Os benefícios do detox capilar após uma temporada de sol, praia e piscina
Aproveitar dias de sol, praia e piscina é uma delícia, isso é fato. Mas outra coisa que também é fato são os malefícios que esse trio faz ao cabelo, que acabam ficando pesados, enfraquecidos e sem brilho.
A boa notícia é que para tudo existe uma solução e o detox capilar é uma excelente alternativa para recuperar a beleza do cabelo, já que essa técnica promove uma limpeza profunda e eficaz nos fios, da raiz até as pontas. “Assim, conseguimos eliminar as impurezas, desobstruir os folículos capilares, melhorar a oxigenação do couro cabeludo, acelerar o crescimento dos fios e facilitar a absorção de nutrientes responsáveis por deixar as madeixas com mais força e brilho”, ensina o hairstylist Luigi Moretto, de São Paulo.
O detox capilar pode ser feito em todos os tipos de cabelo – lisos, ondulados, cacheados e crespos – que estejam ressecados, quimicamente danificado, oleosos, pesados, opacos e fragilizados.
“Nos fios ressecados e quimicamente danificados, o ideal é fazer o detox capilar uma vez no mês, já as madeixas com aspecto oleoso, podem passar pelo processo a cada 15 dias. Nada mais do que isso, ok? A única exceção é para o pós-praia ou piscina, já que nessas condições os raios solares e resíduos de cloro e sal prejudicam a saúde do cabelo, então, vale fazer uma desintoxicação capilar para devolver a vitalidade não só dos fios, mas de todo o couro cabeludo. Então, assim que a pessoa termina sua temporada de praia e piscina, ela deve fazer um detox nos fios, independentemente se já estiver seguindo um protocolo de detox mensal ou quinzenal”, revela Luigi.
Segundo o expert, um bom detox capilar estimula a circulação sanguínea, ajuda no crescimento saudável dos fios ao eliminar as células mortas do couro cabeludo e combate os radicais livres com ação antioxidante, além de desobstruir as glândulas sebáceas, controlar a oleosidade facilitar a absorção de nutrientes e agentes hidratantes externos.
“O be-a-bá desta técnica se baseia em uma super lavagem com um shampoo anti-resíduos e, depois, com os cabelos totalmente livres de impurezas e excessos, a hidratação vai reconstruir a fibra do cabelo, nutrindo profundamente as cutículas e proporcionando uma verdadeira reconstrução para os fios”, ensina o hairstylist Luigi Moretto, que deixa uma ressalva: “essa é uma técnica que deve ser feita com cuidado, orientação e com os produtos devidamente adequados para cada tipo de cabelo, evitando as receitas caseiras”, finaliza.