Test drive: o novo Jeep Commander Overland surpreende na estrada
Depois de testarmos o Kia Carnival, que sobrou nos quesitos de conforto, estilo e potência, Go Where Lifestyle avalia mais um carrão de sete lugares, o Jeep Commander. O teste com o D-SUV de sete lugares da marca apenas comprovou o que o mercado já comentava: o carro tem o DNA da Jeep e topa qualquer terreno, mesmo que a estrada de asfalto seja perfeita para quem roda com ele. A reportagem viajou até Areias, interior de São Paulo, quase Rio, e o veículo turbodiesel com tração 4×4 esteve perfeito, mesmo com lotação máxima.
Com as versões completas – sem opcionais – Limited e Overland com opção de motorização turbo flex com tração 4×2 ou turbodiesel com tração 4×4, o Jeep Commander tem sete lugares full size distribuídos em três fileiras, com muito espaço e conforto. Apresenta ainda personalidade própria em seus traços e acabamento premium, com bancos em couro e suede projetados para oferecer o máximo em requinte. O modelo é equipado ainda com muita tecnologia: sistema de som premium Harman Kardon, bancos dianteiros elétricos, plataforma conectada Adventure Intelligence Plus com Alexa in-Vehicle e sistemas de direção autônoma como frenagem de emergência com reconhecimento de pedestres, ciclistas ou motociclistas, detector de fadiga do motorista, reconhecimento de placas de velocidade e park assist.
O Jeep Commander foi desenvolvido e é produzido no Brasil, e comemora o seu primeiro ano de sucesso no país. Além do sucesso no mercado brasileiro, o Jeep Commander também é exportado para outros países da América Latina.
Puro Estilo
Por fora, o modelo oferece seis opções de cores tradicionais (Branco Polar, Cinza Granite, Prata Billet, Azul Jazz, Preto Carbon, e a exclusiva Slash Gold). Nas versões Overland, além do teto preto, as molduras inferiores são na cor do veículo. Por dentro, há três cores como opções para o acabamento interno: couro e suede preto (Limited), couro e suede marrom (Overland) e couro cinza (opcional).
Internamente, são três fileiras de assentos e um dos maiores porta-malas da categoria com 1.760 litros com todos os bancos rebaixados, 661 litros na configuração com cinco ocupantes e 233 litros com os sete assentos levantados, o maior volume com sete ocupantes no segmento. Além disso, o modelo também conta com surpreendente espaço de porta-objetos: 31 litros de volume.
O Commander oferece o que há de mais moderno em segurança e conectividade: cluster Full Digital personalizável de 10,25” e central multimídia com tela touch de 10,1” Full HD com navegação embarcada e espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto por conexão sem fio e tudo mais que fazem do modelo um grande sucesso desde o seu lançamento. Sucesso comercial, o SUV já vendeu mais de 16 mil unidades desde o seu lançamento.
O Jeep Commander é líder entre os D-SUVs no mercado brasileiro e chegou com o propósito de reinventar o segmento de D-SUVs, o que de fato está cumprindo. O modelo, que se destaca por elevar o patamar de sofisticação da gama nacional da marca e por ser o primeiro Jeep projetado e desenvolvido no Brasil, acaba de completar um ano do seu lançamento no país e não faltam motivos para celebrar.
Apresentado no dia 26 de agosto de 2021, o modelo fez sua estreia mundial com o início da pré-venda nesta data e em apenas seis horas, a Jeep comercializou 2.800 unidades do Commander. Na época, esses números superaram a expectativa já positiva da marca Jeep para o modelo! O lançamento do Commander, definitivamente, levou o segmento de D-SUVs para outro patamar.
Dessa forma, a demanda pelo modelo no mercado brasileiro segue alta mês após mês, e o Commander já acumula mais de 16 mil emplacamentos no Brasil desde o seu lançamento, dos quais cerca de 3,7 mil em 2021 (setembro a dezembro), e no acumulado de 2022, segue na liderança da categoria com uma participação de mais de 32,7% entre os D-SUVs, com mais de 12,4 mil unidades vendidas no ano.
A chegada do Commander impulsionou o segmento D-SUV. Se considerarmos os volumes de vendas deste segmento nos sete primeiros meses de 2022 versus o mesmo período de 2021, o segmento teve um aumento de volume de vendas de cerca de 22%.
Versões do Commander ganham pneus SEAL INSIDE
Uma novidade para as versões Overland T270 e TD380 do Commander são os pneus Pirelli 19”, equipados com a nova tecnologia SEAL INSIDE. De acordo com a fabricante, trata-se de uma solução de conveniência que veda o pneu internamente, permitindo que o veículo continue rodando mesmo com perfurações de até 5mm localizadas na banda de rodagem e sem perder pressão.
Assim como no Compass, outra renovação é também a porta USB tipo C, adicional ao USB tradicional, na parte traseira do túnel central e também o Jeep Healthy Cabin se série em todas as versões.
Consumo:
Na estrada
Commander 1.3 Turbo – 8,3 km/ litro de álcool e 11,8 km/ litro de gasolina;
Commander 2.0 Diesel – 12,9 km/ litro.
Na cidade
Versão 1.3 Turbo – 6,9 km/ litro de álcool e 9,8 km/ litro de gasolina;
Versão 2.0 Diesel – 10,3 km/ litro.
Versões do novo Jeep 2023
O novo Commander modelo 2023 chega às lojas disponível em 4 versões.
Limited e Overland Turbo Flex AT6;
Limited e Overland Turbo Diesel 4×4 AT9.
Preços*
Limited e Overland Turbo Flex AT6 – entre R$199.990 e R$219.990;
Limited e Overland Turbo Diesel 4×4 AT9 – entre R$259.990 e R$279.990.
________________________
POR Aroldo Oliveira
FOTOS Divulgação
* Preços pesquisados em setembro/2022