Novas tecnologias contra o envelhecimento que acabaram de chegar ao Brasil
Uma ruguinha aqui, uma mancha ali, uma pálpebra mais flácida acolá… Assim vão surgindo os primeiros sinais de envelhecimento. Timidamente, mas de maneira gradativa. “O envelhecimento é um processo biológico natural caracterizado pela progressiva deterioração das funções físicas e estéticas do corpo. A inevitabilidade do envelhecimento faz com que muitas pessoas busquem tratamentos estéticos para manter uma aparência mais jovem. Embora os tratamentos estéticos ofereçam soluções para mitigar os sinais de envelhecimento, eles têm limitações e não podem reverter completamente esse processo natural”, explica o dermatologista Renato Soriani.
Confira a seguir quais as novas tecnologias contra o envelhecimento da pele que chegaram recentemente ao Brasil.
Megaderme Duo
O que é: plataforma que une três tecnologias diferentes de radiofrequência microagulhada (Eletroderme tradicional, fracionada e XL Multilayer).
Como age: “Cada tecnologia possui uma ação específica, o que possibilita o tratamento desde as camadas mais superficiais, com a radiofrequência fracionada, até a gordura, graças às agulhas da ponteira XL Multilayer, que conseguem penetrar em até 7mm de profundidade”, explica a dermatologista Ana Maria Pellegrini. Esse procedimento ameniza a flacidez justamente por sua capacidade de tratar todas as camadas da pele, com ação na camada gordurosa, no SMAS (Sistema Muscular Aponeurótico Superficial, uma estrutura de suporte da face) e nos ligamentos. “Ao ser emitida nas camadas da pele mais atingidas pela flacidez, a energia de radiofrequência promove aquecimento para causar uma remodelação tecidual, recuperando as fibras de colágeno e elastina que os fibroblastos e a Matriz Extracelular (MEC) suportam. Ou seja, há estímulo de formação de novo colágeno e remodelação dos tecidos para melhor sustentação”, diz o médico Danilo Siqueira Talarico. “As microlesões provocadas pelas agulhas do equipamento ainda estimulam a regeneração e renovação celular devido ao processo de cicatrização, além de poderem ser usadas como canais para a realização de drug delivery”, diz a Dra. Ana Maria Pellegrini.
Resultado: o resultado é percebido, em média, após um mês da realização do procedimento.
NCFT
O que é: o New Cellular Treatment Factor (NCFT) é uma fórmula exclusiva e patenteada que combina ácido hialurônico não reticulado com 53 nutrientes fundamentais para a manutenção da saúde da pele e do bom funcionamento de suas estruturas, incluindo 12 vitaminas, 24 aminoácidos, 6 coenzimas, 5 ácidos nucleicos e 6 minerais.
Como age: devido à combinação desses ativos, o NCFT promove a hidratação profunda ao mesmo tempo em que estimula a produção de colágeno e elastina, melhorando a textura e a qualidade da pele.
Resultado: aparência mais jovem, saudável e revitalizada após a realização de três a cinco sessões mensais.
Laserme
O que é: laser de diodo fracionado não ablativo
Como age: esse laser emite um comprimento de onda ideal para vaporizar a umidade da pele, criando lesões microscópicas estimular a produção de colágeno. “Com isso, conseguimos promover um poderoso rejuvenescimento e combater rugas, flacidez, poros dilatados e cicatrizes inestéticas, inclusive de acne. Além disso, a tecnologia também age sobre manchas e pigmentações, tornando o tecido mais uniforme, além de melhorar a textura e a qualidade superficial da pele”, explica a dermatologista Claudia Marçal.
Resultado: geralmente, são visíveis nas primeiras sessões. “E o tratamento não exige tempo de recuperação, pois, por ser não ablativo, consegue atuar na profundidade da pele enquanto mantém a superfície do tecido íntegra”, completa a Dra. Claudia.
PDRN
O que é: o polidesoxirribonucleotídeo (PDRN) é um ativo extraído do DNA do esperma do salmão. “Esse composto bioativo é um verdadeiro aliado na busca pela saúde e beleza. Ele tem poder de acelerar a cicatrização e estimular a produção de colágeno”, explica a cirurgiã plástica Beatriz Lassance.
Como age: “Na pele, o PDRN promove rejuvenescimento ao estimular a proliferação de fibroblastos, que são responsáveis pela produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico, componentes fundamentais para a manutenção da saúde, beleza e jovialidade da pele”, explica o Dr. Danilo S. Talarico.
Resultado: é possível notar os primeiros resultados sete dias após a aplicação e há uma gradual melhora até o 28º dia, quando se chega no ápice do ciclo celular de reparação tecidual local.
Lipocube
O que é: técnica que transforma a gordura coletada do próprio paciente em um material rico em células-tronco e fatores de crescimento com propriedades rejuvenescedoras e regeneradoras da pele e tecidos.
Como age: esse dispositivo é capaz de quebrar a gordura em diferentes tamanhos, dependendo da necessidade. “Assim, conseguimos realizar um rejuvenescimento global da face, tratando todos os fatores envolvidos no processo do envelhecimento do rosto, da reabsorção óssea e dos compartimentos de gordura até a perda da qualidade da pele”, destaca o dermatologista Renato Soriani. Além de a gordura ser removida do paciente no próprio consultório, sob anestesia local, outra vantagem do Lipocube é que é possível coletar uma quantidade muito maior de células-tronco e fatores de crescimento em comparação a outros métodos de processamento de gordura, melhorando a capacidade regenerativa do tratamento e, logo, o resultado.
Resultado: nas primeiras duas semanas, o rosto fica um pouco mais inchado. Após esse período, já é possível notar um glow na pele. Mas o resultado final se dá entre três e seis meses após a realização da técnica.
_________
POR: Cibele Carbone
FOTOS: Adobe Stock