Speed Cosmética: entenda como agem os cosméticos de ação imediata
Dermocosméticos são produtos fundamentais para os cuidados com a pele, devem ser usados diariamente e seus resultados são progressivos. Mas há aqueles também que promovem efeitos imediatos. Dentre esses, há os que promovem o chamado Efeito Cinderela, sem ação terapêutica, e os baseados na Speed Cosmética, com efeito imediato e ação de tratamento.
“É importante entender a diferença entre os cosméticos com a ação imediata chamada Efeito Cinderela e os cosméticos com efeito de ação imediata pela sua permeação na pele. Os primeiros são apenas embelezadores imediatos e produzem, por exemplo, efeitos liftings que têm curta duração, mas que não causam modificações estruturais na pele. Podemos citar, como exemplo destes, as máscaras faciais tensoras ou até mesmo máscaras corporais com este mesmo efeito. Agora os cosméticos com ação imediata pela sua permeação profunda na pele são mais potentes com relação aos resultados para tratar a pele de verdade. Para que estes cosméticos tenham esta ação imediata pela sua permeação, eles precisam ter uma bionanotecnologia de biomimetismo com a pele. Isso quer dizer que serão reconhecidos pela pele como se fizessem parte dela”, destaca a cosmiatra Ludmila Bonelli, especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle.
A especialista destaca como exemplo o ativo DMAE, que estimula a contração muscular, agindo de forma intensa e cumulativa nos casos de flacidez corporal e facial pela sua permeação natural e imediata nos tecidos. Outro exemplo é a Coenzima Q10 biomimética. “Como a Coenzima Q10 é produzida naturalmente em nosso organismo, quando chega nos tecidos através da pele é imediatamente incorporada a ela. E da mesma forma ocorre com o ácido hialurônico envolvido em silanóis, estruturas biomiméticas à pele que levam este ativo em alta concentração garantindo uma hidratação profunda, de dentro para fora. Isto é muito importante porque sendo esta penetração imediata, o ativo age na base da pele refletindo o resultado imediatamente na sua superfície”, explica Ludmila.
Segundo a farmacêutica Maria Eugênia Ayres, gerente técnica da Biotec Dermocosméticos, o ativo Hyaxel também é um bom exemplo. “Esse ácido hialurônico fracionado vetorizado pelo silício orgânico, cuja função é intensificar a renovação epidérmica (peeling biológico natural), também possui ação preenchedora, pois potencializa as células da pele a produzir ácido hialurônico e, dessa forma, preencher as rugas naturalmente, sendo também um excelente hidratante”, explica Maria Eugênia Ayres. Ele hidrata de maneira imediata e duradoura, segundo a farmacêutica.
______________
FOTO: Adobe Stock