Comunicação Estratégica

Aprenda a se comunicar de forma impactante e positiva

Por: Analice Nicolau
Jornalista, Mentora de Comunicação e CEO da agência AN Connect


O poder da reorientação positiva diante de mudanças inesperadas da vida

A vida é um fluxo constante de movimentos, ​muitos dos quais nos pegam de surpresa. ​A lei da impermanência não brinca, ela vem e age. Por mais que você queira fazer o movimento contrário, tudo acontece como tem que acontecer. E na Comunicação Estratégica Positiva é assim também: ela está dentro de você, só precisa ser acessada. Quantas vezes nos vimos trilhando um caminho com a convicção de que ele nos levaria a um destino e depois descobrimos que a trajetória nos conduziu a um lugar completamente diferente? Essa é uma experiência universal, repleta de oportunidades para uma ​Comunicação Estratégica Positiva, tanto em nossa esfera pessoal quanto profissional.

Em um primeiro momento, a sensação de desvio pode ser desorientadora. A frustração, a incerteza e até mesmo a decepção podem se manifestar quando o que planejamos não se concretiza. No entanto, é precisamente nesses momentos que reside o maior potencial para o crescimento e a reinvenção​, quando olhamos para dentro. A Comunicação Estratégica Positiva não se trata de ignorar a realidade ou de pintar um quadro irreal, mas, sim, de reinterpretar os acontecimentos sob uma ótica que favoreça a resiliência e a proatividade.​ Aí que está o grande segredo da vida.

Imagine uma empresa que investiu pesado em um novo produto, acreditando que ele seria um sucesso estrondoso. No lançamento, a recepção do público não é a esperada. A comunicação interna e externa poderia se focar no fracasso, gerando desmotivação e perda de confiança. Contudo, uma abordagem estratégica positiva optaria por analisar os dados, buscar os aprendizados, identificar novas oportunidades e comunicar esses insights de forma construtiva. Talvez o produto não fosse para “aquele” mercado, mas, sim, para “outro” que ainda não havia sido explorado. ​Ou talvez ele precisasse ser comunicado de uma outra forma. Essa reorientação, comunicada com clareza e otimismo, pode transformar um revés em um novo capítulo de sucesso.​ Até porque, para se comunicar positivamente você precisa acreditar nisso e estar 100% alinhado a essa verdade.

No âmbito pessoal, essa dinâmica se repete. Um emprego dos sonhos que não se concretiza, um relacionamento que toma um rumo inesperado, um plano de viagem que precisa ser alterado, um problema de saúde que te faz parar. Em vez de nos apegarmos à visão original e nos lamentarmos pelo que não foi, a Comunicação Estratégica Positiva nos convida a questionar: “O que este novo caminho me oferece? Que habilidades posso desenvolver aqui? Que novas portas se abrem?”.

Ao fazê-lo, estamos ativamente buscando o propósito e o significado nos “desvios”, transformando o que parecia ser um obstáculo em um trampolim. Para praticar essa comunicação, alguns pontos são cruciais:​
Reconhe​cer a mudança: aceite que a vida não é linear e que as surpresas fazem parte da jornada.​
Analise os fatos sem julgamento: em vez de focar no “porquê” das coisas não terem saído como o planejado, concentre-se “naquilo que” aconteceu e “como” você pode responder.​
Busque o aprendizado: cada desvio oferece lições valiosas. Identifique-as e comunique-as, fortalecendo a sabedoria coletiva ou individual.​
Ressalte as oportunidades: mesmo nas situações mais desafiadoras, há um potencial para algo novo e positivo. Dê visibilidade a essas possibilidades.​
Mantenha a perspectiva: lembre-se de que um “erro de percurso” pode, na verdade, ser o caminho para um destino ainda melhor.​ E principalmente, em essência, a ​Comunicação ​Estratégica ​Positiva sobre os caminhos inesperados da vida é sobre a capacidade de reorientação. É a arte de olhar para o que parecia ser um desvio e enxergá-lo como uma nova rota, talvez até mais promissora do que a original. É sobre construir narrativas que inspiram, que geram confiança e que transformam a incerteza em uma oportunidade para inovar e crescer. A vida nos move para que possamos olhar de uma outra perspectiva.

________
FOTO: Adobe Stock

*Esse texto, em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões a partir da interpretação de fatos e dados coletados, é de responsabilidade integral do mesmo. O artigo não reflete, necessariamente, a opinião da GoWhere.