Test drive: Volkswagen Virtus entrega muito mais do que o esperado
É importante frisar ao leitor que aqui na seção mobilidade, do portal da GoWhere, a ideia é trazer informação de todas as opções automotivas disponíveis no mercado. Dos compactos aos sedãs, e dos SUV às picapes mais completas, passando por esportivos das linhas mais premium disponíveis e, claro, os híbridos e elétricos. Dito isto, o test drive dessa semana traz um carro que nos surpreendeu. A Volkswagem é uma montadora alemã com grande destaque no mercado nacional, e por isso tem um portfólio amplo. O Volkswagen Virtus 170 TSI Automático 2024 é um carro com grande potencial de mercado e agrega valor pelo ótimo custo-benefício e pelos equipamentos que traz, mesmo sendo um carro quase de entrada da linha Virtus.
Este sedã compacto da Volkswagen entrega muito mais do que imaginamos. Apesar de ser uma versão mais acessível e quase de entrada da marca alemã, ele tem muito equipamento e esbanja espaço interno (inclusive no porta-malas). É um ótimo veículo se você está procurando algo para o dia a dia, mais econômico, bom custo-benefício e conforto. Tem seis arbags e controle de cruzeiro adaptativo, o que o torna diferenciado nesse segmento. Tem mais! A grade do Volkswagen Virtus hoje conta com 3 opções de motores de acordo com as versões:
– Uma versão com motor 170 TSI com transmissão manual ou automática (semelhante a que testamos);
– Nas versões Confortline e na Highline só há transmissão automática com motor 200 TSI, com um pouco mais de potência e torque;
– Versão topo de linha que é a Exclusive, com motor 250 TSI, mais potência e mais equipamentos.
São três opções de motorização no Virtus atualmente.
O motor do Virtus 170 TSI Automático 2024 traz muitas melhorias e mudanças com relação àquele que conhecíamos do Up! E, mais recentemente, do Polo. A nomenclatura 170 TSI faz menção ao torque máximo, com 109 cavalos com o tanque abastecido com gasolina a 116 cavalos no etanol. O motor tem 3 cilindros turbo de injeção direta, duplo comando variável. Entrega mais torque com menos rotação em relação ao motor aspirado, como era o das versões mais antigas do Virtus, além obviamente de economia.
Para a reportagem, outro grande destaque do Virtus é a iluminação dianteira, toda feita em LED, aliás, o carro tem um conjunto Full LED, incluindo a luz de pisca. Não é só beleza, há muitas vantagens. O LED gasta menos energia, dura mais e gera mais iluminação.
Na traseira, como na frente, tudo é iluminado em LED. Luz de lanterna , luz de freio, luz de pisca, ré e até a placa, com sensor de estacionamento traseiro. Espaço de porta malas está entre os melhores da categoria. São 521 litros e uma boa área livre para o encaixe de grandes bagagens.
Atrás do símbolo da Volkswagen, na dianteira, há um radar eletromagnético frontal. Mas o que isso significa? O Virtus conta com um sistema de frenagem automático de emergência, com alerta de colisão frontal e controle cruzeiro adaptativo. Esses são recursos que o leitor não vai encontrar em concorrentes diretos do Virtus. Roda em liga leve, aro 15 polegadas e pneu 195 com perfil 65.
O pneu tem custo benefício excelente, flanco alto, o que o torna mais seguro.
O banco traseiro do Volkswagen Virtus também merece destaque. O carro tem 2,65 metros de entre eixos, sendo o maior da categoria. O espaço é generoso e, mesmo com pessoas de estaturas altas, há possibilidade de deixá-las bem acomodadas.
Há saída de ar condicionado na parte traseira e entradas USB. Mesmo que o acabamento não seja o melhor, o conforto compensa.
Na frente, os espaços para guardar coisas são amplos e o design, em alguns detalhes, são bem cuidados, com a alternância de tecidos e material sintético. O descansa braços é um bom porta-objeto e se desloca para frente, quando desejado. lém disso, tem um equipamento que normalmente não é encontrado em carro dessa categoria, o carregador de celular por indução. A central multimídia é compatível, via cabo, por sistema Android e Apple Car Play.
A reportagem utilizou o carro em estrada, em trechos com mais e menos velocidade, além de pista sinuosa. Abastecido com etanol, o veículo teve uma média excelente, pois ficou acima dos 14km/l, se tornando um dos mais econômicos, à combustão, já testados pela reportagem.
Os menus do painel, manipulados pelas teclas do volante, são bem intuitivos e as funções são claras. É possível ver o consumo instantâneo e o consumo por trecho.
Ao rodar em piso desnivelado, o conforto permanece bom, pois o carro tem um bom isolamento acústico, considerando a categoria do Virtus.
Volkswagen Virtus 170 TSI Automático 2024
R$ 118.990,00*
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POR Aroldo de Oliveira
FOTOS: Divulgação Volkswagen
* Preço pesquisado em Janeiro/2024