Test Drive: Renault Megane E-Tech se destaca pelo conjunto e ótima autonomia
Lá se vai mais um teste drive com um carro 100% elétrico e o Megane não decepcionou. O carro tem um design futurista, porém, sem ser ostensivo. É funcional, seus comandos são intuitivos e claros, e o conforto está garantido. Tudo isso num pacote positivo, com uma autonomia de até 495 km no uso urbano e 463 km no rodoviário, segundo a norma SAE J1634, utilizada pelo Inmetro. No uso misto, a autonomia é de 481 km na SAE J1634 e 337 km no PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular).
Com a chegada do Megane E-Tech 100% elétrico, a Renault abriu um novo capítulo na mobilidade elétrica baseando-se em seus mais de dez anos de expertise no desenvolvimento, produção, venda e manutenção de veículos elétricos. O Megane E-Tech se beneficia de uma plataforma inédita voltada a veículos elétricos, a CMF-EV, que une o melhor do design, performance e tecnologia num produto único e refinado.
“O Megane E-Tech é o primeiro veículo a ser comercializado da fase Renovation aqui no Brasil, que é a segunda fase do plano estratégico mundial Renaulution. É o primeiro veículo que chega com a nova identidade da Renault, refletindo o novo posicionamento da marca no mundo e no Brasil. Com a chegada do Megane E-Tech nós ampliamos a gama Renault E-Tech no país. Nós acreditamos que o E-Tech conecta inovação e tecnologia a um mundo mais sustentável e esta é a nossa visão de futuro na Renault do Brasil”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
O Megane E-Tech é sucesso na Europa, com mais de 60 mil emplacamentos e o mercado brasileiro BEV vem registrando crescimento contínuo. No Brasil, a Renault comercializa veículos elétricos desde 2013 em projetos de mobilidade em parceria com empresas e, desde 2018, vendidos para o cliente final.
Design inovador
O Megane E-Tech 100% elétrico introduz uma nova plataforma focada na motorização elétrica sendo pioneiro na linguagem de design “Sensual Tech”. Também, é o primeiro a apresentar o novo logo da marca, o “Nouvel’R”. Com um DNA elétrico, destaca-se pela elegância e dinamismo, combinados com um interior moderno, sofisticado e ergonômico. O design curvilíneo dos ombros da carroceria, os recortes nos para-lamas em torno dos faróis e o capô arqueado coexistem com linhas definidas, como a lâmina nos para-choques e as saídas de ar laterais no para-choque dianteiro, ressaltando uma sensação de qualidade premium.
As características sensuais que marcaram o sucesso do seu estilo foram mantidas, integrando elementos tecnológicos (faróis Full-LED com detalhes em 3D na traseira, cluster digital de 12,3” integrado a um multimídia OpenR de 9”), além de outros detalhes inspirados em objetos high-tech. Com uma distância entre eixos de 2,68 m e um comprimento total de 4,20 m oferecidos pela nova plataforma modular CMF-EV, o Megane E-Tech 100% elétrico exibe proporções inéditas. Os designers criaram um hatch dinâmico com dimensões externas mais contidas. A bateria tem uma espessura recorde dentre os veículos da marca (apenas 110 mm), o que permitiu diminuir as proporções externas para definir novos limites na relação dimensões externas/espaço interno, reduzindo assim o centro de gravidade e proporcionando mais prazer e dinamismo ao dirigir.
O Megane E-Tech 100% elétrico associa um design compacto e uma linha de teto mais baixa (1,52 m), mas com amplo espaço interno. A robustez é percebida através da presença de atributos que remetem a outros segmentos: rodas diamantadas de 18” proteções na parte inferior carroceria e nas caixas de roda, além de uma linha de cintura alta. Já a linha descendente do teto, as bitolas alargadas e as maçanetas das portas “fluidas” e integradas remetem ao mundo dos cupês. A altura contida, o espaço interno e o volume do porta-malas são uma referência ao mundo dos hatchbacks do segmento C.
O Megane E-Tech traz maçanetas de porta embutidas. Quando o motorista ou o passageiro dianteiro se aproxima para abrir uma porta, ou quando o veículo é destravado, as maçanetas disfarçadas na carroceria aparecem automaticamente, por meio de um sistema elétrico. Elas retornam à posição fechada dois minutos depois do veículo ter sido estacionado ou quando ele começa a rodar, ou ainda com o travamento das portas.
Na cabine do Megane E-Tech, fica evidente a inspiração vinda do universo do premium. Vários materiais inéditos e reciclados foram combinados para oferecer um ambiente acolhedor, para que os ocupantes se sintam “em casa”. O objetivo dos designers foi ir além dos materiais tradicionais, como o plástico, e além das cores tradicionais, como o preto.
O painel de bordo é revestido de material têxtil. Já o contorno superior do painel de bordo e a moldura superior dos painéis das portas são ornados com um revestimento em Alcântara. O revestimento dos bancos mistura revestimento premium e material têxtil 100% reciclado. A localização da alavanca de marchas atrás da direção e a instalação do botão de controle do sistema Multi-sense no volante permitiram liberar ainda mais espaço entre os dois bancos dianteiros, o que possibilitou a instalação um porta-objetos aberto com uma capacidade inédita de sete litros. Graças ao formato retangular, a capacidade de até 440 litros do porta-malas é 100% aproveitável, onde os cabos de recarga encontram um compartimento de 33 litros específico, com acesso a partir do forro do assoalho. O Megane E-Tech 100% elétrico está disponível em três cores: cinza Rafale, cinza Schiste e azul Nocturne sempre associados a pintura bíton, com teto preto Étoilé.
Potência surpreendente
Com o motor que oferece 220 cv de potência e 30,6 kgfm de torque, além dos quatro níveis de frenagem regenerativa, o Megane E-Tech eleva o prazer da motorização elétrica. O motor do Megane E-Tech 100% elétrico é totalmente novo. Ele foi desenvolvido pela Aliança, sendo utilizado por seus diferentes parceiros e produzido em duas plantas: no Japão para a Nissan e em Cléon, na França, para a Renault. Conhecido mais especificamente como motor síncrono eletricamente excitado (EESM), ele tem sido usado consistentemente pelo Renault Group e pela Aliança nos últimos dez anos e continuará a servir a marca no futuro. Possui melhor potência em comparação com motores de ímã permanente e não requer metais de terras raras, reduzindo assim o impacto ambiental e o custo da produção em larga escala. Graças ao design otimizado, este motor é compacto, pesando apenas 145 quilos (incluindo a transmissão).
O modelo oferece todo o prazer da condução elétrica, principalmente a aceleração instantânea, tanto dinâmica como linear, permitindo que o Megane E-Tech realize um 0 a 100 km/h em apenas 7,4 segundos. Assim como o conjunto motriz, o Megane E-Tech 100% elétrico tem uma bateria totalmente nova de 60 kWh e 395 quilos, cujo projeto foi feito para se integrar perfeitamente à plataforma CMF-EV. A bateria fina contribui diretamente para limitar a altura do veículo a 1,52 m, beneficiando a aerodinâmica e a eficiência. A bateria pode recuperar energia a cada frenagem. Mas para otimizar a autonomia independentemente do modo de condução, o Megane E-Tech é equipado com um sistema de frenagem regenerativa otimizada.
A frenagem regenerativa é ativada quando a alavanca de marchas está posicionada no modo D (Drive), permitindo recuperar a energia cinética da desaceleração (soltando o pé do acelerador) e transformando-a em energia elétrica, que é armazenada na bateria. Assim, é possível melhorar a eficiência e autonomia do veículo, utilizando menos o pedal do freio. A versatilidade do Megane E-Tech é potencializada pelas várias soluções de recarga, incluindo 130 kW em carregadores rápidos de rodovias e 22 kW em sistema trifásico, amplamente disponível nas cidades. Todas são otimizadas para uma eficiência máxima.
Inovação high-tech
A nova tela de multimídia OpenR combina, de forma integrada, o cluster digital de 12,3”. O display OpenR é recoberto por uma superfície de vidro reforçada que melhora a sofisticação e a robustez, tornando-a mais agradável ao toque e ao olhar. A luminescência e a taxa de reflexão da luz das telas foram otimizadas e, junto com o tratamento antirreflexos específico, permitem melhor visibilidade nos dias mais ensolarados. O display OpenR oferece uma superfície de visualização total inédita: 321 cm² para a tela de 12,3” o painel de instrumentos (1920 x 720 pixels no formato paisagem). A tela multimídia mede 9” (1250 x 834 pixels no formato paisagem). A tela OpenR integra as melhores tecnologias de ponta, para uma experiência tanto fluida como imersiva. Ela integra a terceira geração da plataforma Snapdragon Automotive Cockpit da Qualcomm com processador octa-core, permitindo múltiplas visualizações, integração rápida com USB Tipo C e todas as tecnologias necessárias aos recursos de segurança embarcada e aos dispositivos avançados de assistência ao motorista. Esta plataforma foi dimensionada para ter maior durabilidade, mantendo-se compatível com as futuras atualizações do sistema. Em termos de software, ela conta com o novo sistema OpenR.
A aproximação de uma pessoa com a chave-cartão é detectada automaticamente pelo Megane E-Tech a partir de 1 m de distância. O veículo aciona uma sequência de boas-vindas, com vários efeitos luminosos dos faróis, luzes da rodagem diurna e piscas que se acendem e apagam sucessivamente. Na traseira, a faixa luminosa, as lanternas e os piscas se acendem. Esta sequência de inicialização termina com o acendimento das duas lâmpadas integradas aos retrovisores laterais, projetando o novo logo Renault no solo e indicando o caminho para chegar até o veículo.
A iluminação dianteira e traseira do Megane E-Tech, 100% LED, é finamente esculpida e moderna. O veículo inaugura assinaturas luminosas inéditas com desenho “eletrizante”, que se estendem até o logo central, reforçando seu design dinâmico. Três modos pré-programados (Eco, Confort e Sport) associam o melhor destas regulagens com o objetivo de melhorar a eficiência, adaptando-se às situações mais frequentes e potencializando as sensações dinâmicas. Um quarto modo (Perso) permite personalizar totalmente as regulagens. O motorista pode alterar de um modo para o outro a qualquer momento. O Megane E-Tech tem um sistema de alerta sonoro externo, que avisa os pedestres sobre sua presença. Batizado de VSP (Vehicle Sound for Pedestrians ou sons de alerta para pedestres), o recurso é ativado quando o veículo está a uma velocidade entre 0 e 30 km/h, utilizado normalmente nos centros urbanos.
“Made in” France
O Megane E-Tech 100% elétrico é produzido na França, na fábrica de Douai, no coração do ElectriCity, o novo pólo industrial de referência para veículos elétricos na Europa. O Megane E-Tech vai ainda mais longe em matéria de respeito ao meio ambiente. Todos os seus revestimentos têxteis são produzidos a partir de materiais 100% reciclados, o que pode equivaler a 2,2 kg no total. Vários componentes visíveis (parte inferior do cockpit) e não visíveis (estrutura do painel) são produzidos com plásticos reciclados, totalizando 27,2 kg. No fim do ciclo de vida, 95% do veículo poderá ser reciclado.
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POR Aroldo de Oliveira
FOTOS Divulgação Renault/Rodolfo Buhrer