Restaurante Vicolo Nostro abre espaço para uma galeria de arte popular brasileira
O profundo conhecimento da arte popular brasileira pelos proprietários do restaurante Vicolo Nostro extrapolou os limites da paixão. É que a consagrada casa de gastronomia italiana tem agora a Nossa Galeria Brasileira. O espaço proporciona uma verdadeira imersão na arte popular nacional e tem curadoria da proprietária, Silvana Borella Piran, que garimpa peças pelo país todo e leva verdadeiras joias de arte ao Vicolo. “A ‘Nossa Galeria Brasileira’ enriquece a experiência dos clientes do Vicolo Nostro. A arte popular do Brasil é rica e única, e sua inclusão no restaurante certamente cria um novo encantamento e um conceito que estamos buscando, o de unir a arte e a gastronomia”, enfatiza Silvana, que é apaixonada pela arte popular há 40 anos. Começou como colecionadora e passou a introduzir as peças na decoração do Vicolo, o que já gerou bastante interesse dos clientes. E, por fim, ela resolveu seguir essa paixão também, expondo as peças nos salões do restaurante, que são realmente incríveis, e agora criando uma galeria de arte com peças exclusivas, que podem ser adquiridas pelos clientes do Vicolo ou qualquer pessoa que queira visitar o espaço, sem a necessidade de ser cliente do restaurante.
Silvana faz muitas viagens para “procurar” essas peças e se dedica a estudar e se aprofundar no tema, por isso se tornou uma especialista nessa arte. Recentemente, ela esteve na Fenearte, maior feira de arte popular brasileira da América Latina. Por lá, pode conhecer e trocar muitas experiências com mestres e mestras que estão presentes na Nossa Galeria Brasileira.
“Conhecer os artistas, conversar, entender o processo criativo, como também selecionar novas peças é enriquecedor, tanto para nosso acervo, quanto para trazer o encantamento completo que cada objeto representa”, detalha Silvana Piran.
No mês de agosto, ela esteve em Tiradentes- MG para fazer uma imersão com os artistas que são representados na galeria do Vicolo. “Nosso acervo conta com vários artistas! Temos peças dos Mestres (as) principais (alguns já falecidos), como das famílias que continuaram o trabalho deles. Podemos citar o Mestre Nuca (Tracunhaém/PE), que tem suas obras sendo produzidas agora por seus filhos. Outro é o Itamar Julião (MG), que a família segue a tradição”, revela Silvana. “De Alagoas temos artistas como Mestre Jasson e Aline Caju, o Mestre João das Alagoas e Mestra Sil da Capela. Há ainda vários artistas do Vale do Jequitinhonha, como Zezinha, Irene, Margarida e Zé Maria. Temos também obras da Aline Angeli (AL), uma artista que está em ascensão, que produz peças em cerâmica, com design mais contemporâneo. São apenas exemplos, buscamos diariamente artistas de várias regiões do Brasil.”
Silvana, porém, deixa claro que o foco da galeria não é puramente comercial, mas que busca incentivar a cultura do povo brasileiro, e gerar renda para essas várias comunidades. “Nos preocupamos apenas com a expressão artística e criativa, independentemente dos materiais”, diz. O conhecimento e o incentivo às artes brasileiras é importante e já rende bons frutos ao Vicolo Nostro. O espaço da Nossa Galeria Brasileira tem recebido muitos clientes, ávidos pela arte garimpada por Silvana e pelo conceito, que é o de incentivar a cultura nacional por meio de artistas importantes e talentosos. “Essa associação de gastronomia e arte tem gerado bastante procura e encantamento. A galeria agrega valores para tornar a experiência no Vicolo Nostro bastante especial e, além de apreciar, ele pode comprar as obras de arte e ajudar os artistas brasileiros”, revela Silvana Piran. “O cliente que vem até nós tem esse olhar artístico e cultural em tudo. Na comida, na música, no paisagismo, então a Nossa Galeria Brasileira veio para somar essa experiência!”
_________
POR Aroldo de Oliveira
FOTOS: Daniel Cancini