Test drive: Ford Mustang Mach 1, um esportivo com muitas surpresas
Não é todo dia que a reportagem de Go Where avalia um ícone esportivo. Apenas para que o leitor entenda a autoridade desse bólido, o Mustang completou 59 anos, e somou mais um ano no seu histórico de liderança global do segmento. O novo Mustang de sétima geração será lançado este ano nos EUA com o motor V8 mais potente de todos os tempos. Aliás, o modelo Mach-E, SUV elétrico da família, já atingiu a produção de 150.000 unidades e este ano chega também ao Brasil. Ao comemorar seu 59º aniversário, ele foi confirmado como o cupê esportivo mais vendido do mundo pelo oitavo ano consecutivo, de acordo com dados da Ford e da S&P Global Mobility. Essa análise inclui registros de governos e outras fontes que capturam 95% do volume global de veículos novos em mais de 80 países. “Estamos orgulhosos da família Mustang, do que ela representa para a Ford e especialmente para os seus apaixonados proprietários e fãs”, diz Dave Bozeman, vice-presidente de veículos para entusiastas da Ford Blue.
O modelo avaliado pela reportagem foi o Mustang Mach 1, um carro esportivo e superconectado, que faz parte da quarta geração do clássico Mach 1. Performance, segurança e conectividade faz parte da atmosfera desse carro. O Mach 1 é o primeiro Mustang conectado da América do Sul, equipado com o sistema FordPassTM Connect, que dá acesso a informações e comandos do veículo pelo celular. Por exemplo, ele permite travar e destravar portas de maneira remota. À distância, você também pode dar partida com acionamento do ar-condicionado para deixar o carro na temperatura ideal. O Mach 1 tem ainda central multimídia SYNC 3 com navegação e comando de voz, que permite fazer e receber ligações, além de realizar conexão com Apple CarPlay ou Android Auto.
Ao entrar na cabine, é notável que o novo Ford Mustang Mach 1 prioriza o conforto e a sofisticação. O interior de personalidade, em estilo cockpit, conta com forte influência aeronáutica. Os bancos fazem um tributo à primeira geração do ícone, lançada em 1969, com recortes horizontais e um detalhe de cor contrastante no encosto. Já o revestimento em couro perfurado serve também ao sistema de aquecimento e resfriamento interno. O charme extra fica por conta da luz de aproximação dos retrovisores externos que gera uma projeção do ícone do cavalo no chão.
Dirigir o Mach 1 é uma experiência envolvente, que traz uma sensação única de potência e controle. Para isso, contribuem os sete modos de direção – Normal, Esportivo, Esportivo+, Pista, Drag, Neve/Molhado e My Mode –, que adaptam as configurações do veículo para extrair o melhor desempenho em cada condição de pista. O escapamento oferece quatro níveis sonoros: silencioso, normal, esportivo e pista. O modo silencioso pode ser agendado, por exemplo, para não incomodar os vizinhos de manhã ou no período da noite. Agora, se você é um fã de performance, nos modos esportivo e pista o som fica mais encorpado, garantindo uma sensação incomparável.
Outro destaque do veículo é o conjunto de segurança autônoma, que traz alerta de colisão com detecção de pedestres e frenagem de emergência, assistente de permanência em faixa e alerta de fadiga. Os oito airbags (frontais, de cortina, joelhos e tórax), controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, câmera de ré com sensor de estacionamento, farol alto automático, sensor de chuva e monitoramento individual de pressão dos pneus completam os atributos de segurança.
Ao dirigir esse ícone, foi bom desfrutar do sistema de áudio premium da Bang & Olufsen, que oferece uma experiência acústica de altíssima qualidade, com 1.000 W de potência, 12 alto-falantes e subwoofer de 8 polegadas.
CINCO TECNOLOGIAS
O Ford Mustang Mach 1 é um caso raro de veículo homologado para as ruas com configurações desenvolvidas para as pistas. Além de potente e muito rápido – seu motor Coyote V8 5.0, de 483 cv, vai de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos – ele impressiona pelo nível de controle e dirigibilidade em alta performance. Muito desse desempenho se deve a tecnologias exclusivas incorporadas ao clássico de edição limitada, que utiliza peças de versões icônicas e de competição, como Bullitt, Shelby GT350 e Shelby GT500. Conheça cinco desses segredos que tornam o Mach 1 tão especial.
- Sistemas de arrefecimento – Numa máquina capaz de girar a 7.250 rpm e acelerar a 250 km/h, gerenciar o calor é uma necessidade crítica. O Mach 1 tem dois potentes radiadores para o arrefecimento do motor e do fluido da transmissão automática de dez velocidades, emprestados do Shelby GT350. Um terceiro sistema, vindo do Shelby GT500, é utilizado para o arrefecimento do diferencial traseiro, com capacidade para dissipar até 3 kW de calor. No painel digital de 12” totalmente customizável, o motorista pode monitorar a temperatura do motor, da transmissão e do diferencial traseiro em tempo real, assim como outras funcionalidades, métricas de desempenho e cronometragem.
- Suspensão adaptativa MagneRide – O Mach 1 tem suspensão do tipo MacPherson na dianteira e independente Integral-link na traseira, com amortecedores de fluido eletromagnético viscoso e sensores que monitoram as condições de pilotagem 1.000 vezes por segundo para fazer o ajuste independente nas quatro rodas. Esse sistema otimiza a aderência nas acelerações e frenagens, torna o carro um pouco mais rígido nas retas e permite a torção adequada nas curvas, melhorando a performance na pista.
- Conjunto aerodinâmico – No desenvolvimento do Mach 1 foram dedicadas muitas horas para aprimorar a aerodinâmica, otimizando o “downforce” do veículo para curvas mais velozes e com absoluto controle, colado ao chão. Além de bonito, o para-choque dianteiro é funcional, diminuindo o arrasto aerodinâmico. O defletor inferior acelera o fluxo de ar para baixo do carro e cria uma pressão negativa, auxiliando também no arrefecimento dos freios. As grades laterais do para-choque direcionam o ar para os dois radiadores adicionais. A traseira conta com defletor inferior do GT500, que trabalha em sintonia com o difusor dianteiro e o aerofólio para criar o balanço ideal entre a dianteira e a traseira. Esse aerofólio tem um design inovador, de tamanho menor, mas não se engane: é muito eficiente.
- Freios Brembo – Um esportivo que acelera muito precisa também de freios robustos. O Mach 1 tem freios dianteiros Brembo de 15” com pinças de alumínio e seis pistões de 36 mm. Ele conta também com pastilhas desenvolvidas para as pistas e dutos para refrigeração do sistema. Tudo isso para entregar alta performance até nas condições mais extremas, segurando a fera quando necessário.
- Modos de direção – O Mach 1 tem sete modos de direção – Normal, Esportivo, Esportivo+, Pista, Drag, Neve/Molhado e My Mode –, que adaptam as configurações do veículo para extrair o melhor desempenho em cada condição de pista. Com um comando no painel, eles variam os parâmetros de velocidade da troca de marchas, resposta do acelerador, atuação dos freios ABS, controle de estabilidade, rigidez da direção, suspensão adaptativa e até o ruído do escapamento, com quatro níveis (silencioso, normal, esportivo e pista) para não incomodar os vizinhos de manhã ou liberar o ronco encorpado do V8.
A partir de R$ 576.4901*
Motor Coyote 5.0L v8
Potência 483cv
Torque 556Nm
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POR Aroldo de Oliveira
FOTOS Divulgação
*Preço pesquisado em Dezembro/2023