Novas Range Rover Evoque e Discovery Sport surpreendem on e off-road
Não há dúvidas que os SUVs são um sucesso no mercado brasileiro de automóveis. Entre as principais razões estão conforto, desempenho, segurança e versatilidade de rodar no campo e na cidade. As principais montadoras lutam principalmente pela fatia dos modelos mais alinhados ao mercado de luxo. Um bom exemplo é a JLR, antiga Jaguar Land Rover, que fez uma aposta certeira para se destacar da concorrência abrindo uma fábrica no Brasil, estrategicamente construída em Itatiaia, um município fluminense à beira da rodovia Presidente Dutra, que fica mais ou menos equidistante entre Rio e São Paulo.
Fomos convidados para conhecer a fábrica e aproveitar para experimentar os dois recentes lançamentos da marca para 2024: o Range Rover Evoque e a Discovery Sport, tanto em ambiente urbano quanto em trilhas off-road nas imediações da serra da Bocaina em Itatiaia.
A fábrica
Pense em uma fábrica hi-tech impecável. A fábrica de Itatiaia da JLR, inaugurada em junho de 2016, é resumidamente isso e mais um pouco. Como foi construída do zero em uma área de um milhão de metros quadrados, ao custo de R$ 750 milhões, a planta foi idealizada para cumprir exigências de logística, segurança, ambientais, sustentabilidade e eficiência para trabalhar com produtos de altíssima exigência de qualidade. A visita guiada pelos corredores climatizados a 24o C, com paradas estratégicas para qualquer um entender o cuidado ao se produzir um SUV da marca, impressiona. A esteira anda em uma velocidade baixíssima, mas suficiente para que cada estação cumpra uma rotina de montagem de peças. Tudo está visível e controlado por uma tela que faz parte do sistema geral que diz o que cada operário deve fazer. E o carro só anda na esteira se ele tiver concluído todas as etapas. Se há algum problema, o sistema é acionado e a solução é disponibilizada em segundos. Tanta exigência por qualidade e excelência acabam se refletindo nos modelos lançados que pudemos testar.
Range Rover Evoque
O Range Rover Evoque estreou no mercado em 2011 e chegou 100% importado por aqui em 2016, sendo que a segunda geração começou a ser produzida no Brasil na fábrica de Itatiaia em 2021. É um dos modelos de alto luxo da JLR que prefere classificá-lo como “um modelo com um design exibicionista, porém sem excessos”. Traduzindo: é um carro excepcional, pensado para um perfil de um CEO bem-sucedido que pode e merece ter um na garagem. As principais novidades estão no interior, com a estreia de um volante com integração total ao painel digital e a uma generosa central multimídia touch screen de 11,4″, muito fácil de ler e de acessar as funcionalidades, além de conexão wireless e um carregador de celular por indução no console central. O câmbio automático ficou mais ergonômico e os bancos idem, com regulagens de altura e profundidade acionadas eletronicamente. Desde 2020 o modelo traz uma inovação que é a câmera no retrovisor interno e um teto solar gigante, diferenciais que agradam bastante. Na parte externa, as novidades ficam com os detalhes de bronze na lateral e na grade frontal e uma providencial luz de cortesia que sai dos retrovisores externos em direção ao chão, que são muito úteis na hora de descer do carro à noite ou em ambientes muito escuros. O modelo tem sete opções de cores e três opções de acabamento no interior. Está disponível apenas na versão P250, por R$ 471.950*.
Discovery Sport
O modelo é definitivamente um sonho de consumo de quem procura por um SUV médio de luxo com vocação familiar e para encarar umas trilhas de fim de semana. Tanto que é o carro-chefe da JLR no Brasil. Ele foi lançado em 2015 e passou a ser fabricado no Brasil em 2020, ano que também foi lançado a sua versão híbrida diesel/elétrica. As mudanças externas ficam por conta da grade hexagonal mais brilhante, as saídas de ar lateral ganharam três andares e as rodas de 20″ um novo design. A carroceria pode ter pintura bicolor e o generoso porta-malas de 454 litros da versão normal também pode ser modificado. Isto porque o Discovery é um dos únicos SUVs médio com opção para sete lugares, que diminui o espaço da bagagem, mas é uma alternativa para acomodar a turma. No interior, o Discovery Sport também incorporou as mudanças do Evoque. Os botões migraram para o seu enorme painel multimídia, fácil de ver e de acessar as funcionalidades. Há navegador GPS nativo, Android Auto e Apple CarPlay sem fio e uma excelente novidade: câmeras 360 com função 3D. A alavanca do câmbio ficou limpa, ao lado de dois porta-copos e um grande porta-objetos com carregador de celular por indução e duas entradas USB (uma do tipo A e outro do tipo C). O Discovery Sport traz ótimas funcionalidades para os adeptos do off-road, como o piloto automático no modo de direção dedicado que permite um controle de tração sensacional nas descidas lamacentas, ou seja, o carro desce sozinho a ladeira sem que o motorista precise pisar no freio e fazer qualquer correção de trajeto. Outra é uma câmera que permite visualizar a estrada e possíveis obstáculos embaixo do capô que não são possíveis de ver a olho nu. O modelo também traz a ótima luz de cortesia nos retrovisores externos, um teto solar gigante e é um pouco mais alto do chão (600 mm). O Discovery Sport tem motorização 2.0 turbo nas opções D200 (diesel), de 204 cv, e P250 (gasolina), de 250 cv. Está disponível também em sete cores a partir de R$ 435.000* e R$ 467.000* no híbrido. Há um acréscimo de R$ 13.000* a mais para opção com sete lugares.
Ao volante
Nossa experiência na visita à fábrica incluiu um divertido Rallye por trilhas na cidade e off-road nas estradinhas estreitas, enlameadas e cheias de pedras que cercam a cidade de Itatiaia. Revezamos na condução do Range Rover Evoque e do Discovery Sport para termos não só uma experiência completa como um grau de comparação. Na nossa visão, os dois carros se comportaram muito bem, tanto na cidade quanto nas trilhas. O conforto interno, mesmo nos bancos traseiros, o silêncio, a fácil dirigibilidade e a segurança são inquestionáveis. O Evoque se mostrou um pouco mais rápido nas retomadas e por incrível que pareça sentiu menos os solavancos do caminho. O Discovery, por ser mais pesado, entrega uma sensação mais off-road, o que é ótimo para quem curte essa viagem. Mas a impressão final é que são dois carros excepcionais, com uma tecnologia de ponta que entregam tudo que prometem. Ponto para a JLR!
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POR Leonardo Millen
FOTOS: Divulgação/Fernanda Freixosa (fábrica) e Divulgação JLR (SUVs)
*Preços pesquisados em Abril/2024