Rolls-Royce Spectre é o primeiro modelo 100% elétrico da marca inglesa
A editoria de automóvel do Grupo Go Where tem destacado alguns veículos elétricos em nossos canais, uma vez que todas as montadoras do mercado estão lançando novos veículos nessa categoria praticamente todo mês. A coluna de mobilidade do site gowhere.com.br já testou e avaliou alguns carros movidos 100% a eletricidade (ou híbridos, em alguns casos) e o resultado é sempre bem satisfatório, caso do Volvo C40, MINI Cooper S E, Peugeot 208e, Jeep Compass 4xe, entre tantos outros. Agora, a inglesa Rolls-Royce Motor Cars apresenta ao mundo (e causa espanto) o primeiro supercoupé elétrico: o Spectre é o sucessor espiritual do Phantom Coupé e chega com status de ser o mais luxuoso do planeta nessa categoria. “Este é o início de um novo capítulo ousado para nossa marca, nossos clientes extraordinários e a indústria de luxo. Por esse motivo, acredito que Spectre é o produto mais perfeito que a Rolls-Royce já produziu”, explica Torsten Müller-Ötvös, CEO da Rolls-Royce Motor Cars. O modelo marca o início de uma era totalmente eletrificada da empresa e as primeiras unidades devem ser entregues no último trimestre de 2023. “O carro elétrico é perfeitamente silencioso e limpo. Não há cheiro ou vibração. Eles devem se tornar muito úteis quando as estações de carregamento fixas puderem ser organizadas”, disse Charles Stewart Rolls, cofundador da Rolls-Royce, em 1900.
Ultra-Luxury
Em 1900, o cofundador da Rolls-Royce, Charles Rolls, profetizou um futuro elétrico para os automóveis, reconhecendo a alternativa limpa e silenciosa ao motor de combustão interna – desde que houvesse infraestrutura suficiente para apoiá-lo. O torque instantâneo e o funcionamento silencioso definiram as características da Rolls-Royce. Hoje, a companhia cumpre essa profecia com o primeiro Rolls-Royce totalmente elétrico.
O Spectre marca o início da eletrificação completa da Rolls-Royce Motor Cars. Até 2030, todo portfólio da marca será totalmente elétrico. Ao revelar o Spectre, a Rolls-Royce abre um novo precedente na criação de uma classe de automóveis totalmente original, o Ultra-Luxury Electric Super Coupé.
As palhetas da grade Pantheon agora são mais suaves e mais niveladas, projetadas para ajudar direcionar o ar ao redor da frente do carro. Juntamente com a tradicional estatueta Spirit of Ecstasy, com design aerodinâmico, a grade torna o Spectre o Rolls-Royce mais aerodinâmico já produzido. A grade é suavemente iluminada, com 22 LEDs iluminando a parte traseira jateada de cada palheta.
A característica mais chamativa do design é o estilo coupé. As proporções do Spectre exigiram que os designers utilizassem rodas de 23 polegadas no modelo. Por dentro, está disponível com Starlight Doors, que incorporam 5.876 ‘estrelas’ suavemente iluminadas no teto.
Passeio Silencioso
A suspensão, como em todo Rolls-Royce, é adaptativa e integrada com uma série de sensores, que fazem a leitura da superfície de onde o Spectre trafega para oferecer a marca registrada da Rolls-Royce: o ‘passeio de tapete mágico’.
Os números finais de potência, aceleração e alcance ainda estão sendo refinados, pois o ajuste fino do Spectre está em fase final.
Dados preliminares mostram que o automóvel terá um alcance estimado de até 416 quilômetros (ciclo EPA) e terá 900 Nm de torque no seu motor, que rende 577 cv. Estima-se que o modelo acelere de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. Com muitos meses de testes e otimização do Spectre ainda pela frente, esses números estão sujeitos a alterações antes da confirmação oficial antes do lançamento no mercado no quarto trimestre de 2023. Posicionado entre o Cullinan e o Phantom, o Rolls-Royce Spectre custará a partir de US$ 413.500.
____________
POR Aroldo Oliveira
FOTOS Divulgação