Proteja os lábios do ressecamento durante a temporada de frio
Delicada e mais fina, a pele dos lábios costuma sofrer bastante com ressecamento e descamação durante as temporadas de frio, isso sem falar que do envelhecimento precoce. “A pele dos lábios é extremamente delicada e está 100% do tempo exposta ao sol, vento, frio, contato com alimentos, com bebida alcoólica… Ela facilmente se desidratas seja por temperaturas muito baixas ou muito altas. A ingestão diária de água na quantidade adequada ajuda muito na hidratação labial. Já a água mineral ou termal diretamente nos lábios tem efeito inverso: assim como a saliva, ressecam os lábios por retirarem a oleosidade natural protetora. A saliva, com seu pH ácido, pode piorar ainda mais e causar uma ‘assadura’, conhecida como dermatite perioral. Portanto o ideal é beber muita água, hidratar os lábios com hidratantes labiais e não ficar ‘mordendo ou lambendo’ os lábios”, explica a dermatologista Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Lábios longe do ressecamento
Principalmente no frio, os lábios tornam-se mais opacos e ressecados, apresentando descamação e rachaduras. “Isso ocorre porque os lábios não têm a mesma concentração de glândulas sebáceas que a pele da face”, afirma o dermatologista Daniel Cassiano, da Clínica GRU Saúde e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Os principais cuidados preventivos devem ser a hidratação e a proteção solar. Dê preferência para os protetores labiais com FPS 30.
1. Reparador Labial Cicaplast, La Roche-Posay Cicaplast: reparador labial que cria uma camada protetora para isolar a pele contra as agressões externas, prevenindo ressecamento e rachaduras e permitindo uma regeneração eficaz da pele. Sua fórmula possui MP-Lipides, que ajuda a reconstruir a barreira cutânea dos lábios, alivia lábios fragilizados e ainda contém Pantenol 5%, que garante ação calmante e reparadora
2. Nivea Sun FPS 30, Nivea: com óleos naturais e manteiga de karité, oferece alta proteção contra os raios UVA e UVB, FPS30 e resistente à água.
3. Epidrat Lábios, Mantecorp: hidratante labial com FPS 30 e ação antioxidante para melhorar o ressecamento e prevenir o envelhecimento dos lábios.
4. Ultranutrição Labial, Adcos: fórmula com ácido hialurônico, que penetra rapidamente, hidrata a pele e restaura o local de dentro para fora.
5. Photoplus Stick labial 30FPS, Dermatus: enriquecido com ceramidas e vitamina E, ativos que promovem ação reparadora, dermoprotetora e hidratante, evitando o ressecamento dos lábios, aliado a filtro solar de amplo espectro de proteção contra os raios UVA e UVB.
6. Una Sérum Labial Incolor, Natura: promove hidratação profunda por 48 horas. Possui complexo nutritivo e antioxidante de origem natural que une óleo de jojoba e manteiga de cupuaçu, auxiliando na uniformização dos lábios e na regeneração de colágeno.
Previna os sinais de envelhecimento
Sim, a pele dos lábios também envelhece. Esse envelhecimento começa por volta dos 30 anos de idade e é progressivo. “Ele ocorre devido ao processo de envelhecimento intrínseco da face: há uma perda de colágeno com diminuição da firmeza da pele e diminuição da gordura facial. Além disso, usamos muito a musculatura ao redor da boca para a mastigação, para a falar e para sorrir”, explica a Dra. Paola Pomerantzeff. Os sinais do envelhecimento da região incluem a perda de volume e as rugas ao redor dos lábios, popularmente conhecidas como “códigos de barras”, ocorrendo a também a queda do ângulo da boca, deixando o sorriso com aspecto triste.
Segundo a Dra. Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o lábio superior apresenta uma linha em relevo entre o vermelhão e a pele, que em pacientes jovens pode estar apagada, mas durante o envelhecimento a perda de qualidade e quantidade de colágeno pode apagar este relevo. “Isto leva a uma retificação do lábio e muitas vezes, associado às rugas periorais, há uma perda total da definição do contorno labial, mesmo em lábios com bom volume. Uma queixa muito comum em pacientes mais velhas é que o batom escorre, fica borrado”, diz a médica. Mass existe tratamento! “Felizmente, hoje contamos com procedimentos dermatológicos que podem prevenir ou reverter esses efeitos indesejados”, explica a Dra. Paola. “Podemos usar o laser erbium com drug delivery – aplicação de sérum de ácido hialurônico esteril imediatamente após a realização do laser – para estimular a produção de novas fibras de colágeno. Podemos aplicar skinboosters (hidratação injetável) que também estimulam a produção de colágeno que resultam num efeito ‘gloss’ se aplicados nos lábios. Quando aplicados na pele ao redor da boca há melhora das linhas, do ‘código de barras’. Se o objetivo for marcar novamente o contorno dos lábios, reverter a queda do ângulo da boca ou devolver o volume perdido aos lábios, o ideal é realizar preenchimento com ácido hialurônico. A toxina botulínica também pode ser utilizada para tratamento do código de barras”, destaca a dermatologista Paola Pomerantzeff.
Novos tratamentos para cuidar dos lábios
Uma novidade que ajuda no tratamento da descamação e a falta de brilho dos lábios, além de contribuir para a redução dos sinais do envelhecimento da região, é o Lip Peel. Segundo o dermatologista Daniel Cassiano, o Lip Peel consiste, basicamente, na realização de um peeling químico nos lábios para acelerar o processo de renovação celular da região. “A substância utilizada no procedimento varia caso a caso, mas, no geral, damos preferência para ácidos com menor peso molecular que não penetram tão profundamente na pele da região, como os ácidos lático ou mandélico, visto que, por serem muito finos, os lábios podem facilmente sofrer com irritação e ressecamento caso expostos a ácidos muito agressivos”, destaca o Dr. Cassiano. Quando realizado da maneira correta e com as substâncias adequadas, o Lip Peel é capaz de acelerar a renovação celular dos lábios, removendo células mortas. Além disso, o procedimento também estimula a circulação local e a produção de colágeno e melhora a hidratação e a definição da região, realçando a cor dos lábios, combatendo o ressecamento e a descamação, reduzindo a aparência das rugas na região e promovendo um leve aumento do volume.
Já para o rejuvenescimento labial completo, uma novidade é o protocolo Young Lips HD. “Por meio da associação de técnicas, é possível ver um resultado expressivo para o tratamento de sulcos e rugas de códigos de barra perilabiais. Utilizamos a radiofrequência em associação ao microagulhamento robótico para o aquecimento intenso e controlado da região para gerar contração das fibras de colágeno, melhorar a textura da pele e estimular ao máximo a produção de novas fibras colágenas. Em seguida, os fios de PDO podem ser aplicados em volta do lábio, ajudando a melhorar o contorno labial e modular o movimento responsável pelas rugas de código de barras. Os fios também estimulam colágeno, de forma complementar. Também pode ser aplicado o preenchimento labial com ácido hialurônico, se houver indicação para esse paciente, para devolver volume perdido ou projetar os lábios”, explica a dermatologista Letícia Bortolini, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Outra forma de conferir volume labial é por meio do laser Pro Collagen, que entrega uma duração de pulso muito lenta, conferindo mais volume para preencher os lábios e pequenas rugas. “Esse laser aquece sem queimar. A temperatura em tecidos mais profundos chega a 60 °C, ocorrendo uma desnaturação do colágeno. A partir daí, há a formação de novo colágeno cicatricial, que é mais forte, no local”, afirma a dermatologista Ana Paula Urzedo, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Perdemos volume com a idade por diversos motivos e o laser de volumização melhora o volume dos lábios e preenche rugas, mas ele não é um substituto do preenchedor injetável. Na verdade, eles podem ser associados em sessões diferentes com resultados muito bons”, finaliza a médica.
__________________________
FOTO DESTAQUE: Adobe Stock
FOTOS PRODUTOS: Divulgação