gw-30anosgw-30anosgw-30anosgw-30anos
  • Vida e Estilo
  • Beleza
  • Gastronomia
  • Turismo
  • Gente e Cultura
  • Mobilidade
  • Business
  • Go Recomenda
  • Receitas
    • Carnes
    • Doces e Sobremesas
    • Drinks
    • Massas
    • Pães
    • Peixes e Frutos do Mar
    • Petiscos
    • Sanduíches
    • Veggies
  • Colunas
    • Comunicação Estratégica
    • GoWhere Visita
    • O Lado Doce da Vida
    • Passaporte Carimbado
✕

O mundo rosa de Natalia Martins

Imagine a junção de “Reinventar” – palavra meio desgastada de tantos usos indiscriminados – com o também batido conceito mitológico da Fênix, a ave que renasce das cinzas. Traga para os tempos modernos do culto à vaidade e empreendedorismo e teremos os ingredientes da incrível trajetória da empresária Natalia Martins.Vinda de uma família de imigrantes portugueses, que tinha um restaurante no centro de São Paulo, Natalia trabalhava com o pai e vivia sob seus rígidos códigos baseados em uma educação antiquada na qual a mulher não tem voz. Aos 24 anos, viu a chance de se libertar desse julgo quando conheceu seu futuro marido, de quem já se divorciou. Em sete meses estava casada. O pai sentiu-se desobrigado a sustentar a filha e cortou toda sua fonte de renda antes mesmo do casamento. Natalia, em começo de vida e sem emprego, viu-se envolta em dívidas. A solução do casal foi vender tudo e tentar um novo negócio no interior de São Paulo, em São José do Rio Preto. O primeiro passo em uma feira de franquias, Natalia e seu ex-marido decidiram se associar a uma que oferecia tratamentos estéticos. Natalia sempre foi vaidosa e o marido viu na montagem dessa clínica uma chance para ela trabalhar e ajudar no orçamento. A clínica abriu as portas em 2015. Determinada, ela aprendeu tudo o que podia, fez cursos de gestão e de estética. Em um deles conheceu uma nova técnica, a micropigmentação, que corrige falhas e imperfeições na pele com lâminas e finos traços, principalmente para delinear os contornos de sobrancelhas (fio por fio) e lábios. “Decidi investir na micropigmentação e paguei os melhores cursos para uma funcionária da clínica se especializar nisso. Em pouco tempo, o tratamento virou referência na cidade. Só que um dia ela disse que precisava se ausentar para cuidar do pai e nunca mais voltou. Fiquei desesperada”, relembra a empresária. Com clientes reclamando, ela arregaçou as mangas, fez cursos de micropigmentação e começou, ela mesma, a atender as pacientes. “Na época, me senti traída. Mas hoje eu agradeço a essa moça porque ela me fez encontrar minha vocação. O segredo é olhar e fazer a sobrancelha da pessoa para realçar a beleza dela, não fazer um padrão. O perfeito atrai, mas o imperfeito conecta. É arte!”, afirma. Surpresas da vida. Pouco depois de ter se casado, Natalia engravidou e para se distrair montou, despretensiosamente, um perfil no Instagram, o @belasmaes, no qual mostrava a outras mães que era possível se manter bela após a gestação e, até mesmo, a depressão pós-parto, que a atacou profundamente. Ao contar suas experiências de superação na rede social, Natalia experimentou um sucesso inesperado. Neste mesmo período, sua mãe teve um surto e ficou sumida por dias. Desesperada, Natalia postou no seu perfil pedindo ajuda para localizá-la. O drama chamou a atenção da influencer Gabriela Pugliesi, que repostou o apelo, impulsionando ainda mais o @belasmaes, que atingiu 115 mil seguidores instantaneamente. Sua mãe foi localizada, porém haters começaram a persegui-la acusando-a de ter se valido da situação para fazer sucesso nas redes. Os ataques foram tão intensos que Natalia encerrou o perfil em junho de 2015. Paralelamente, seu casamento não ia bem. “Descobri que ele me traía e acabei retribuindo na mesma moeda. Foi péssimo porque ele ficou furioso e me expôs para todos. Como casamos com separação de bens, ele me mandou embora de casa e me deixou sem clínica e sem nenhum centavo, nem pensão para nossa filha.” A solução foi voltar para a casa dos pais. “Meu pai veio me buscar, com uma filha e um cachorro. Naquela viagem, decidi que nunca mais ia depender de alguém novamente.” “Quando exponho minhas dificuldades e vulnerabilidades, eu me curo. As pessoas que me acompanham acabam se espelhando em mim e se curam. É um processo que gera um sentimento de cumplicidade e de credibilidade”.

Recomeçar é preciso Aos 28 anos de idade, com uma filha de dois anos e sem renda, ela arriscou tudo. Alugou uma pequena sala comercial nos Jardins, no começo de 2017, e passou a oferecer sozinha apenas tratamentos de micropigmentação. “Trabalhei muito duro, todos os dias, das 8h às 22h”, lembra. Daí o destino bateu à sua porta. Ela por acaso atendeu a mãe de Gabriela Pugliesi, Vera Minelli, e a empresária contou agradecida a história de como a influencer a ajudou divulgando o desaparecimento da sua mãe anos atrás. A mãe ficou emocionada e contou para Gabriela, que fez uma nova postagem lembrando suas seguidoras:

“Sabe aquela moça que estava com a mãe desaparecida? Sigam ela porque ela está fazendo hoje um lindo trabalho de sobrancelhas!”. “Isso deu um boom no meu trabalho. Me resgatou. A vida é assim. Sou muito agradecida à Gabriela por ter me ajudado duas vezes.” Com muitos clientes, Natalia começou a crescer e a juntar cada centavo que ganhava para alugar um espaço maior. Foi quando ela viu uma casa onde é a clínica hoje, na movimentada Avenida Rebouças, na capital paulista. “O espaço precisava de muitas reformas, mas eu senti na hora que ali seria minha clínica”, lembra. Sem contar com o apoio financeiro do pai – que não acreditava no trabalho da filha – e sem crédito no mercado, Natalia convenceu o proprietário a alugar o imóvel para ela fazendo um depósito de seis meses de aluguel adiantado. “Foi um período muito difícil. A reforma me consumiu. Fui muito enganada, gastei tudo o que tinha, mas consegui abrir a Natalia Beauty & Academy em novembro de 2017.”

Nasce o mundo rosa A abertura da clínica foi também uma redenção. Quando o pai de Natalia viu a casa pronta, desabou. Se sentiu culpado por não ter acreditado na filha e não a ter ajudado em nada. “Naquele momento ganhei o respeito dele e, a partir daí, consegui olhar nos seus olhos. Eu não o culpo. Ele queria o melhor para mim do jeito dele. Hoje ele é o meu melhor amigo”, diz emocionada. A casa rosa e cheia de flores na fachada parece cenário de novela, ou melhor, de um conto de fadas. “Adoro os desenhos da Disney e todas as histórias clássicas. Talvez eu tenha passado, inconscientemente, isso ao projeto da clínica.”Apesar do concorrido mercado de clínicas de estética em São Paulo, graças ao talento de Natalia e sua dedicação em superar os obstáculos, o negócio prosperou. Contribuiu ainda o fato de ela expor todas as histórias acima, sem medo, nas suas redes sociais. “Quando exponho minhas dificuldades e vulnerabilidades, eu me curo. As pessoas que me acompanham acabam se espelhando em mim e se curam também. É um processo que gera um sentimento de cumplicidade e de credibilidade”, garante. Natalia não se furta também de expor seus conhecimentos profissionais. É fácil encontrar vídeos no Youtube e no IGTV explicando seu trabalho. “Quero compartilhar o que sei. As pessoas reconhecem que meu objetivo é sincero, de devolver a autoestima e oferecer às pessoas uma oportunidade na vida.”, garante.

Atualmente a clínica também oferece cursos para quem deseja se especializar em micropigmentação. É Natalia quem ministra as aulas. Os alunos são, principalmente, pessoas que buscam uma nova fonte de renda e a possibilidade de uma vida melhor. O equipamento necessário não chega a R$ 100 e após o curso (que custa R$ 5 mil) na Natalia Beauty & Academy um profissional pode cobrar, no mínimo, R$ 500 por sessão de micropigmentação.

A vida das clientes também muda, como o emblemático caso de uma mulher do Piauí que tinha marcas de lábio leporino. “Fiquei comovida quando ela me ligou e ofereci o procedimento de graça. Ela demorou três dias para chegar de ônibus e, depois de quatro horas de trabalho, virou outra pessoa”, conta emocionada. O post com esta transformação foi visto por mais de 1,1 milhão de pessoas. Aliás, Natalia tem mais de dois milhões de seguidores nas redes sociais. Não é à toa que por oferecer oportunidades de mudança, resgate de autoestima e por todas as suas histórias de vida, Natalia passou a ser admirada também como uma “embaixadora” do empoderamento feminino. Mas o lado empresarial também fala alto. O mundo cor de rosa de Natalia virou uma grande empresa. O sucesso dos seus cursos alavancou os negócios da clínica a ponto de ela oferecer também cursos de marketing, mentorias para as filiadas e coaching. Em três anos, formou 10 mil profissionais, habilitou 64 fran25 “Trabalhar de pijama é uma forma de quebrar padrões. Com ele ninguém é diferente. Todo mundo se iguala e fica confortável para ser você mesma” quedas (que ela prefere chamar de filiadas) e lançou uma linha de produtos com sua marca, a NBA, à venda no e-commerce do seu site. Apesar da pandemia, ela espera chegar a 100 filiadas, inclusive no exterior (já há na Itália, Suíça, Chile, Portugal e Canadá e ela quer abrir em Dubai e na Rússia) e triplicar o faturamento, que gira em torno de cifras que impressionam qualquer empresário de sucesso. Resultado: ela se tornou um dos mais significativos casos de self-made woman no Brasil.

“Sou ambiciosa, mas não gananciosa. Também sou vaidosa, mas não egocêntrica. Vaidade e ego juntos prejudicam. Eu pesquiso muito, não paro de aprender, de inovar e buscar conhecimento. Não só da área estética, mas de gestão e de marketing, porque eu não quero virar uma obra pronta.” Uma curiosidade da Natalia Beauty & Academy é que ela e os 57 funcionários diretos e 17 indiretos usam pijama como uniforme. “Eu fui muito insegura, refém de padrões. Depois que assumi ser o que sou, virei uma pessoa fora da caixinha. Um dia fui ao Ibirapuera 7h da manhã pedalar e estava muito frio. Aquilo me incomodou e fiquei pensando: ‘Puxa eu dormi com um pijama tão quentinho’. Aquilo me deu um insight… E se a gente pudesse trabalhar de pijama? Então, mandei confeccionar 17 pijamas iguais e no dia seguinte as funcionárias vestiram um pijama rosa e dei o curso de pijama! Trabalhar de pijama é uma forma de quebrar padrões. Com ele ninguém é diferente. Todo mundo se iguala e fica confortável para ser você mesma”, afirma. O fato é que o pijama pegou e virou uma marca da clínica. Quando a aluna se inscreve, recebe uma caixa com um pijama. “Eu acho que o pijama foi um grande insight. Quero virar uma Victoria’s Secret!”, afirma com convicção. Alguém duvida?

Por Leonardo Millen
Fotos Rodrigo Bacellar
Styling Luciano Bortolotti
Make Rodrigo Ramas
Hair Jessica Olinto

Compartilhar
GoWhere

É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.

Sobre a GoWhere

  • Institucional
  • Assine a GoWhere
  • Anuncie
  • Download App
  • Revistas Customizadas
  • Siga a GoWhere

Assine

  • GoWhere Lifestyle
  • GoWhere Gastronomia
  • GoWhere Business

Onde estamos?

Alameda dos Jurupis, 1005
1º andar - Moema - São Paulo
CEP: 04088-003
Tel.: (11) 97094-1911

Todos os direitos reservados. Produzido por StoryBrand.