Serpui Marie transforma acessórios em obras de arte
Tropicalidade, exuberância e valorização do manual definem bem o trabalho de Serpui Marie, uma das mais renomadas designers de bolsa do Brasil, que consegue transformar esses acessórios em verdadeiras obras de arte! Criada em Londrina, interior do Paraná, em uma casa ampla com um jardim de árvores frutíferas, cheio de pássaros, desde muito cedo Serpui Marie aprecia a natureza. “Cresci com os meus pais armênios, admirando e elogiando tudo que se referisse ao Brasil. Eram fascinados pela riqueza da flora e fauna. E isso me marcou muito!”, relembra a designer, que na infância já carregava essa fonte de inspiração em seu imaginário. Mesmo sendo fã de afazeres manuais, na adolescência seguiu por uma extensa formação acadêmica, primeiro em Biomedicina, com mestrado em Bioquímica e até um doutorado na área, não concluído por já estar muito envolvida com suas primeiras criações. “O talento para o mundo da moda foi realmente algo mais instintivo, despertado pela curiosidade que sempre tive. Adoro ver as coisas tomando forma, acompanhar processos manuais, descobrir técnicas… Por isso, na minha carreira como designer, a liberdade me guiou.”
“Gosto de ser conhecida pelo humor, por ser vibrante, atrair olhares e, principalmente, por manter o feito à mão vivo, mesmo em tempos de tanta tecnologia”
O surgimento da marca homônima teve início, oficialmente, em 1984. “Nesta época, a moda olhava para outras décadas e questionava convenções, com brilhos sendo usados de dia e bolsas de praia na cidade. Desde então muita coisa mudou e com uma rapidez impressionante. Mas o turning point foi quando conquistei as buyers internacionais, primeiro na Ásia, depois nos Estados Unidos, na Europa e no Oriente Médio. Tamanha confiança em meu trabalho fez com que se tornasse uma parceria contínua.” Atualmente, a artista passa meses participando de feiras ao redor do mundo para manter as relações conquistadas com proximidade, cordialidade e profissionalismo. Nessa expansão internacional, a marca também alcança bloggers, influencers e celebridades. Olivia Palermo, Helena Bordon, Alessandra Ambrósio, Lele Saddi, Valery Kaufmann e Silvia Braz são apenas algumas clientes especiais de uma extensa lista. A receptividade de editoras internacionais como Vogue US e Paris, Elle, Bazaar, e o interesse dos estilistas foram outros pontos determinantes para o crescimento da grife no exterior.
Extremamente curiosa, Serpui gosta de pesquisar sobre assuntos diversos e de observar o cotidiano. Outro prazer é acompanhar os campeonatos de tênis, esporte praticado por ela durante muito tempo. “Quando se está atenta, tudo vira inspiração: uma história, um objeto, uma cidade. Adoro viajar, mas amo o Brasil, essa fonte inesgotável de inspiração”, confessa a diretora criativa, hoje à frente de uma equipe focada no desenvolvimento de suas peças. “Dou as ideias para serem elaboradas, mas como tenho muitas marcas registradas e o DNA da marca é muito forte, acaba sendo um processo natural e orgânico. Essa troca criativa está sempre em busca do equilíbrio, onde mantemos moldes que já são tidos como clássicos e outros novos, que adicionam sempre uma energia e nos desafiam a sair da zona de conforto.”
“Dou as ideias para serem elaboradas, mas como tenho muitas marcas registradas e o DNA da marca é muito forte, acaba sendo um processo natural e orgânico. Essa troca criativa está sempre em busca do equilíbrio, onde mantemos moldes que já são tidos como clássicos e outros novos, que adicionam sempre uma energia e nos desafiam a sair da zona de conforto.”
A fim de atender a diferentes estilos, dedica-se ao estudo de temas e a uma ampla pesquisa. “Tem uma nova leva de clientes que me conhecem pelos formatos inusitados de animais, insetos, frutos… Outras já preferem os modelos mais tradicionais e são superfiéis. A cada lançamento de uma nova cor, sempre compram por já conhecerem a bolsa e se sentirem à vontade.”
O fato é que reconhecer uma “Serpui” é algo fácil, especialmente pela mistura de texturas e pelo acabamento. Os animais, as cores, as fiações, o mix entre artesanal e a cultura nacional são elementos únicos. “Essa naturalidade fascina o mundo todo porque o Brasil é um destino que ainda suscita muita curiosidade. A tropicalidade tem um brilho só seu”, observa. Estados Unidos, França, Itália, Grécia, Inglaterra, Portugal, Emirados Árabes, Japão, Panamá e St. Barths são destinos onde atualmente se pode encontrar a grife. “Sem contar que me sinto realizada de ter entre os meus clientes, varejistas como Neiman Marcus, Revolve, Shopbop e Bloomingdales”, complementa a artista. Como não poderia deixar de ser, a marca segue o conceito de moda sustentável. O tingimento das bolsas, por exemplo, é feito com frutas e sementes em vez de corantes. “Todos os nossos produtos são de origem natural feitos manualmente. Não teria sentido colocar interferências químicas.
“Sem contar que me sinto realizada de ter entre os meus clientes, varejistas como Neiman Marcus, Revolve, Shopbop e Bloomingdales”, complementa a artista.
Prezamos por manter essa essência natural em sua forma mais exuberante. Este é um dos nossos maiores diferenciais.” Além da experiência de compra, as lojas Serpui Marie proporcionam uma enorme diversidade de modelos. “Nossas clientes conseguem uma clutch para uma festa, mas também uma bolsa para o dia a dia. Um modelo que usará em uma viagem ou em uma data especial. Sem contar que temos ainda uma linha Home, com itens especialmente elaborados para a mesa, tais como porta-guardanapos e sousplat, entre outros. Essa coleção começou timidamente e, agora, já é um case.”
Por Kika Martins