Test Drive: 100% elétrico, Volvo EX30 é o verdadeiro pequeno notável
Nos menores frascos, as melhores fragrâncias. Essa analogia, utilizada para indicar que produtos em formato compacto podem ser, sim, incríveis, serve como uma luva ao novo SUV da Volvo, o EX30. Aliás, o modelo é o menor SUV da história da marca sueca e está fazendo barulho no mercado por vários fatores: design diferenciado, potência inimaginável e, sim, um preço atraente. O carro com propulsão 100% elétrica custa a partir de R$ 229.950*. A versão testada pela reportagem, o Volvo EX30 Ultra custa R$ 293.950*.
“O EX30 totalmente elétrico pode ser nosso menor SUV, mas é um grande negócio para nossos clientes e um grande negócio para nós como empresa. Gostamos de dizer que o EX30 é pequeno, mas poderoso, porque oferece tudo o que você deseja de um Volvo, mas em um pacote menor. Como qualquer Volvo, é um produto excepcional, seguro e projetado para as pessoas e suas necessidades”, comenta Jim Rowan, CEO da Volvo.
A ideia da Volvo no que diz respeito à bateria é dar a liberdade de escolher a tecnologia que melhor atende às necessidades dos clientes, oferecendo dois tipos diferentes de bateria, o que permite oferecer um preço inicial atraente para o EX30.
Se você passa a maior parte do tempo na cidade ou tende a percorrer distâncias mais curtas entre as cargas, a Volvo oferece uma opção de motor único com uma bateria LFP. A bateria de alcance padrão LFP, que usa química de fosfato de ferro e lítio, é mais econômica e consome menos recursos na sua produção, o que significa que é a melhor opção se você não precisar de alcance muito longo. Esta variação fornece 51 kWh (272 hp) e leva-o dos 0 aos 100 km/h em 5,7 segundos.
Se você preferir maximizar o alcance, o EX30 com a variação de motor único e uma bateria de alcance estendido NMC é a escolha. A bateria NMC possui lítio, níquel, manganês e cobalto e produz sua energia com mais eficiência do que a variante LFP. Esta opção de motor único e alcance estendido oferece um alcance de até 480 km entre as cargas, de acordo com o ciclo de condução WLTP. Com essa versão de 69 kWh (272 hp) o 0 a 100 km/h é alcançado em 5,3 segundos.
A velocidade de carga pode chegar até 153 kW, dependendo da versão. Isso significa que você pode carregar sua bateria de 10% a 80% em pouco mais de 25 minutos. Através do display central do carro e do aplicativo, é possível definir a amperagem, o nível máximo de carga e quando deseja iniciar a carga.
Falando em tecnologia de ponta: o Volvo EX30 é o primeiro Volvo a incluir uma nova geração do popular recurso Park Pilot Assist. Ele pode lidar com diversos tipos de vagas de estacionamento, incluindo o estilo curvo, paralelo, perpendicular e diagonal, facilitando o estacionamento em espaços apertados.
O novo Park Pilot Assist identifica quaisquer vagas de estacionamento disponíveis ao seu redor. Então, após tocar no que você deseja na nova interface de usuário 3D, o recurso operará o acelerador e o freio, bem como a direção. Enquanto você supervisiona o processo de estacionamento, a tela mostra a distância a objetos como carros, paredes e postes de amarração em números no sistema métrico ou imperial.
O novo SUV 100% elétrico não foi projetado apenas para trazer maior segurança e sustentabilidade, mas também para tornar a vida mais conveniente, relaxante e agradável por meio de tecnologia de ponta e um design escandinavo.
O EX30 tem um interior elegante que adota o pensamento sustentável, enquanto a escolha de materiais cuidadosamente elaborados aprimora o design gráfico distinto do interior. Com materiais reciclados e renováveis, como jeans reciclado, linho e lã, além de uma variedade de cores e texturas expressivas, o interior do carro tem um design responsável em sua essência.
Quando você interage com o EX30, ele oferece uma experiência de usuário contextual, removendo de forma inteligente a complexidade para uma navegação mais focada e agradável em uma única tela. Além disso, recursos como uma barra de som que cobre o painel de ponta a ponta – a primeira desse tipo em um carro – e uma variedade de ideias de armazenamento inteligente se combinam para oferecer uma experiência de carro grande mesmo em um SUV pequeno.
“O Volvo EX30 combina todos os melhores elementos do design escandinavo”, diz Lisa Reeves, chefe de design de interiores. “Novos materiais adicionam texturas criativas, cores e personalidade à cabine, enquanto a funcionalidade inteligente e uma ótima experiência do usuário são a marca registrada de toda verdadeira criação da Volvo. Juntos, esses elementos destilam a essência da Volvo em um pequeno pacote.”
A barra de som no EX30, a primeira desse tipo, é inspirada no design de áudio doméstico. Ele reúne vários alto-falantes em uma barra de som e preenche toda a cabine com um som premium. Ao optar por combiná-lo com o sistema de som de alta qualidade da Harman Kardon, você pode ouvir suas músicas e podcasts favoritos com excelente qualidade de áudio.
A barra de som é um ótimo exemplo de design inteligente, agrupando alto-falantes em um componente e reduzindo a quantidade de fiação e material. A princípio, você pode nem perceber, ele está localizado sob o pára-brisa e perfeitamente integrado ao design do painel. Mas sem a necessidade de alto-falantes nas portas, podendo oferecer muito mais espaço de armazenamento. Na mesma linha, há os interruptores dos vidros para o console central, de fácil acesso tanto para o motorista quanto para o passageiro.
Esses e outros exemplos representam um princípio mais amplo de centralização dentro do EX30. Também houve reposicionamento do porta-luvas, que vem abaixo da tela central. Isso significa que tanto o motorista quanto o passageiro podem acessá-lo facilmente, já que com o espaço extra, possível por conta do piso plano, foi possível ampliar seu tamanho.
O console central é extremamente versátil, com um sistema deslizante que permite escolher exatamente como pretende utilizar o espaço. A parte superior do porta-copos pode ser deslocada para fora para segurar seu café ou smartphone, ou movida para trás para mais espaço. O túnel inferior tem uma área de armazenamento protetora para pequenos itens, como óculos de sol ou fones de ouvido, e você pode colocar uma bolsa no grande espaço aberto acima.
O tema da centralização dentro do EX30 também é representado pela única tela central de 12,3 polegadas, posicionada no centro do painel, que contém todas as informações relevantes aos motoristas. Colocar tudo em uma única tela significa que foi possível criar uma sensação de espaço ao redor do motorista, além de economizar materiais.
A tela central também oferece uma visão ‘calma’, que remove tudo, exceto as informações mais vitais para um foco extra. Esse recurso é especialmente útil à noite, quando pode reduzir a tensão nos olhos durante viagens longas.
Preços* e versões
Volvo EX30 Core: R$ 229.950
Volvo EX30 Plus: R$ 277.950
Volvo EX30 Ultra: R$ 293.950
__________
POR Aroldo Oliveira
FOTOS: Divulgação
*Preços pesquisados em Setembro/2024