Test Drive: Mitsubishi Eclipse Cross Rush tem desempenho de alto nível
Pela primeira vez a Coluna Mobilidade da GoWhere avalia um carro da montadora japonesa Mitsubishi. E a experiência não nos desapontou. O SUV Eclipse Cross Rush nasceu como uma série especial e limitada a apenas 150 exemplares. Porém, passou a fazer parte da linha de veículos da Mitsubishi, tal foi a aceitação do público pelo chamado custo-benefício que o carro traz: desempenho, design, robustez, economia e, de quebra, um preço atrativo (R$ 169.990*).
Produzida na fábrica da HPE Automotores em Catalão (GO), a linha Eclipse Cross entrega uma dirigibilidade primorosa e a possibilidade de explorar mais as atividades ao ar livre, passar momentos mais próximos da natureza e das belas paisagens do Brasil, tudo por conta dos eventos – rallies e passeios – que a marca promove a seus clientes há décadas.
Por fora, o Eclipse Cross Rush oferece um visual mais arrojado. A parte dianteira traz grade frontal agora conta com acabamento em black piano e o skid plate com pintura em cinza metalizado. As caixas de roda, os acabamentos inferiores dos para-choques traseiro e dianteiro, assim como as molduras inferiores das portas são pintadas na cor da carroceria, em substituição ao acabamento em preto existente na versão GLS.
O visual arrojado é reforçado pelas rodas de aro 18 com design completamente renovado e acabamento no mesmo cinza metalizado presente no skid plate traseiro e, também, nos espelhos retrovisores.
Com aparência renovada e preço extremamente competitivo frente aos rivais, o Eclipse Cross Rush chega conquista um espaço relevante dentro do segmento de SUVs médios. “A linha Eclipse Cross oferece a seus clientes uma ampla versatilidade. O modelo é o único SUV de seu segmento a trazer opção de tração nas quatro rodas, o que é fundamental em termos de segurança e estabilidade em todos os tipos de terreno. O Rush é mais uma opção, com toda a robustez e tecnologia presente no DNA da Mitsubishi Motors, aliado a um preço bastante atrativo frente a seus concorrentes”, afirma o executivo.
O ambiente interno do Eclipse Cross Rush segue a mesma linha arrojada de seu exterior. O acabamento em black piano está presente no console central, nas portas, no volante e na moldura da tela Touch Screen do sistema de entretenimento. Para melhor conforto do motorista, o volante também traz revestimento em couro e possui ajuste de altura e profundidade e comandos de áudio, telefone, voz e piloto automático.
A central multimídia da marca JBL completa o rol de itens de composição do interior da série especial. O sistema adiciona ao painel uma tela capacitiva de 7 polegadas com respostas rápidas, áudio streaming de última geração e conexão WiFi, que permite acessar aplicativos como Spotify e Waze. O dispositivo também oferece as tecnologias Android Auto e Apple CarPlay, para conectividade com smartphones.
Já no banco de trás, tomada 12V no console central e bancos traseiros reclináveis com dutos de saída de ar-condicionado completam as características presentes no interior do Rush.
O Eclipse Cross Rush conta com moderno motor 4B40 MIVEC Turbo de injeção eletrônica direta multiponto semi-sequencial, resultando em 165cv de potência e 25,5 kgf.m de torque.
O powertrain é combinado à transmissão automática INVECS-III CVT com sistema sequencial Sport Mode com 8 marchas e opção de trocas por meio de haletas dispostas na coluna de direção.
Entre os itens de segurança presentes no Rush estão o controle ativo de tração e estabilidade (ASTC); airbags frontais, laterais, de cortinas e para os joelhos do motorista; Assistente de Frenagem de Emergência (BAS); Sistema de monitoramento de emergência para freio e acelerador (BOS); câmera de ré com linhas dinâmicas e freios ABS com EBD (antitravamento com Distribuição eletrônica dos freios).
Para comodidade do motorista, o Eclipse Cross Rush também vem com piloto automático, assistente de partida em rampa (HSA), regulagem elétrica manual de altura dos faróis, trava elétrica central automática, inclusive para porta-malas, sistema Keyless de travamento automático das portas por controle e Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS).
____________
POR Aroldo de Oliveira
FOTOS: Divulgação Mitsubishi (interior do carro) e Divulgação Mitsubishi/Fabio Aro
*Preço pesquisado em Outubro/2024