O segredo de sucesso dos principais alfaiates de São Paulo
Go Where Business desvenda o trabalho de alguns dos principais alfaiates de São Paulo e destaca os looks preparados sob medida para os ilustres clientes
Pedro Corulla: moda com bossa
Com mais de 45 anos de atuação na moda – sim, ele começou bem cedo – Pedro Corulla é mais do que um alfaiate. Hoje, em seu ateliê de mais de 400 m2 na Vila Nova Conceição, em SP, esbanja talento no sob medida e vai além, é visto como um coaching de estilo pelos clientes. Aqui, ele veste o empresário Fernando Bergallo (FB Capital). “Faço uma alfaiataria mais contemporânea, com personalidade, sou surfista, faço ioga, tenho esse lado roots, mas tramito também no clássico. Faço um casual que tem a bossa. Não dito moda, mas coordeno as tonalidades, formas e modelagens. Tento trazer isso pro brasileiro. Quando a pessoa me dá liberdade, faço uma consultoria de imagem completa.”
Cliente ilustre: Fernando Bergallo
“Sou um cara alto e sempre tive dificuldade de achar roupas que ficassem boas. Entretanto, sempre tive esse olhar de gostar de peças mais no corpo, como o Pedro gosta de falar, e o sob medida sempre foi uma necessidade. Quando vi o estilo do Pedro Corulla, com esses detalhes, a calça um pouquinho mais alta, isso vai além da roupa, trata-se de um estilo de vida que está relacionado àquela roupa. O olhar dele para a moda é impecável, sabe combinar as cores. Eu sei ver e avaliar, mas como sou do mercado financeiro, a arte não é muito presente na minha vida, por isso delego e sei que vai ficar incrível. Todo mundo busca melhorar a autoestima, e quando coloco a roupa do Pedro, saio de casa me sentindo bem. Tenho compromissos sociais, almoços de negócios, tudo envolve o vestir-se bem e isso faz toda a diferença, transmite credibilidade.”
Fabrizio Allur: alfaiate autêntico
Fabrizio Allur é uma referência no segmento de moda sob medida. Ele foi, provavelmente, o mais jovem alfaiate paulistano a se lançar em marca própria, aos 27 anos. “Na alfaiataria, todos estão indo pra uma peça mais confortável. O mercado investiu muito em tecnologia, tecidos elásticos, então há preferência por calças com prega, cintura alta, tecido que não amassa. O Marcio Moraes é uma pessoa culta, conhece muitos países e todos esperam algo diferente dele, inclusive na maneira de se vestir. Para o sob medida dele sempre busco detalhes do que está acontecendo no mundo. É um look totalmente personalizado.”
Cliente ilustre: Marcio Moraes
“Minha relação com o Fabrizio tem mais de 20 anos. Ele sabe ler as tendências, consegue ver um cenário, enxergar uma proposta de roupa e isso mostra o talento dele. Apesar da sofisticação que imprime no trabalho, é uma pessoa simples, o alfaiate mais humilde que conheço, porém, o mais inteligente, estrategista e ousado. Parece que a roupa está em ação, em movimento. Tudo em função do altíssimo talento dele. A roupa do Fabrízio combina com meu estilo de vida, porque ela é despojada, leve, funcional. Como empresário, hoje tenho uma marca de pão de queijo, Dona Maria, a qual terá 2200 pontos de vendas, um projeto que já trabalho há dois anos e meio. Inauguramos a primeira loja na Faria Lima (SP) recentemente, e estamos inaugurando mais três. Depois vamos ao Brasil inteiro. E continuo gostando de futebol, trabalhando e encontrando amigos.”
Bruno Colella: família tradicional
Fundada em 2013 pelo empresário Bruno Colella, a BRNC Alfaiataria imprime estilo italiano clássico. Neto de um dos principais nomes da alfaiataria, o Sr. Nicola Colella, Bruno é a quarta geração de uma família tradicional da alta-costura nascida na Itália. Aqui, ele veste Marcelo Carvalho, sócio e vice-presidente da RedeTV! “Carregamos um estilo tradicional italiano, por causa do background que vem desde o meu avô, nesta área de alfaiataria. Prezo pelo conforto e por uma roupa na qual a pessoa consiga se identificar e esteja confortável. O brasileiro precisa entender que a elegância está muito ligada ao conforto.”
Cliente ilustre: Marcelo Carvalho
“Identifico-me com o Bruno por três razões. Primeiro pela origem dele. O Bruno é descendente de família italiana, que vêm de alfaiataria. Segundo pela qualidade que o Bruno imprime nas roupas. São feitas com vagareza, cuidado, e por ele entender e interpretar com exatidão o gosto do cliente. O alfaiate é como o arquiteto. O mau arquiteto é aquele que quer imprimir o seu gosto na casa do cliente. O bom é o que entende o gosto e o aperfeiçoa. Estou entusiasmado com um hobby importante que tenho que é a cozinha e, agora, junto com minha namorada, Chris Pitanguy, temos um canal de culinária que está indo muito bem, que se chama Mangia Bene! O canal está no Youtube e Instagram (@mangiabeneoficial).”
Merino Alfaiataria: tecnologia no sob medida
Sob a direção de Leandro Vieira (foto) e consultoria criativa de Alexandre Won, a Merino faz costumes, ternos ou smokings com versões contemporâneas e tecidos tecnológicos. “A referência é sempre importante, normalmente seguimos o que é tendência lá fora. O sob medida representa cerca de 80% do nosso público. O Flávio Mendonça tem corpo perfeito, está sempre alinhado, sabe o que quer e isso nos ajuda muito. Em 45 dias entregamos a roupa completa pra ele, com uma prova nesse meio tempo.”
Cliente ilustre: Flávio Mendonça
“Depois que eu fiz a primeira camisa na Merino foi complicado, pois nunca mais consegui vestir as outras. Quando você coloca uma camisa que foi feita pro teu corpo, ela encaixa, literalmente. O Brasil é um país muito machista e empresas como a Merino vieram pra mudar esse protocolo. Conheci o Leandro num voo voltando da Espanha há quatro anos, visitei a loja e fiquei impressionado com a qualidade dos produtos, formato e excelente custo-benefício. Às vezes, o sob medida sai até mais barato do que roupas prontas de outras grifes, então foi uma experiência fantástica. Trabalho no mercado imobiliário de luxo, hoje comercializo as unidades do projeto Cidade Matarazzo, onde fica a sede do Hotel Rosewood, então é um produto de altíssimo luxo. Tenho de estar alinhado, né?”
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Por Aroldo Oliveira
Fotos: Daniel Cancini