Test Drive: Fiat Strada segue triunfando no mercado de picapes compactas
Não é novidade que a Strada, a picape compacta da Fiat, é um grande sucesso de vendas, aliás, lidera o mercado dentro de seu nicho, tornando-se fenômeno de popularidade no mercado automotivo. O triunfo da Strada, que completa 25 anos, é tão grande que a Fiat vem investindo pesado em design, motor e novos atributos à picape. A reportagem da coluna Mobilidade, do portal da Go Where, testou o modelo e descobrimos que o sucesso da Strada não é por acaso. O carro entrega utilidade, pois tem uma caçamba atrativa para uma picape média, motor, design e até esportividade. A Fiat Strada ganhou mais performance com motor turbo flex, além de novo design, e até uma edição limitada a 1.025 exemplares, a Edizione 25. O novo propulsor permite que o modelo vá de 0 a 100km/h em apenas 9,5 segundos, sendo o mais rápido entre os concorrentes.
O mercado de picapes pode ser divido em dois: antes e depois do lançamento da Fiat Strada. Afinal, não há como negar que o modelo foi responsável por revolucionar o segmento. E não é para menos, já que sempre trouxe inovações para a categoria e ainda se consolida como a única picape a chegar ao topo do mercado brasileiro. Tudo começou em outubro de 1998, quando a Strada chegou. Desenvolvida e fabricada no Polo Automotivo Stellantis de Betim, a picape teve diversos marcos de ineditismo ao longo de sua vida, como quando passou a ter cabine estendida em 1999, cabine dupla em 2009 ou terceira porta em 2013. Recentemente, em 2020, passou por uma grande mudança, quando ficou ainda mais robusta, ganhou novo visual e adquiriu novas funcionalidades. Já no ano seguinte, ela inovou mais uma vez, sendo a primeira do seu segmento a receber o câmbio automático do tipo CVT. O sucesso tem sido tanto que, recentemente, a Fiat comemorou o marco de 400 mil unidades produzidas do modelo desde que foi reestilizado.
Com a Strada e a Toro, a Fiat conta com as duas picapes mais vendidas do Brasil. Aliás, é impossível falar da categoria, sem citar a Fiat. Além disso, a Strada se consolida como o veículo mais vendido do Brasil em 2023, feito que também conquistou em 2021 e 2022. Exportada para Uruguai, Paraguai e Argentina, a Strada ainda é um dos veículos mais vendidos da América Latina
“A Fiat Strada é mais do que uma picape, é uma verdadeira revolução no mercado automotivo. Há alguns anos, era improvável pensar que uma picape chagaria ao topo do mercado brasileiro, algo que só a Strada fez. Mais do que isso: ela é a prova viva que time que está ganhando se mexe sim. Ao longo da sua história, ela não parou de evoluir. Além de estar mais potente com um novo motor, ter ganhado mais funcionalidades e até uma nova versão, também trazemos uma edição comemorativa de aniversário, afinal, completar tanto tempo de mercado e ainda se manter tão relevante e no topo do ranking, não é para qualquer um”, celebra Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat na América do Sul.
A performance da Strada, que já era boa, ficou ainda melhor. A picape ganhou mais potência e torque graças ao motor Turbo 200 Flex. O propulsor, que estreou no Pulse, faz parte da premiada família de motores turbo flex desenvolvida pela Stellantis. O Turbo 200 Flex conta com maior performance e mais eficiência, graças ao uso de três cilindros, seguindo a tendência mundial de downsizing e entregando um conjunto mais leve.
Ele traz turbocompressor de baixa inércia da BorgWarner com wastegate eletrônica, que se ajusta rapidamente às demandas do acelerador de forma ativa. Além disso, conta com o MultiAir III, uma tecnologia exclusiva da Stellantis, dotada de um sistema eletro-hidráulico para fazer um controle flexível das válvulas de admissão, mantendo a alta performance sem comprometer o consumo de combustível, e baixo nível de emissões.
Com potência de 130 cv com etanol (125 cv com gasolina) e torque de 200 Nm, o propulsor permite que o modelo vá de 0 a 100km/h em apenas 9,5 segundos, sendo o mais rápido entre os concorrentes. A Fiat Strada equipada com o novo motor turbo flex passa a contar com o botão Sport no volante. Com seu acionamento, todo o ajuste da picape é alterado para uma maior sensibilidade do pedal acelerador. A nova motorização é combinada com o câmbio automático CVT com opção de 7 marchas e três modos de condução (Automático, Manual e Sport).
Como se não bastasse, também há novidades no powertrain da Fiat Strada para a versão Endurance, que passa contar com o motor 1.3 Firefly, propulsor que já é conhecido por sua robustez e eficiência. Com nota A de consumo pelo Inmetro, ele é um dos mais eficientes e econômicos do segmento e faz até 14,2 Km/l na estrada. Além disso, são 107 cv de potência e 134 Nm de torque com etanol e 98 cv e 129 Nm quando abastecido com gasolina. O motor é combinado com câmbio manual de cinco marchas.
A Strada, em sua nova linha 2024, trouxe mudanças no design. O modelo traz externamente nas versões Ultra e Ranch (esta última testada pela reportagem) dianteira com nova grade frontal, novo para-choque integrado, novos faróis de neblina em LED e novo skidplate, que conferem um visual muito mais robusto e agressivo. Em ambas as versões a grade traz também o distintivo da Fiat. Além disso, a Fiat Strada nas versões Ultra e Ranch ganha uma dose extra de conforto com novos bancos de couro e novos painéis de porta com detalhes em couro. Para completar, traz novas rodas na Ultra, Ranch e Freedom. Por dentro, ganha novo volante com Fiat Script em todas as versões e botão Sport integrado (esse último apenas nas versões com motor turbo flex), além de novos painéis de porta com detalhes em couro.
Vale dizer que a Fiat Strada é equipada com recursos como controle eletrônico de estabilidade, que corrige automaticamente as saídas dianteiras e traseiras, e o sistema Hill Holder, que mantém o freio acionado automaticamente por aproximadamente dois segundos ao arrancar em ladeiras e em ré em manobras. Ainda há TC+ (Traction Control PLus), que faz o controle eletrônico do eixo de tração em situações leves de off-road, freando a roda que tiver menos tração e proporcionando maior aderência e desempenho em terrenos desafiadores. A picape também conta com sistema multimídia UCONNECT 7, que oferece conectividade avançada com Wireless Android Auto e Apple CarPlay. Para completar, conta traz ar-condicionado digital automático e um prático carregador sem fio.
A capacidade de reboque é de 400 kg. Uma das suas melhores funcionalidades também está na modularidade, já que contém quatro ganchos inferiores e seis superiores de fixação na caçamba, o que garante ainda mais segurança no transporte de cargas. Vale ainda mencionar a sua altura mínima do solo entre 185 mm e 214 mm (variando de acordo com a versão) e seus ângulos de entrada e saída, com 23 graus e 29 graus, respectivamente.
Confira abaixo os preços* sugeridos da gama completa da Fiat Strada 24:
Fiat Strada Endurance CP 1.3 Flex MT – R$ 101.990,00
Fiat Strada Freedom CD 1.3 Flex MT – R$ 114.990,00
Fiat Strada Volcano CD 1.3 Flex CVT – R$ 123.990,00
Fiat Strada Ranch CD 1.0 Turbo 200 Flex CVT – R$ 135.990,00
Fiat Strada Ultra CD 1.0 Turbo 200 Flex CVT – R$ 135.990,00
Fiat Strada Edizione 25 CD 1.0 Turbo 200 Flex CVT – R$ 139.990,00
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POR Aroldo de Oliveira
FOTOS: Divulgação Fiat/Marcos Camargo (externas) e Divulgação Fiat (internas)
*Preços pesquisados em Junho/2024