logo-gowherelogo-gowherelogo-gowherelogo-gowhere
  • Vida e Estilo
  • Beleza
  • Gastronomia
  • Turismo
  • Gente e Cultura
  • Mobilidade
  • Business
  • Go Recomenda
  • Receitas
    • Carnes
    • Doces e Sobremesas
    • Drinks
    • Massas
    • Pães
    • Peixes e Frutos do Mar
    • Petiscos
    • Sanduíches
    • Veggies
  • Colunas
    • Comunicação Estratégica
    • GoWhere Visita
    • Moda High-low
    • O Mapa das Tendências
    • Turistando SP
✕
Ops! Não achamos nenhum post com os termos da sua busca. Ver todos os resultados

SP-Arte 2026 reúne 180 expositores e amplia experiência no Pavilhão da Bienal

Entre os dias 8 e 12 de abril, São Paulo recebe a 22ª edição da SP-Arte, principal feira de arte e design do Brasil. Realizado no Pavilhão da Bienal, o evento volta a reunir artistas, galeristas, designers, curadores, colecionadores e pesquisadores em um encontro que funciona como termômetro das tendências que devem orientar a programação anual de galerias e estúdios no país e no exterior.

Ao longo de cinco dias, a feira reúne 180 expositores, entre galerias de arte, estúdios de design nacionais e internacionais, museus, editoras e espaços independentes. A programação inclui ainda bate-papos na Arena Iguatemi, conversas no Palco SP-Arte, premiações em parceria com marcas e a ampliação do terceiro andar do pavilhão, que passa a concentrar instituições culturais, lounges e o Premium Lounge da feira.

Segundo a fundadora e diretora-executiva da SP-Arte, Fernanda Feitosa, a nova edição consolida a expansão do design dentro do evento. “Chegamos à 22ª edição com a consagração do design dentro e fora da feira, ao mesmo tempo em que o segmento de arte segue reunindo importantes galerias com seleções especialmente pensadas para o evento”, afirma.

FOTO: Divulgação

O design aparece como um dos eixos centrais da edição de 2026, com 64 expositores, sendo 19 estreantes, incluindo três internacionais. Entre os destaques está a LinBrasil, que apresenta a cadeira Paiol, uma das últimas criações de Sergio Rodrigues. Já a Bref exibe peças assinadas por Jay Boggo, enquanto a Bossa Furniture — comandada por Isabela Milagre e sediada em Nova York — inaugura sua loja em São Paulo durante a feira.

Outro destaque é a participação de Ulysses de Santi, que apresenta mobiliário criado pelo artista visual Lucas Simões, representado pela Casa Triângulo.

Uma das novidades desta edição é o Design NOW, setor dedicado ao mobiliário autoral que ocupará parte do terceiro andar do pavilhão. O espaço reúne dez estúdios — nove deles estreantes — e propõe um retrato da cena independente do design brasileiro contemporâneo. A curadoria e seleção dos participantes são assinadas por Livia Debbane e Patricia Dranoff, enquanto as mini-salas expositivas foram projetadas pelo escritório Superlimão e produzidas pela Minimal.

Debbane também assina a mostra especial “Existe uma árvore”, que apresenta a madeira como protagonista e propõe uma leitura da marcenaria autoral brasileira a partir da relação com as florestas e espécies do território nacional. Cada peça exposta funciona como narrativa sobre temas ambientais, históricos e conceituais ligados à matéria-prima.

FOTO: Divulgação

Presença internacional

Desde sua criação, a SP-Arte mantém vocação internacional, característica reforçada nesta edição pela presença de galerias estrangeiras consolidadas e novos participantes.

A uruguaia Galería Sur mantém presença contínua desde a estreia da feira, enquanto nomes recorrentes incluem a londrina Lamb e as sul-americanas Salar (Bolívia) e Casa Zirio (Colômbia). A mexicana RGR, as norte-americanas representadas por Piero Atchugarry e David Peter Francis e a galeria Continua — com sedes na Europa, Ásia e América Latina — ampliam o diálogo global do evento.

Entre estreias e retornos após longos intervalos estão galerias do Peru, Argentina e Portugal, evidenciando a renovação do circuito internacional presente na feira.

Nos setores dedicados à arte, galerias apresentam recortes históricos e produções contemporâneas relevantes da cena brasileira.

FOTO: Divulgação

A Paulo Darzé Galeria destaca a pesquisa de Ayrson Heráclito sobre diásporas negras nas Américas. A Marco Zero reúne artistas que exploram materiais orgânicos e lança um livro monográfico de Montez Magno. Já a Pinakotheke apresenta obras históricas, incluindo o tríptico A Queda do Anjo, de Siron Franco.

A Mendes Wood DM traz nomes em evidência como Rosana Paulino e Sonia Gomes, além de obras de Lygia Pape. A Almeida & Dale percorre cem anos da arte brasileira com artistas como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Beatriz Milhazes, enquanto a Luisa Strina apresenta pesquisas conceituais e experimentais com nomes como Anna Maria Maiolino e Ilê Sartuzi.

A galeria Nara Roesler celebra 50 anos de trajetória, e o segundo andar também abriga editoras especializadas, entre elas Act Arte, Ubu e Taschen.

No setor de design, a ETEL presta homenagem a Percival Lafer, que completa 90 anos durante a feira. Jacqueline Terpins celebra uma década de participação com obras apresentadas em edições anteriores, incluindo o painel Epicentro.

FOTO: Divulgação

Outros destaques incluem o diálogo entre mobiliário moderno e cerâmica proposto pela Galeria Teo, novas luminárias de Lucas Recchia e a série Sobrepor, criada por Domingos Tótora em parceria com Gabriel De La Cruz. O Designers Group apresenta lançamentos assinados por Rodrigo Ohtake, Simone Coste e a estreia da coleção em cerâmica de Nicole e Luiza Toldi.

A feira também promove premiações voltadas à inovação e à nova geração criativa. O Prêmio Arauco SP-Arte de Inovação e Sustentabilidade inclui viagem à Interzum 2027, na Alemanha, além de participação garantida na SP-Arte do próximo ano.

O Prêmio Artefacto SP-Arte Melhor Design reconhecerá um jovem designer com participação em programa internacional da marca e estande na edição de 2027. Já o Sauer Art Prize volta a premiar um artista com incentivo financeiro.

Entre as novidades está o Prêmio MECA SP-Arte ABACT 2026, que oferecerá residência artística no Instituto MECA, em Niterói, após seleção entre mais de 40 projetos inscritos.

FOTO: Divulgação

Conversas, encontros e experiências imersivas

A programação paralela inclui o Iguatemi Talks, série de encontros mediados por Marcello Dantas sobre conexões entre diferentes áreas do conhecimento. No Palco SP-Arte, conversas sobre arte e design têm curadoria de Tamara Perlman.

A Revo promove encontros com artistas e arquitetos como Sig Bergamin e Cássio Vasconcellos em seu lounge, enquanto ativações de marcas ocupam diferentes áreas do evento. A Vivo realiza debates com pensadores e artistas, e o Instituto Vida Livre promove lançamentos editoriais no espaço I💙PRIO. A Blue Moon, cerveja oficial da feira, organiza happy hours junto a museus e instituições culturais, ampliando o caráter social do encontro.

A edição de 2026 também amplia o terceiro andar do Pavilhão da Bienal, que passa a concentrar museus, instituições culturais, lounges de parceiros e o Premium Lounge. Para orientar o público, audioguias temáticos disponíveis no Spotify propõem roteiros imersivos com curadoria de Adélia Borges, Ana Carolina Ralston e Fernanda Pitta, além de apresentação especial de Fernanda Feitosa.

FOTO: Divulgação

SP-Arte
De 8 a 12 de abril
Pavilhão da Bienal
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, portão 3 – Parque Ibirapuera
Ingressos em bilheteria.sp-arte.com

_________

FOTOS: Divulgação/ Elias Gomes

Compartilhar
GoWhere

É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.

Sobre a GoWhere

  • Institucional
  • Assine a GoWhere
  • Anuncie
  • Download App
  • Revistas Customizadas
  • Siga a GoWhere

Assine

  • GoWhere Lifestyle
  • GoWhere Gastronomia
  • GoWhere Business

Onde estamos?

Alameda dos Jurupis, 1005
1º andar - Moema - São Paulo
CEP: 04088-003
Tel.: (11) 97094-1911

Todos os direitos reservados. Produzido por StoryBrand.