Test drive: versão 2022 do Peugeot 3008 está cheia de novidades
O time editorial de Go Where estreia aqui no site a seção de test drives em veículos de classe premium, luxo e superluxo, sejam compactos, sedãs, SUVs, esportivos, picapes ou cupês. A avaliação que você vai encontrar por aqui nunca será técnica, mas baseada em conceitos de boa dirigibilidade, conforto, segurança e tecnologia. Mas, além disso, você também terá todos os dados de potência, capacidade de consumo, design e detalhes dos itens tecnológicos que o carro dispõe.
Iniciamos a coluna com o novo Peugeot 3008, que ganhou as ruas aqui no Brasil inovando ainda mais em design, tecnologia e segurança.
Apenas para dar um overview do perfil externo do carro, o Peugeot 3008 apresenta uma nova dianteira com nova grade Frameless, sem moldura, o que consolida o estilo cada vez mais suntuoso, ao mesmo tempo em que mantém a fluidez das linhas. Em um novo efeito de design, suas aletas se prolongam sob os faróis, realizando a fusão de todos os elementos.
Para acentuar a esportividade, aberturas laterais em preto brilhante e uma placa de proteção inferior integram o para-choque a partir do primeiro nível de acabamento. No GT Pack, uma grade específica evidencia a subida de gama estilística das versões.
Os faróis dianteiros também foram redesenhados. Eles contam com tecnologia LED nos dois níveis de acabamento, com um prolongamento de DRL na forma de presa, e com a extremidade cromada. Essa assinatura luminosa está perfeitamente alinhada com o estilo atual da Peugeot, sendo imediatamente reconhecível. No nível de acabamento GT Pack, os faróis Full LED promovem uma pegada high-tech e diferenciada, graças à extensão da assinatura luminosa e à função de iluminação em curvas (EVS), que otimiza a visibilidade até 90 km/h. Os faróis de neblina foram substituídos pela função “Foggy Mode” integrada aos faróis Full LED, que acende os faróis de luz baixa com intensidade reduzida quando as luzes de neblina traseiras são acionadas.
Na traseira, as novas lanternas adotam a tecnologia Full LED (inclusive para a luz de ré), exibindo garras 3D que tornam a assinatura luminosa mais incisiva.
Experiência no I-COCKPIT 2.0
É preciso desfrutar, e muito, do interior do carro. O cluster digital de 12,3 polegadas, configurável e personalizável, ganha um bloco de mostradores digitais com tecnologia “Normally Black”, acabamento de alta qualidade e leitura aprimorada com contrastes superiores.
A nova central multimídia com tela tátil de 10” e alta definição é acompanhada por sete elegantes teclas “toggles switches”, que permitem acesso direto e permanente às principais funções de conforto: rádio, ar-condicionado, navegação 3D conectada com comando de voz, configurações do veículo, aplicativos móveis e pisca-alerta.
Todas as configurações vêm equipadas de fábrica com o seletor de modos de condução que permite escolher entre os modos Normal, Sport e Eco. Há ainda teto solar panorâmico; bancos massageadores multipontos na versão GT Pack; e freio de estacionamento elétrico.
Motor consagrado
O sofisticado e premiado motor 1.6 THP de 165 cv continua fazendo sucesso no novo Peugeot 3008. Seu torque imponente de 24,5 kgfm surge a apenas 1.400 rpm que, aliado à transmissão automática de seis velocidades, imprime uma condução rápida, divertida até. Trata-se de uma das mais altas tecnologias aplicadas em motores a combustão, com pressão de turbo controlada eletronicamente, torque em alta faixa de rotação e consumo contido, graças ao vasto uso da eletrônica e da modernidade do projeto que garante baixo atrito interno das peças móveis.
Para dar o suporte devido ao 1.6 THP, o câmbio automático de seis marchas traz ainda o modo manual, possibilitando que as trocas de marchas possam ser feitas pelo motorista através das aletas (paddle shifters). Com essa configuração, o câmbio do Peugeot 3008 está totalmente preparado para o trânsito das cidades brasileiras.
Com três modos de condução, Normal, Eco e Esportivo, o carro consegue transitar entre a esportividade, economia e conforto. O balanço entre boa potência, torque e carroceria moderna resulta em ótimos números de consumo e diversão para todos a bordo.
Com este torque bem intenso, um volante preciso e a tecnologia de que precisamos para uma boa direção, o Peugeot 3008 foi muito bem avaliado pela equipe de Go Where Lifestyle para ser usado como carro de passeio e até para uso no dia a dia, visto que o SUV apresentou bons níveis de consumo:
Na cidade: Peugeot 3008 1.6 THP AT6 2022 – 9,8 km/litro com gasolina
Estrada: Peugeot 3008 1.6 THP AT6 2022 – 12,1 km/litro com gasolina
https://carros.peugeot.com.br/
———————-
POR: Aroldo Oliveira
FOTOS: Divulgação