Novidades da alta relojoaria inspiradas na arte e na história
O time de Go Where Lifestyle é incansável na busca por novidades no setor de alta relojoaria. Esta editoria da publicação tem um papel importante ao longo da trajetória da plataforma e busca pautas sobre mostradores raros e autênticos. Trazemos aqui o que de mais artesanal e criativo algumas manufaturas estão produzindo, como a Jaeger-LeCoultre.
Para marcar os 90 anos de nascimento do Reverso, a Maison apresenta o Tribute Enamel Hidden Treasures, trilogia que celebra o trabalho de três grandes mestres do início da Arte Moderna: Gustave Courbet, Vincent Van Gogh e Gustav Klimt (os relógios são produzidos em edição limitada de 10 peças cada). Os novos mostradores reúnem três habilidades artesanais distintas praticadas na Manufatura Jaeger-LeCoultre: esmalte Grand Feu, pintura em miniatura e guillochage – executado em máquinas centenárias torneadas à mão. Os detalhes estilísticos da coleção Reverso Tribute são fiéis aos originais dos anos 1930 e, nesses três novos relógios, a simplicidade característica dos mostradores realça a beleza sutil dos fundos guilhochê. A cor de cada mostrador – um tom distinto de azul ou verde – sugere as cores dos tesouros esmaltados escondidos no verso, enquanto o design sóbrio contrasta com a riqueza e os detalhes das obras de arte em miniatura.
As três pinturas reproduzidas no tríptico Reverso Tribute Enamel Hidden Treasures representam três marcos de um importante divisor de águas na tradição artística ocidental, do realismo do século 19 de Courbet ao pós-impressionismo de Van Gogh, chegando ao espírito expressivo e experimental de Klimt. As três peças contam com ouro branco como material principal da caixa e pulseira de couro de crocodilo preta..
jaeger-lecoultre.com
Montblanc: técnica inovadora
Prestando homenagem às origens da Minerva, a Montblanc apresenta o novo Montblanc 1858 Monopusher Chronograph Origins Limited Edition 100, uma reedição de um cronógrafo monopulsador militar de 46 mm da década de 1930, equipado com o calibre 19-09CH. Quando as pessoas visitam o museu da Montblanc em Villeret, eles costumam se surpreender com a modernidade e a beleza de um cronógrafo monopulsador militar Minerva de 46 mm da década de 1930. Este relógio, com seu mostrador preto e elementos vintage luminescentes, foi a principal inspiração para toda a coleção Montblanc 1858, daí o nome Origins. Embora todos os detalhes do relógio original tenham sido levados em consideração – do mostrador à caixa e ao movimento – a reedição vai muito além. Equipado com o calibre de cronógrafo monopulsador Manufacture MB M16.29, o Montblanc 1858 Monopusher Chronograph Origins apresenta uma caixa de 46 mm feita de uma liga especial de bronze, com um distintivo no fundo da caixa oficial, e mostrador preto vintage com elementos bege, combinando com a pulseira de crocodilo.
A Montblanc utiliza uma técnica inovadora para criar a imagem da Deusa Minerva no verso da caixa “oficial”, dando-lhe uma representação autêntica em três dimensões. Feita em titânio, o metal deve primeiro ser estruturado, o que significa que a decoração será gravada a laser, levando em consideração o relevo do desenho. Então, o acabamento desejado (fosco e brilhante) também é obtido a laser. Finalmente vem a fase de coloração. As cores são criadas por oxidação gerada a laser. Ao abrir o verso da caixa “oficial”, a beleza do calibre do cronógrafo monopulsador Manufacture MB M16.29 é revelada, mostrando uma reconstrução autêntica do calibre do cronógrafo Minerva que remonta ao início do século XX.
Hublot: flor sorridente
Após o lançamento do primeiro relógio no início do ano – um relógio All Black que imediatamente se tornou um item de colecionador – Hublot e Takashi Murakami continuam a levar o mundo Kawaii do artista japonês para a relojoaria ao lançar o relógio Classic Fusion Takashi Murakami Sapphire Rainbow. Os técnicos dos ateliers da Hublot criaram um visual exclusivo com este novo trabalho de arte, um fundo transparente através do qual podemos ver o trabalho do artista e o mecanismo intrínseco dos relojeiros de Nyon. Reutilizando recursos característicos do modelo Classic Fusion, essa caixa de 45 mm de diâmetro é cortada de vidro de safira, uma façanha tecnológica na qual a Hublot é pioneira.
A flor sorridente apresenta um sorriso malicioso em uma face tridimensional que, literalmente, emerge do mostrador do relógio. Doze pétalas coloridas giram ao redor do rosto. Esse efeito policromático é obtido ao colocar 487 pedras que representa as cores do arco-íris: rubis, safiras rosa, ametistas, safiras azuis, tsavoritas, safiras amarelas e laranjas. “Essa parceria com a Hublot me permitiu expressar a criatividade de uma forma nova para mim. O domínio dos técnicos da relojoaria abriu novas áreas de possibilidade para minha inspiração”, destaca Takashi Murakami.
Tendo como público-alvo os admiradores da arte contemporânea, o relógio Classic Fusion Takashi Murakami Sapphire Rainbow está disponível em uma edição limitada de 100 peças numeradas.