Tania Bulhões expande sua grife para o mercado global de luxo
Em 1989, Tania Bulhões começou seu negócio em Uberaba, onde nasceu, com uma loja de pratos, móveis e quadros pintados por ela. Foi o início da história da marca que leva seu nome e que se transformou em uma das mais tradicionais grifes de artigos para a casa do Brasil. A marca, que já conta com 33 lojas próprias no país – sendo mais de 28 inauguradas nos últimos cinco anos –, sob o comando de Virgílio Castro Cunha, CEO da Tania Bulhões, dá seu primeiro passo para expansão no mercado global de luxo, com anúncio de seu primeiro M&A: a aquisição da Royal Limoges, fábrica francesa de porcelana, fundada há mais de 225 anos em Limoges, no centro-oeste da França. A cidade é reconhecida como a capital mundial da porcelana e a fábrica é considerada patrimônio histórico francês. “É uma grande conquista, carregada de responsabilidade para dar continuidade a um projeto iniciado no final da Revolução Francesa. Vamos respeitar e dar sequência a esse legado histórico”, explica Virgílio. A Royal Limoges tem uma relação de longa data com a marca Tania Bulhões, há 25 anos parceira no desenvolvimento de porcelanas para o mercado brasileiro.
Intercâmbio Tecnológico
Com a aquisição, Tania Bulhões dá início à estratégia de verticalizar sua operação, adquirindo conhecimento para construir sua primeira fábrica no Brasil, além de um centro de distribuição, ambos em Minas Gerais, com previsão de inauguração em 2024. “Temos a expectativa de realizar um grande intercâmbio tecnológico, além de trazer inteligência ao processo produtivo para lançarmos no mercado nacional uma porcelana de alta qualidade, no médio prazo”, explica Virgílio. Em médio prazo, a marca planeja atingir faturamento anual de R$ 500 milhões.
Com a fusão, a empresa também espera potencializar as relações comerciais com o mercado internacional. Atualmente, Tania Bulhões tem uma operação constituída em Miami, com e-commerce e centro de distribuição, e planeja estrear uma plataforma de e-commerce global. A marca também tem planos de estrear uma loja conceito com restaurante, em São Paulo, abrindo caminho para atuar diretamente no segmento de hospitalidade. Um hotel com a grife Tania Bulhões também faz parte da estratégia da empresa para os próximos anos. Em 2022, o grupo realizou sua primeira rodada de captação, levantando R$ 100 milhões com a gestora de private equity TreeCorp, com a missão de expandir o negócio, fortalecer a marca, ampliar o portfólio de produtos, iniciar o processo de internacionalização e verticalizar a operação. Atualmente, a fundadora Tania Bulhões é presidente do conselho do grupo, do qual fazem parte o empresário Roberto Justus, Filipe Lomonaco, Maria Laura Tarnow (ex-Estée Lauder) e Aline Penna (CFO da Petz).
Entrevista com Virgilio Castro Cunha, CEO Tania Bulhões
A marca Tania Bulhões é um case de sucesso no mercado de luxo. Qual o conceito da marca e os principais produtos atualmente?
A marca Tania Bulhões faz parte da história do luxo no Brasil, e se consagrou no segmento de porcelana e artigos para a casa. Nosso objetivo é marcar presença entre as marcas de luxo que hoje oferecem produtos para casa, além de ampliar nossa participação no lifestyle com fragrâncias e produtos de uso pessoal. Hoje temos em nosso portfólio tableware, perfumaria para a casa, além de perfumes para uso pessoal e produtos para pele. Também planejamos abrir um restaurante, que será inaugurado dentro de nossa nova loja-conceito no próximo ano, além de estudarmos a possibilidade de ingressar no ramo de hotelaria com a marca Tania Bulhões no futuro. Queremos mostrar os nossos produtos em uso e tangibilizar a experiência da marca.
Como foi o processo da compra da fábrica de Limoges e como isso será incorporado no dia a dia da marca no Brasil?
A Royal Limoges tem uma relação de longa data com a marca Tania Bulhões, há 25 anos parceira no desenvolvimento de porcelanas para o mercado brasileiro. Nossa demanda já ocupava 50% da produção francesa, um dos fatores que nos fez despertar o interesse em incorporar a operação, há cerca de seis anos. Mas as tratativas concretas só foram iniciadas há pouco mais de um ano, com o acordo fechado no final de abril de 2023. No aspecto da marca no Brasil, essa aquisição dá início à estratégia de verticalizar nossa operação, adquirindo conhecimento para construir a primeira fábrica no Brasil, além de um centro de distribuição, ambos em Minas Gerais, com previsão de inauguração em 2024.
Isso também faz parte de uma expansão internacional da marca Tania Bulhões?
Nossa prioridade é expandir fisicamente no Brasil e também no mercado internacional, além de consolidar nossa operação digital fora do país. No Brasil temos 33 lojas próprias, sendo 28 inauguradas nos últimos cinco anos. Até o final do ano contaremos com 40 lojas. Temos, ainda, uma operação física constituída em Miami, com e-commerce e centro de distribuição, e planejamos estrear uma plataforma de e-commerce global – a partir do CD da cidade norte-americana, além de abrir lojas físicas nos Estados Unidos até 2024. A fábrica de Limoges dedicada à nossa produção será fundamental nesse processo, para suportar toda essa demanda.
Como será o intercâmbio da marca com a fábrica, que fica em uma região de muito prestígio, e é histórica nesse ofício?
Realizaremos um grande intercâmbio tecnológico, trazendo inteligência ao processo produtivo para lançarmos no mercado nacional uma porcelana de alta qualidade, no médio prazo, já que atualmente não há nenhuma concorrência desse patamar no país. Essa aquisição também potencializará nossas relações comerciais com o mercado internacional.
Como será a incorporação dos meios produtivos e será mantida a família tradicional que está à frente da fábrica?
A família francesa segue na operação da fábrica, mas agora dedicada majoritariamente ao universo da grife brasileira, que passa a ser controladora.
Como será a criação e o desenvolvimento de novos produtos e os designers serão todos da equipe Tania Bulhões?
Todo o viés criativo é liderado por Tania Bulhões, fundadora da marca, e por sua equipe de designers. Também está em nosso radar a cocriação de coleções e edições limitadas com outras marcas e artistas.
Como está o processo de expansão da marca Tania Bulhões? Em 2024 qual será o número de lojas almejado, faturamento e novas aquisições?
Temos como objetivo nos tornarmos a maior marca de perfumaria de nicho do Brasil. Para sustentar este crescimento, além da abertura de novas lojas e da aquisição da Royal Limoges, planejamos verticalizar a produção dos nossos perfumes dentro da futura fábrica em Minas Gerais. Além disso, no início de 2024, vamos inaugurar nossa nova loja Conceito em São Paulo, que irá abrigar também o nosso primeiro restaurante, marcando a entrada da marca no setor de hospitalidade.
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POR Aroldo de Oliveira
FOTOS: Divulgação