Test Drive: Mercedes-Benz GLC surpreende com novo design e motorização eletrificada
A experiência de avaliar os modelos SUV’s de todas as montadoras é sempre muito prazerosa. Esses automóveis, hoje, normalmente, têm muita tecnologia embarcada, conforto, segurança e bom acabamento. Mas testar o GLC da Mercedes-Benz vai além. Os carros concedem uma “pegada” diferente de potência, acabamento realmente premium e esportividade. Os novos Mercedes-Benz GLC agora estão equipados com um novo motor eletrificado e disponíveis em duas carrocerias SUV (testado pela reportagem de GoWhere) e Coupé. Os novos modelos trazem como destaque um novo design exterior, mais jovial e esportivo em combinação com um interior ainda mais luxuoso e tecnológico.
Os conceitos de design da marca “Sensual Purity” e “Modern Luxury” estão presentes no novo GLC: um SUV de caráter esportivo, que transmite inteligência e emoção em igual proporção. O GLC Coupé apresenta uma silhueta alongada, trazendo como recursos de design os espelhos retrovisores externos montados nas portas e os estribos laterais que acentuam o visual de coupé esportivo e elegante.
Disponível em duas carrocerias no Brasil, ambas são equipadas com uma das grandes inovações dessa nova geração. O GLC 300 4MATIC traz o motor 4 cilindros em linha que gera 258 cv de potência e utiliza a tecnologia hibrida leve, o que inclui um gerador de partida integrado de segunda geração (ISG) e um sistema elétrico de bordo de 48 volts.
O gerador de partida integrado suporta o motor a combustão, especialmente em baixas rotações e complementado pelo turbocompressor, proporciona uma potência excepcional. O sistema elétrico de bordo de 48 volts suporta funções híbridas como coasting, boosting e recuperação de energia, aumentando assim a eficiência. Os motores também iniciam rapidamente e confortavelmente com a ajuda do ISG, com a função start/stop para o condutor.
O novo sistema de propulsão eletrificada trabalha em conjunto com o câmbio automático de 9 velocidades (9GTRONIC) e o sistema de tração integral 4MATIC, trazendo máximo conforto e agilidade sejam na estrada ou fora dela.
Componentes-chave do chassi são a suspensão dianteira com quatro links e a suspensão traseira independente multilink. O chassi oferece um alto nível de suspensão, conforto de condução e ruído, manuseio ágil e prazeroso.
O interior do GLC SUV surpreende em cada detalhe. O hardware e o software da última geração do sistema MBUX (Mercedes-Benz User Experience) oferece uma usabilidade ainda melhor. Imagens brilhantes nos visores do condutor e central facilitam o controle das funções do veículo, de conforto e de entretenimento.
As duas telas LCD de alta resolução apresentam informações claras e estruturadas. A tela do condutor de 12,3 polegadas (31,2 cm) parece flutuar em relação ao console. E a tela central de 11,9 polegadas (30,2 cm) se eleva da console central e também parece flutuar acima do acabamento central. Assim como o painel de instrumentos, a superfície dessa tela é levemente inclinada em direção ao condutor.
O assistente de voz “Hey Mercedes” está cada vez mais eficaz em responder à linguagem natural e às preferências do usuário. Serviços de streaming de música podem ser integrados perfeitamente ao MBUX, incluindo configurações pessoais, permitindo que os usuários desfrutem de uma experiência de música personalizada no veículo.
GLC 300 4MATIC SUV
O novo GLC SUV testado por GoWhere é um legítimo membro da família de SUV’s da Mercedes-Benz. Para o Brasil, o GLC 300 4MATIC SUV traz o acabamento exterior e interior AVANTGARDE, com seções de apliques cromados, trilhos de teto em alumínio polido, novas bordas moldadas nas laterais e os novos faróis, que se conectam diretamente à grade do radiador e acentuam a largura do veículo. Em seu interior, destaca-se o painel dividido horizontalmente em duas seções e possui superfícies generosas com uma tela central que parece flutuar acima. O design dos assentos e os acabamentos das portas enfatizam a alta qualidade do interior.
O GLC é um veículo versátil e oferece características de condução significativamente aprimoradas em qualquer terreno e mesmo em condições climáticas adversas. Para trechos longe de estradas pavimentadas, isso inclui operação simplificada por meio da tela off-road e máxima tração e estabilidade de direção graças a sistemas de gerenciamento mais desenvolvidos.
Outra novidade é o pacote de Assistência à Condução Plus. Ele inclui o Assistente Ativo de Distância DISTRONIC, Assistente Ativo de Direção, Assistente Ativo de Freio, Assistente de Direção Evasiva, Assistente Ativo de Manutenção de Faixa, Assistente Ativo de Ponto Cego e PRE-SAFE® PLUS, além do Assistente Ativo de Tráfego com Congestionamento e PRE-SAFE® Impulse Side.
O novo Pacote de Estacionamento com câmera 360° inclui também o “capô transparente” e as funções de assistência de estacionamento ativo PARKTRONIC. Quatro câmeras (frontal, traseira e laterais) fornecem as imagens, que são combinadas em uma visão panorâmica de 360° virtual. Além disso, o display mostra ângulos de visão diferentes, como frontal ou traseiro. O condutor decide se usa o display para estacionar por conta própria ou se deixa o assistente de estacionamento assumir o controle.
Os modelos GLC 300 4MATIC SUV e GLC 300 4MATIC Coupé têm preço sugerido de R$ 531.900,00* e R$ 599.900,00*, respectivamente.
_________
POR Aroldo de Oliveira
FOTOS: Divulgação/© Mercedes-Benz AG
*Preços pesquisados em Agosto/2024