Test drive: Mercedes-AMG GLC 43 é um SUV luxuoso de alta performance

Todas as experiências que tivemos com as várias versões já avaliadas dos automóveis da Mercedes-Benz são memoráveis. Cada carro, com a sua característica, traz sensações distintas, porém não menos prazerosas. O SUV Mercedes-AMG GLC 43, que custa R$ 659.900*, é pura diversão. Do ronco do motor aos bancos esportivos e muito confortáveis, o automóvel entra no seleto grupo dos objetivos de desejo.
Vamos aos detalhes. Mais potência, mais equipamento, mais prazer de condução: o novo Mercedes-AMG GLC substitui o seu antecessor de grande sucesso com uma série de inovações. O SUV de alto desempenho está disponível em dois níveis de desempenho e níveis de acabamento: como modelo básico GLC 43 4MATIC e como o primeiro SUV híbrido de alto desempenho GLC 63 S E PERFORMANCE. “O SUV Mercedes-AMG GLC é um sucesso absoluto entre os nossos clientes. As nossas duas versões com características diferentes para o estilo de vida desportivo urbano são versáteis e adaptadas com precisão aos desejos individuais dos clientes. Com a condução E PERFORMANCE no GLC 63 S , também estamos lançando o primeiro SUV híbrido de alto desempenho. O sistema de tração integral, a direção ativa do eixo traseiro e a transmissão de troca rápida melhoram a experiência de direção emocionalmente atraente e marcante da AMG”, falou Michael Schiebe, CEO da Mercedes-AMG GmbH e chefe das unidades de negócios Mercedes‑Benz G‑Class e Mercedes‑Maybach

FOTO: Divulgação Mercedes-Benz Group AG
No GLC 43 4MATIC, o motor AMG 2.0 litros de quatro cilindros com turboalimentador elétrico de gases de escape produz 310 kW (421 cv) e tem um impulso adicional de 10 kW (14 cv) por meio do gerador de partida acionado por correia na parte inferior. O eixo traseiro direcional de série, a tração integral permanente AMG Performance 4MATIC com distribuição de torque, a transmissão AMG SPEEDSHIFT MCT 9G e a suspensão AMG RIDE CONTROL com sistema de amortecimento adaptativo também contribuem para a dinâmica experiência de direção.
Outro destaque é a tração integral AMG Performance 4MATIC+ totalmente variável para ainda mais prazer de dirigir. Somado a isso está a direção ativa padrão do eixo traseiro, que combina agilidade e estabilidade.
Aparência esportiva e refinada
No exterior e no interior, numerosos detalhes específicos da AMG sublinham em igual medida o caráter dinâmico e de alta qualidade das novas variantes do Mercedes-AMG GLC. No design exterior, incluem-se a grade específica da AMG com barras verticais e a saia dianteiro AMG com detalhes, entradas de ar desportivas e elementos decorativos cromados. No interior, os bancos AMG em couro sintético ARTICO/microfibra MICROCUT AMG com gráficos e estofos distintos acrescentam um toque esportivo. Estofos opcionais em couro e couro napa com escudo AMG em relevo nos encostos de cabeça dianteiros estão disponíveis. Os bancos AMG Performance também estão disponíveis como opção.
O volante AMG Performance em couro napa (GLC 43) ou couro napa/microfibra MICROCUT (GLC 63 S) também é de série. É achatado na parte inferior e equipado com borboletas de mudança de velocidades em alumínio prateado. Os dois botões redondos do volante AMG permitem a operação rápida e infalível de diversas funções de condução dinâmica e dos programas de condução AMG DYNAMIC SELECT. A atmosfera esportiva e luxuosa é complementada por pedais desportivos AMG, tapetes AMG e painéis das soleiras das portas iluminados com inscrição AMG.

FOTO: Divulgação Mercedes-Benz Group AG
O sistema de infoentretenimento MBUX inclui vários displays e funções específicas da AMG. Estas incluem exibições especiais no painel de instrumentos, no display central multimídia com orientação retrato no console central e no head-up display opcional. O estilo “Supersport” exclusivo da AMG oferece a opção de exibir diversos conteúdos através de uma estrutura vertical. Isto inclui um menu de configuração que exibe as configurações atuais da suspensão ou transmissão. Além disso, o motorista pode ter um mapa de navegação ou dados de consumo exibidos no estilo “Supersport”.
Também integrado está o AMG TRACK PACE (padrão no GLC 63 S, opcional no GLC 43), o registrador de dados para uso na pista de corrida. O software registra mais de 80 dados específicos do veículo, como velocidade, aceleração e ângulo de direção, dez vezes por segundo enquanto você dirige em uma pista de corrida. Também informativas são as exibições dos tempos de volta e do setor, bem como ferramentas adicionais de treinamento e análise.
AMG 2.0 litros de quatro cilindros com turbocompressor elétrico
No coração dos novos modelos Mercedes-AMG GLC está o motor AMG 2.0 litros de quatro cilindros, que combina tecnologias inovadoras e alto desempenho com eficiência exemplar. A unidade de potência permanece fiel a uma tradição típica da marca: não só foi desenvolvida inteiramente nas instalações da empresa em Affalterbach, mas também é instalada lá de acordo com o princípio “Um Homem, Um Motor”. Ao fazê-lo, a Mercedes-AMG combina o trabalho artesanal dos seus colaboradores altamente qualificados com os mais recentes métodos de produção da Indústria 4.0 e um elevado grau de digitalização.
O motor M139l, como é conhecido internamente (l para instalação longitudinal), é o único motor de produção no mundo até hoje que é turboalimentado com um turboalimentador elétrico de gases de escape. O sistema é um derivado direto da tecnologia que a equipe Mercedes-AMG Petronas F1™ vem utilizando com sucesso na categoria rainha do automobilismo há muitos anos. A nova forma de turboalimentação garante uma resposta particularmente espontânea em toda a faixa de rotações. Isto leva a uma experiência de condução ainda mais dinâmica, ao mesmo tempo em que aumenta a eficiência.

FOTO: Divulgação Mercedes-Benz Group AG
Isto melhora significativamente a resposta diretamente da marcha lenta e em toda a faixa de rotação. O motor de combustão responde ainda mais espontaneamente à pressão do pedal do acelerador, enquanto toda a sensação de condução é significativamente mais dinâmica. Além disso, a eletrificação do turboalimentador permite maior torque em baixas rotações. Isto também aumenta a agilidade e otimiza a aceleração a partir da paralisação. Mesmo quando o condutor tira o pé do acelerador ou dos freios, a tecnologia é capaz de manter a pressão de sobrealimentação em todos os momentos. Isso garante uma resposta continuamente direta.
Alimentado pelo sistema elétrico de bordo de 48 volts, o turboalimentador elétrico dos gases de escape opera a velocidades de até 175.000 rpm, o que permite uma taxa de fluxo de ar muito alta.
A potência de 310 kW (421 CV) e o binário de 500 Nm permitem uma condução esportiva. No motor de quatro cilindros em linha de 2,0 litros, a tecnologia inovadora ajuda o Mercedes‑AMG GLC 43 4MATIC a atingir uma potência nominal de 310 kW (421 cv) a 6750 rpm. O torque máximo de 500 Nm está disponível a 5.000 rpm. Dependendo da situação, o sistema também fornece brevemente um impulso adicional de 10 kW (14 CV) pelo gerador de arranque acionado por correia (BSG). O GLC 43 4MATIC acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,8 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h.
Transmissão AMG SPEEDSHIFT MCT 9G
A potência é transmitida em ambos os modelos Mercedes-AMG GLC através da transmissão AMG SPEEDSHIFT MCT 9G (MCT = Multi-Clutch Transmission), na qual uma embreagem de partida úmida substitui o conversor de torque. Reduz o peso e, graças à sua menor inércia, otimiza a resposta à ação do pedal do acelerador, especialmente durante arrancadas e mudanças de carga. O software cuidadosamente calibrado garante tempos de mudança extremamente curtos, bem como reduções múltiplas e rápidas, se necessário.
No GLC 43, a tração integral AMG Performance 4MATIC apresenta uma distribuição de potência permanente entre os eixos dianteiro e traseiro de 31 a 69 por cento. A configuração inclinada para trás proporciona um comportamento dinâmico melhorado, incluindo maior aceleração lateral e melhor tração ao acelerar.
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* Preço pesquisado no mês de Setembro/2023
FOTOS: Divulgação Mercedes-Benz Group AG