desafiando as normas sociais e lutando contra a discriminação, Tracy se torna uma voz pela igualdade racial e pelo direito de todos dançarem juntos. Com humor, música e coreografias vibrantes, Hairspray aborda questões de inclusão, aceitação e amor próprio, enquanto Tracy e seus amigos trabalham para mudar a sociedade através da dança.
Na produção, Tiago interpreta Edna Turnblad, mãe da protagonista, dona de casa que tinha seus sonhos e que os privou por medo de ser julgada pelo seu corpo. O ator já interpretou personagens como Sebastião, em A Pequena Sereia, Tim Maia, em Tim Maia- Vale Tudo, Snoopy, em Meu amigo Charlie Brown, Vlad, em Anastasia e, segundo ele, Edna foi um desafio completamente diferente.
“Além do fato de ser uma mulher, acho que ela tem uma curva dramática muito legal tanto para a história quanto para a construção desse personagem para mim, como ator. Ela passa por um caminho de transformação no espetáculo onde começa amargurada e descontente com a vida e, com a filha, ela percebe que pode realizar todos os sonhos que tinha, que nem o corpo e nem a idade são limitadores para ela concretizar o que deseja. Tudo isso se diferencia de todos os outros personagens que já fiz e estou muito feliz em fazer”, frisa o ator.
Além de divertido, engraçado e feito para toda a família, a maior mensagem que o musical Hairspray traz com ele, sem dúvida, é sobre a força do coletivo, da diversidade, do orgulho e da coragem de ser quem é.
“Mesmo se passando na era dos 60, Hairspray continua sendo atual porque ainda precisamos falar sobre os assuntos que ele aborda. Precisamos falar sobre a representatividade de corpos gordos no protagonismo, seja na televisão ou no palco de um teatro. Precisamos falar também da segregação racial, do espaço que as pessoas pretas têm que ocupar pelo seu talento e sua potência. Claro que Hairspray tenta trazer tudo isso com leveza, porque afinal de contas é um espetáculo de entretenimento para toda a família. Mas tudo isso precisa ser observado, refletido e mudado”, comenta.
Por conta da sua experiência, muitos jovens enxergam Tiago como grande inspiração no mundo teatral e, para aqueles que querem criar uma carreira mas não sabem como começar, o ator afirma que apesar de não ser uma carreira estável, o estudo, a perseverança, posicionamento e a paciência são a chave para ingressar nesse mundo. “Você tem que saber exatamente aquilo que você quer, onde quer estar, compreender a hora que precisa ceder coisas e o que não pode aceitar de jeito nenhum. É complexo, mas eu não largo por nada. É onde amo estar e é onde sempre vou querer estar”, explica.
“As pessoas podem esperar muita diversão, muitas risadas, músicas empolgantes, figurinos lindos, cheios de brilho, mas também podem esperar muita reflexão sobre esses assuntos tão atuais e fundamentais pra gente ser uma sociedade melhor.”
Hairspray
A partir de 5 de setembro
Teatro Renault
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411 – Bela Vista
Quintas e Sextas às 20h, Sábados às 16h e às 20h e Domingos às 15h e às 20h
Ingressos à venda em https://sales.ticketsforfun.com.br/#/event/hairspray-tr-2024-09?
_________
POR: Beatriz Freitas
FOTO DESTAQUE: Divulgação/José de Holanda
FOTOS: Divulgação/ José de Holanda e Divulgação/Ricardo Brunini