Test Drive: Fiat Toro desbrava todos os terrenos com personalidade
Pela primeira vez a reportagem de Go Where Lifestyle testa a Toro, picape média da Fiat, e a avaliação feita, após rodar com o carro na cidade, estrada e em terreno off road é a melhor possível. O carro tem desempenho confortável em todos os terrenos, oscilando pouco de um para o outro, no que diz respeito ao ruído, suspensão e consumo. Versão testada foi a Fiat Toro Volcano Turbodiesel 4×4 AT9 Diesel (R$ 192.390,00*), com propulsor 2.0 16V turbo diesel com 357 Nm de torque (MultiJet II) combinado ao sofisticado e eficiente câmbio automático de última geração de 9 marchas e tração 4×4.
Como o leitor já sabe, o design arrojado e a personalidade marcante da Fiat Toro sempre foram motivo de elogios. Desde o seu lançamento, a picape recebeu inúmeros prêmios nacionais e internacionais. Na linha 2024, seu premiado design foi ainda mais valorizado, com a introdução de aprimoramentos que o deixaram ainda mais robusto. Além disso, há novidades para todo o line-up da picape, que mantém gama completa com uma versão para cada perfil de cliente.
Por fora, a picape ganhou novas grades em toda linha e rodas exclusivas nas versões Ultra e Ranch. Já por dentro, segue sofisticado e confortável, com itens indispensáveis como wireless charger, ar-condicionado digital dual zone com comando touch screen e central multimídia 10,1” vertical. “A Toro é um modelo fundamental no portfólio Fiat por sua relevância no reposicionamento da marca. Ela é líder de mercado em seu segmento e crucial para manter a Fiat na liderança do segmento de picapes. Agora, com as mudanças na linha 2024, ela se torna ainda mais completa, atraente e competitiva”, comenta Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat na América do Sul.
Versões de destaque
Fiat Toro Ultra: uma das versões topo de linha, a Ultra traz novidades como uma nova grade com inserções volumétricas exclusivas que entregam exclusividade e robustez para a versão, além de moldura em preto brilhante com detalhes em vermelho no logo da Fiat e no friso decorativo da grade, a linha frontal acima do para-choque dianteiro. A nova proposta do exterior cria uma harmonia perfeita com as costuras dos bancos em vermelho, exclusivos desta versão. Além disso, as novas rodas que adicionam um toque de sofisticação e modernidade ao conjunto completam o visual, mantendo a elegância da cor preta, porém, com moldura diamantada, exclusivas para os pneus Off-Road da versão Ultra.
Fiat Toro Ranch: outra versão topo de gama, a Ranch ganhou ainda mais exclusividade. Ela recebeu uma nova grade com detalhes em bronze (premium brown) no friso decorativo, que proporciona uma aparência única e refinada, e traz design com inserções volumétricas que garantem mais robustez e estilo. Aliás, essa novidade combina perfeitamente com os bancos na cor marrom exclusivos da versão. Para completar, agora conta com novas rodas de 18” diamantadas que aprimoram ainda mais o seu visual.
Fiat Toro Volcano: a versão Volcano, tanto na opção flex quanto na diesel, passa a contar com conectividade como item de série, saindo de fábrica com o Fiat Connect////Me, plataforma de serviços conectados da marca, que oferece funcionalidades como wi-fi, operações remotas, informações sobre o veículo, localização, navegação, assistentes de chamadas e muito mais. A versão também traz nova grade cromada de série e novos wheel fenders. Para completar, na Volcano Flex, o opcional com Design Black agora ganha grade em preto brilhante, além dos itens escurecidos que já fazem do pack um sucesso (rodas pretas, logo fiat escurecido e interior escurecido).
Fiat Toro Freedom: elevando o nível de sofisticação e tecnologia da versão, a Freedom passa a oferecer como item opcional o Fiat Connect////Me com navegação embarcada. Além de, claro, trazer mudanças no visual, como nova grade em preto brilhante, logo da Fiat cromado e atualização no wheel fenders.
Fiat Toro Endurance: a versão de entrada também está com novidades. Agora, a Endurance traz nova grade em preto fosco, logo da Fiat cromado e novos wheel fenders, garantindo ainda mais estilo. Nesta configuração, não há opcionais.
Mesma essência
A Toro traz duas opções de motorização. Traz o Turbo 270 Flex, o turbo flex, um dos mais modernos, potentes e de maior torque produzidos no Brasil, com 185 cv e 270 Nm, junto com a transmissão de 6 velocidades; e o propulsor 2.0 16V turbo diesel com 357 Nm de torque (MultiJet II) combinado ao sofisticado e eficiente câmbio automático de última geração de 9 marchas e tração 4×4.
A picape mantém a essência que a tornou tão popular entre os brasileiros. Sua versatilidade permanece intacta e as dimensões da Toro seguem as mesmas para todas as versões: 4.945 mm de comprimento, 1.845 mm de largura e 1.678 mm de altura. Para completar, ainda traz luzes de direção full LED e DRL com identidade Toro, rodas de até 18” e bancos em couro com ajuste elétrico.
Vale ressaltar que a Toro é uma picape de verdade: pronta para qualquer carga. Sua caçamba com expressivos 937 litros é capaz de carregar até 750 kg nas versões flex e 1 tonelada nas diesel, além de 400 kg de reboque. Ainda conta com suspensão traseira Multilink, a mais forte e confortável do segmento. Além disso, a abertura bipartida da caçamba garante mais praticidade para o dia a dia, ergonomia e zero esforço.
Confira os preços* sugeridos de todas as versões da Toro no MY24:
Fiat Toro Endurance Turbo 270 Flex AT6 Flex: R$ 149.900,00
Fiat Toro Freedom Turbo 270 Flex AT6 Flex: R$ 164.190,00
Fiat Toro Volcano Turbo 270 Flex AT6 Flex: R$ 178.590,00
Fiat Toro Volcano Turbodiesel 4×4 AT9 Diesel: R$ 192.390,00
Fiat Toro Ranch Turbodiesel 4×4 AT9 Diesel: R$ 209.990,00
Fiat Toro Ultra Turbodiesel 4×4 AT9 Diesel: R$ 210.990,00
____________
Por Aroldo Oliveira
Fotos Divulgação Fiat
*Preços pesquisados em Novembro/2023